Alimento e corpo signo: um estudo a respeito das concepções de corpo, alimentação e estilo de vida de universitárias

  • Iessa Matilde Salgado Comério Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Nutrição
  • Vanessa Alves Ferreira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Nutrição
  • Tania Regina Riul Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Nutrição
Palavras-chave: Práticas alimentares, Corpo, Imagem corporal, Simbologia alimentar

Resumo

O culto ao corpo envolve um conjunto de práticas cotidianas que estão na base de nossa vida social. Dentro desta perspectiva, este estudo investigou as concepções de corpo, as práticas alimentares e o estilo de vida de jovens universitárias. Optou-se por uma pesquisa de base interpretativa, na qual se utilizou entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo. O objetivo foi identificar a influência de um determinado padrão corporal e estético nas práticas alimentares, na atividade física e no cotidiano de vida do grupo. Foram entrevistadas quinze universitárias de uma instituição pública de ensino de Minas Gerais. A análise das entrevistas permitiu verificar que o padrão estético do corpo magro permeia o ideário das jovens e influência a alimentação e o estilo de vida do grupo. Neste aspecto, as estudantes realizavam uma série de práticas e comportamentos para a obtenção do corpo magro que incluíam a omissão de refeições, a restrição de certos alimentos, regimes de emagrecimento e uso de medicamentos. Frente aos resultados encontrados neste trabalho ressalta-se a importância de compreender o impacto do padrão corporal contemporâneo na saúde e na qualidade de vida de mulheres jovens.

Referências

- Mauss, M. As técnicas corporais. Sociologia e antropologia. São Paulo. EPU. EDUSP. 1974.

- Bourdieu, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2005.

- Rodrigues, J.C. Tabu do corpo. Rio de Janeiro. Editora Fiocruz. 2006.

- Goldenberg, M. O corpo cativo: sedução e escravidão feminina. In: Goldenberg M. De perto ninguém é normal: estudos sobre o corpo, sexualidade, gênero e desvio na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Record. 2004. 50p.

– Wolf, N. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco. 1992.

– Goldenberg, M. O corpo como capital: estudos sobre gênero, sexualidade e moda na cultura brasileira. São Paulo. Estação das Letras e Cores Editora. 2007.

– Montagner, M.A.; Leal, V.C.L.V.; Catrib, A.M.F.; Amorim, R.F. O corpo, a cirurgia estética e a saúde coletiva: um estudo de caso. Revista Ciência & Saúde Coletiva [versão on line]. 2008.

– Andrade, A.; Bosi, M.L.M. Mídia e subjetividade: impacto no comportamento alimentar feminino. Rev Nutr. Vol. 16. Num 1. 2003. p. 117-125.

– Foucault, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis. Vozes. 1987.

– Minayo, M.C.S. Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 9ª ed. Petrópolis: Vozes. 1998.

– Trivinõs, A.N.S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo. Atlas. 1987.

– Bardin, L. Análise de conteúdos. Edições 70. Lisboa. 1977.

– Souto, S.; Ferro-Bucher, J.S.N. Práticas indiscriminadas de dietas de emagrecimento e o desenvolvimento de transtornos alimentares. Rev. Nutr. Campinas. Vol. 19. Num 6. 2006. p. 693-704.

– Bosi, M.L.M.; Luiz, R.R.; Uchimura, K.Y.; Oliveira, F.P. Comportamento alimentar e imagem corporal entre estudantes de educação física. J Bras Psiquiatr. Vol. 57. Num. 1. 2008. p. 28-33.

– Garcia, R.W.D. Reflexos da globalização na cultura alimentar: considerações sobre as mudanças na alimentação urbana. Rev. Nutr., Campinas, Vol. 16. Num. 4. 2003. p. 483-492.

– Canesqui, A.M. Mudanças e permanências da prática alimentar cotidiana de famílias de trabalhadores. In: Canesqui AM. Antropologia e nutrição: um dialogo possível. Rio de Janeiro. Editora Fiocruz. 2005. p. 167-210.

– Bosi, M.L.M.; Luiz, R.R.; Morgado, C.M.C.; Costa, M.L.S.; Carvalho, R.J. Autopercepção da imagem corporal entre estudantes de nutrição: um estudo no município do Rio de Janeiro. Jornal Brasileiro de Psquiatria, Vol. 55. Num. 2. p. 108-113. 2006.

- Salles-Costa, R.; Heilborn, M.L.; Werneck, G.L.; Faerstein, E.; Lopes, C.S. Gênero de prática de atividade física de lazer. Caderno de Saúde Pública. Supl. 2. 2003. p. 325-333.

– Fischler, C. El (H) omnívoro: el gusto, la cocina y el cuerpo. Barcelona. Editorial Anagrama. 1995. 20 – Baudrillard, J. A sociedade de consumo. Elfos Editora, Lisboa. Edições 70, 1995.

Publicado
2012-01-28
Como Citar
Comério, I. M. S., Ferreira, V. A., & Riul, T. R. (2012). Alimento e corpo signo: um estudo a respeito das concepções de corpo, alimentação e estilo de vida de universitárias. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 3(13). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/132
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original