Estado nutricional, hábitos alimentares e percepção da qualidade de vida de universitários de uma universidade pública do sul de Minas Gerais

  • Hylly Fonseca Bertrand Miranda Universidade Federal de Alfenas, Faculdade de Nutrição, Alfenas, Minas Gerais, Brasil.
  • Fernanda de Carvalho Vidigal Universidade Federal de Alfenas, Faculdade de Nutrição, Alfenas, Minas Gerais, Brasil.
Palavras-chave: Estado Nutricional, Hábitos Alimentares, Qualidade de Vida, Adulto Jovem

Resumo

Introdução: A avaliação do estado nutricional está diretamente relacionada à qualidade de vida. Objetivo: avaliar o estado nutricional, hábitos alimentares e percepção da qualidade de vida de universitários. Materiais e Métodos: Estudo transversal, com universitários matriculados nos cursos da área da saúde e de ciências humanas e letras, de ambos os sexos. Para a avaliação dos hábitos alimentares utilizou-se o questionário do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (vigitel). Para analisar a percepção da qualidade de vida foi utilizado o questionário SF-36. Foram aferidos peso, estatura, perímetro da cintura e perímetro do quadril. Resultados: Observou-se que a maioria dos universitários não apresentavam problemas de saúde, sendo que 26,0% (n=26) apresentaram baixo peso e 27,0% (n=27) excesso de peso. Sobre a percepção do estado de saúde, em relação há um ano, 33,0% (n=33) não observaram mudanças, porém 29,0% (n=29) relataram estar com a saúde pior. Em relação ao consumo de carne com gordura visível, verificou-se correlação positiva entre o estado nutricional e o consumo de frango com pele pelos universitários da área de saúde (r=0,515; p<0,01). Conclusão: A maior parte dos universitários apresentaram inadequação do seu estado nutricional. Além disso, ao contrário do que se esperava, os universitários da área de saúde, a princípio possuidores de maior conhecimento sobre práticas de vida saudáveis, não apresentaram melhores hábitos alimentares em relação aos universitários da área de ciências humanas e letras.

Referências

-Alves, H.J.; Boog, M.C.F. Comportamento alimentar em moradia estudantil: um espaço para a promoção da saúde. Revista de Saúde Pública. Vol. 41. Num. 2. 2007. p. 197-204.

-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. VIGITEL Brasil 2019: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2019. Brasília. 2020.

-Busato, M.A.; Pedrolo, C.; Gallina, L.S.; Rosa, L. Ambiente e alimentação saudável: percepções e práticas de estudantes universitários. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde. Londrina. Vol. 36. Num. 2. 2015. p. 75-84.

-Faria, J.T. Guia de Antropometria: medidas, indicadores e protocolos. 2ª edição. 2011.

-Fernandes, I.I.B.; Vasconcelos, K.C.; Silva, L.L.L. Análise da qualidade de vida segundo o questionário SF-36 nos funcionários da gerência de assistência nutricional (GAN) da fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. TCC. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade da Amazônia. Belém. 2009.

-Manzatto, L.; Rocha, T.B.X.; Júnior, G.B.V.; Lopes, G.M.; Souza, J.A. Consumo de álcool e qualidade de vida em estudantes universitários. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Vol. 9. Num. 1. 2011. p. 37-53.

-Marcondelli, P.; Costa, T.H.M.; Schmitz, B.A.S. Nível de atividade física e hábitos alimentares de universitários do 3º ao 5º semestre da área da saúde. Revista de Nutrição. Vol. 21. Num. 1. 2008. p. 39-47.

-Miranda, A.S.; Castro, J.S.; Santana, R.F. Perfil nutricional e alimentar de universitárias do Sudoeste da Bahia. Uniciências. Vol. 20. Num. 1. 2016. p. 39-43.

-Monteiro, M.R.P.; Andrade, M.L.O.; Zanirati, V.F.; Silva, R.R. Hábito e consumo alimentar de estudantes do sexo feminino dos cursos de nutrição e de enfermagem de uma Universidade Pública Brasileira. Revista de APS. Vol. 12. Num. 3. 2009. p. 271-277.

-Organización Mundial de la Salud. El estado físico: uso e interpretación de la antropometría: Informe de un Comité de Expertos de la OMS. Ginebra. 1995.

-Paixão, L.A.; Dias, R.M.R.; Prado, W.L. Estilo de vida e estado nutricional de universitários ingressantes em cursos da área de saúde do Recife-PE. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Vol. 15. Num. 3. 2010. p. 145-150.

-Petribú, M.M.V.; Cabral, P.C.; Arruda, I.K.G. Estado nutricional, consumo alimentar e risco cardiovascular: um estudo em universitários. Revista de Nutrição. Vol. 22. Num. 6. 2009. p. 837-846.

-Pinheiro, A.R.O.; Freitas, S.F.T.; Corso, A.C.T. Uma abordagem epidemiológica da obesidade. Revista de Nutrição. Vol. 17. Num. 4. 2004. p. 523-533.

-Pitanga, F.J.G.; Lessa, I. Razão cintura-estatura como discriminador do risco coronariano de adultos. Revista da Associação Médica Brasileira. Vol. 52. Num. 3. 2006. p.157-161.

-Silva, D.A.S. Indicadores do estilo de vida e autoavaliação negativa de saúde em universitários de uma instituição pública do nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Vol. 17. Num. 4. 2012. p.263-269.

-Silva, L.A.; Moreira, E.M.S. Avaliação dos hábitos alimentares de estudantes do curso de Nutrição do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Perquirere. Vol. 8. Num. 2. 2011. p.30-45.

-Veiga, C.; Cantorani, J.R.H.; Vargas, L.M. Qualidade de vida e alcoolismo: um estudo em acadêmicos de licenciatura em educação física. Conexões. Vol. 14. Num. 1. 2016. p. 20-34.

-World Health Organization. Obesity: Preventing and managing the global epidemic. Report of a WHO Consulation on Obesity. Geneva. 1998.

Publicado
2022-08-06
Como Citar
Miranda, H. F. B., & Vidigal, F. de C. (2022). Estado nutricional, hábitos alimentares e percepção da qualidade de vida de universitários de uma universidade pública do sul de Minas Gerais. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 15(98), 1221-1229. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1502
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original