Percepção de insegurança alimentar, perfil socioeconômico e antropométrico em pacientes obesos candidatos à cirurgia bariátrica atendidos em um ambulatório universitário

  • Luana Senna Blaudt Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Claudia Teresa Bento Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Eliane Lopes Rosado Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • João Régis Ivar Carneiro Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Antônio Augusto Peixoto de Souza Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Fernanda Cristina Carvalho Mattos Magno Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
Palavras-chave: Cirurgia bariátrica, Obesidade, Segurança alimentar e nutricional

Biografia do Autor

Luana Senna Blaudt, Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
Nutricionista, Residência Multiprofissional em Saúde - HUCFF/UFRJ, Especialista em Nutrição Clínica - CENC/UFRJ. Atualmente Mestranda em Nutrição - PPGN/UFRJ com ênfase em Epidemiologia Nutricional.
 
Claudia Teresa Bento, Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Nutrição e Dietética do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Mestre e Doutora em Ciências Nutricionais pelo INJC/ UFRJ.

 

Eliane Lopes Rosado, Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Professora associada do Departamento de Nutrição e Dietética do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa.
Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, com sanduíche em Fisiología y Nutrición pela Faculdade de Farmacia da Universidad de Navarra - Espanha. 

João Régis Ivar Carneiro, Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
Médico, possuí Mestrado em Medicina (Endocrinologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Doutorado em Clinica Médica - Nutrologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Fundador e Coordenador Clínico do Programa de Obesidade Mórbida do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - UFRJ. 
Antônio Augusto Peixoto de Souza, Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
Médico, possuí Mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Doutorado em Medicina (Cirurgia Geral) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Atualmente é Chefe do Serviço de Cirurgia Geral, Coordenador da Seção de Pâncreas e Vias Biliares e do Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Fernanda Cristina Carvalho Mattos Magno, Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
Nutricionista, Doutora em Ciências Nutricionais.
Mestrado em Clínica Médica e Pós Graduação Lato Sensu em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 
Nutricionista do Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Publicado
2020-04-12
Como Citar
Blaudt, L. S., Bento, C. T., Rosado, E. L., Carneiro, J. R. I., de Souza, A. A. P., & Magno, F. C. C. M. (2020). Percepção de insegurança alimentar, perfil socioeconômico e antropométrico em pacientes obesos candidatos à cirurgia bariátrica atendidos em um ambulatório universitário. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 13(80), 614-623. Recuperado de http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1029
Seção
Artigos Científicos - Original