Treinamento resistido de musculação para o controle de peso de mulheres entre 18 e 30 anos de idade de uma academia do municí­pio de Cacoal-RO

  • Charlí­sier Nunes Santos Professora de Educação Fí­sica
  • Rafael Ayres Romanholo Ms. em Ciências da Saúde pela UNB e professor do curso de Educação Fí­sica da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal/RO - FACIMED
Palavras-chave: Treinamento de força, Percentual de gordura, IMC, Índice de massa corporal, Metabolismo basal

Resumo

Objetivos: Verificar os efeitos do treinamento resistido de musculação sobre a redução de gordura corporal e estimar alterações no metabolismo basal, em mulheres com media de 27,7 anos de idade, praticantes de treinamento de força à pelo menos dois meses. Métodos: A amostra por conveniência foi formada por 27 pessoas do gênero feminino, que foram submetidas à pré-teste, e pós-teste após oito semanas de treinamento. Para determinar o percentual de gordura, foi utilizado o protocolo de Guedes e Guedes (1998) que utiliza as medidas de dobras cutâneas: subescapular (SB), Supra-ilíaca (SI) e coxa (CX). E, para estimar as alterações no metabolismo basal, foram utilizadas as medidas de peso, altura e idade. Resultados: Na redução do percentual de gordura foram encontrados resultados significativos (p< 0,05). Com relação às alterações no metabolismo basal, não ocorreram mudanças significativas (p> 0,01). Conclusão: Os resultados observados no presente estudo demonstraram que houve alterações nas duas variáveis analisadas.

Referências

- Bouchard, Claude; Atividade física e Obesidade. 1º ed. - Barueri, 2003.

- Campos, Maurício de Arruda. Musculação: diabéticos, osteoporóticos, idosos, crianças, obesos. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.

- Carnaval, P.E. Medidas e avaliação em ciência do esporte. 4. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

- Fett, Luis Carlos.; e colaboradores. Composição corporal e somatótipo de mulheres com sobrepeso e obesas pré e pós-treinamento em circuito ou caminhada. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 12 n. 1. 2006.

- Fleck, Steven J.; Kraemer, William J. Fundamentos do treinamento de força muscular. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

- Santarém, J.M. Atualização em Exercício Resistidos: mobilização do tecido adiposo. 1998. Site: Saúde Total. Disponível em: Acesso em:18 de abril de 2007.

- Santarém, J.M. Atividade Física :Qualidade dos exercícios resistidos, 1998. Site: Saúde Total. Disponível em: . Acesso em: 18 de abril de 2007.

- Uchida, Marcos Carlos.; e colaboradores. Alteração da relação testosterona: cortisol induzida pelo treinamento de força em mulheres. Revista Brasileira de Medicina Do esporte. Vol.10. n. 3. 2004.

- Wahrlich, Vivian.; Anjos, Luiz A. Validação de equações de predição da taxa metabólica basal em mulheres residentes em Porto Alegre, RS, Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2001, v. 35, n. 1, pp. 39-45.

Publicado
2012-01-28
Como Citar
Santos, C. N., & Romanholo, R. A. (2012). Treinamento resistido de musculação para o controle de peso de mulheres entre 18 e 30 anos de idade de uma academia do municí­pio de Cacoal-RO. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 2(12). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/120
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original