Obesidade infantil: a escola e a famí­lia precisam estar alertas

  • Cláudia de Andrade Vieira Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Obesidade e Emagrecimento da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciada em Educação Fí­sica pela Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Prevalência, Obesidade infantil, Sobrepeso, Escola, Família

Resumo

Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi monitorar, durante três anos, a variação (aumento e/ou diminuição) do índice de massa corporal (IMC) de alunos de uma escola, em Salvador/BA, e avaliar a resposta da família ao serviço de orientação para os pais, sobre obesidade infantil, oferecido pela escola. Materiais e Método: Aferição anual do peso (kg) e altura (m) dos alunos para cálculo do índice de massa corporal (IMC). Desenvolvimento de conteúdo multidisciplinar em sala de aula sobre saúde, controle do lanche da cantina pelos alunos e encontro com os pais das crianças em situação de risco para orientação quanto ao controle e tratamento da obesidade. Resultados: A prevalência total de sobrepeso foi superior à de obesidade entre os alunos. A média de sobrecarga ponderal, nos três anos, entre o gênero masculino foi de 16% e entre o gênero feminino foi de 22,3%. A obesidade atingiu, nos três anos, a média de 2,6% entre o gênero masculino e 3,6% entre o gênero feminino. Apenas 7,5% dos pais dos alunos em situação de risco procuraram o serviço de orientação disponibilizado pela escola durante os três anos da pesquisa. Nesse grupo de pais foi observado um alto nível de desinformação sobre a obesidade e suas conseqüências para a saúde da criança. Conclusão: A redução nos índices de sobrepeso e obesidade na amostra estudada aponta para uma influência positiva da escola, porém o baixo envolvimento dos pais não otimizou os resultados, levando à conclusão de que a escola e a família exercem forte influência sobre a situação de excesso de peso junto aos escolares.

Referências

- Barbosa, V.L.P. Prevenção da obesidade na infância e na adolescência: exercício, nutrição e psicologia. Baurueri-SP: Manole, 2004.

- Bouchard, C. Atividade física e obesidade. Baurueri-SP: Manole, 2003.

- Cole, T.J.; Bellizzi, M.C.; Flegal, K.M.; Dietz, W.H. Establishing a standard definition for child overweight and obesity worldwide: international survey. British Medical Journal. Num. 320. 2000. p. 1240.

- Coutinho, W. Etiologia da obesidade. Órgão Informativo da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Ano VII – número 30, maio de 2007.

- Foreyt, J.; Goodrick, G. The ultimate triumph of obesity. Lancet. Vol. 346. Num. 8968. 1995. p. 134-135.

- Gortmaker, S.L.; Must, A.; Perrin, J.M.; Sobol, A.M.; Dietz, W.H. Social and Economic Consequences of Overweight in Adolescence and Young Adulthood. Vol. 329. Num. 14. 1993. p. 1008-1012.

- Guerra, I. Nutrição e atividade física no tratamento da obesidade infantil. Revista Nutrição em Pauta. São Paulo. Ano 16. jan/fev, 2008. p. 36-39.

- Hill, J.O.; Peters, J.C. Environmental contributions to the obesity epidemic. Science. Vol. 280. Num. 5368. 1998. p. 1371-1374.

- Menestrina, E. Educação física e saúde. 2ª ed. rev. ampl. Ijuí: Uijuí, 2000. 112 p.– (Coleção educação).

- Oliveira, A.M.A.; Cerqueira, E. de M.M.; Oliveira. A.C. Prevalência de sobrepeso e obesidade infantil na cidade de Feira de Santana-BA: detecção na família x diagnóstico clínico. Jornal de Pediatria. Vol. 79. Num. 4. 2003. p. 325-328.

- Silva, J.A.; Miranda Neto, J.T.; Raposo, J.J.V.; Carvalhal, M.I.M. Obesidade infantil. Montes Claros: CGB Artes Gráficas, 2007. 188 p.

- Strauss, R.S. Childhood Obesity and Self-Esteem. Pediatrics. Vol. 105. Num.1. 2000. p. 1-5.

- Vilar, A.P.F.; Valverde, M.A.; Fisberg, M.; Lemes, S.O. Uma medida de peso. São Paulo: Celebris, 2002.

Publicado
2012-01-29
Como Citar
Vieira, C. de A. (2012). Obesidade infantil: a escola e a famí­lia precisam estar alertas. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 3(14). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/142
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original