Programa de educação nutricional e exercício físico para escolares com excesso de peso

  • Fátima Raimunda dos Santos Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • Wilkslam Alves de Araújo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • Thaynã Alves Bezerra Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • Anastácio Neco de Souza Filho Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • Geovani Alves dos Santos Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • Ferdinando Oliveira Carvalho Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
Palavras-chave: Criança, Excesso de Peso, Educação Alimentar e Nutricional, Exercício Físico

Resumo

Objetivo: avaliar os efeitos de um programa de intervenção interdisciplinar de educação nutricional e prática de exercício físico sobre a composição corporal, perfil lipídico e conhecimento nutricional de escolares. Materiais e Métodos: ensaio clínico randomizado incluindo 33 escolares com excesso de peso (60,6% do sexo feminino; 8,6±1,0 anos; 39,3±7,0 kg; 133,3±7,4 cm; 22,0±2,8 kg/m2). Os participantes foram divididos em dois grupos, intervenção (n=14) e controle (n=19). O programa de intervenção foi composto por dez sessões de educação nutricional e 30 sessões de exercícios físicos, realizados com as crianças e seus pais durante dez semanas. As medidas antropométricas, níveis lipídicos, consumo alimentar e o escore de pontos no jogo digital foram avaliadas antes e após a intervenção. Resultados: O consumo energético no grupo de intervenção mostrou uma diminuição significativa (Δ=-503,40), em relação ao controle (Δ=-123,92) após a intervenção. Ao final do programa, foi observado aumento significativo para todas as variáveis do perfil lipídico das crianças do grupo controle (CT: Δ=24,58; HDL-c: Δ=4,7; LDL-c: Δ=15,48; e TG: Δ=38,26). Contudo, para os escolares do grupo intervenção houve apenas aumento significativo da HDL-c (Δ=14,7). Também se verificou que as crianças do grupo intervenção aumentaram o nível de conhecimento sobre alimentação saudável após intervenção, o que não aconteceu no grupo controle. Conclusão: A intervenção foi positiva para aumentar a HDL-c, diminuir o consumo energético, melhorar percentual de gordura e o conhecimento sobre alimentação saudável das crianças com excesso de peso.

Referências

-Albaghdadi, M.S.; Wang, Z.; Gao, Y.; Mutharasan, R.K.; Wilkins, J. High-density lipoprotein subfractions and cholesterol efflux capacity are not affected by supervised exercise but are associated with baseline interleukin-6 in patients with peripheral artery disease. Frontiers in Cardiovascular Medicine. Vol. 4. Num. 9. 2017. p. 1-10.

-Baños, R.M.; Cebolla, A.; Oliver, E.; Alcañiz, M.; Botella C. Efficacy and acceptability of an Internet platform to improve the learning of nutritional knowledge in children: the ETIOBE mates. Health Education Research. Vol. 28. Num. 2. 2013. p. 234-248.

-Brasil. Ministério da Saúde. Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). MS/SAS/DAB/Núcleo de Tecnologia da Informação-NTI. Departamento de Atenção Básica. Brasília-DF. 2020.

-Chen, W.; Adler J.L. Assessment of Screen Exposure in Young Children, 1997 to 2014. JAMA Pediatr. Vol. 173. Num. 4. 2019. p. 391-393.

-Chow, C.Y.; Riantiningtyas, R.; Kanstrup, M.B.; Papavasileiou, M.; Liem, G.D.; Olsen, A. Can games change children’s eating behaviour? A review of gamification and serious games. Food Quality and Preference. Vol. 80. 2020. p. 103823.

-Costa, C.S.; Del-Ponte, B.; Assunção, M.C.F.; Santos, I.S. Consumption of ultra-processed foods and body fat during childhood and adolescence: a systematic review. Public Health Nutrition. Vol. 21. Num. 1. 2018. p. 148-159.

-Doyle-Baker, P.K.; Venner, A.A.; Lyon, M.E.; Fung, T. Impact of a combined diet and progressive exercise intervention for overweight and obese children: the B.E. H.I.P. study. Appl Physiol Nutr Metab. Vol. 36. Num. 4. 2011. p. 515-525.

-Fernández, J.R.; Redden, D.T.; Pietrobelli, A.; Allison, D.B. Waist circumference percentiles in nationally representative samples of African-American, European-American, and MexicanAmerican children and adolescents. The Journal of Pediatrics. Vol. 145. Num. 4. 2004. p. 439-444.

-Gallotta, M.C.; Iazzoni, S.; Emerenziani G.P.; Meucci, M.; Migliaccio, S.; Guidetti, L.; Baldari, C. Effects of combined physical education and nutritional programs on schoolchildren’s healthy habits. PeerJ. Vol. 4. 2016. p. e1880.

-Guerra, P.H.; Farias-Júnior, J.C.; Florindo A.A. Comportamento sedentário em crianças e adolescentes brasileiros: revisão sistemática. Revista de Saúde Pública. Vol. 50. Num. 9. 2016. p. 1-15.

-Guerra, P.H.; Silveira J.A.C.D.; Salvador, E.P. Physical activity and nutrition education at the school environment aimed at preventing childhood obesity: evidence from systematic reviews. Jornal de Pediatria. Vol. 92. Num. 1. 2016. p. 15-23.

-Harrison, G.G. Skinfold thickness and measurement technique. Anthropometric standardization reference manual. Champaign: Human Kinetics Books. 1988. p.55-80.

-Hermans, R.C.J; Broek, N.; Nederkoorn, C.; Otten R.; Ruiter, E.L.M.; Johnson-Glenberg, M.C. Feed the Alien! The Effects of a Nutrition Instruction Game on Children's Nutritional Knowledge and Food Intake. Games for Health Journal. Vol. 7. Num. 3. 2018. p. 164-174.

-Honicky, M.; Kuhl, A.M.; Freitas-Melhem, A.R. Intervenção nutricional em crianças e adolescentes com excesso de peso. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 11. Num. 66. 2017. p. 486-495.

-Johnson-Glenberg, M.C.; Hekler, E.B. "Alien Health Game": An Embodied Exergame to Instruct in Nutrition and MyPlate. Games for Health: Research, Development, and Clinical Applications. Vol. 2. Num. 6. 2013. p. 354-361.

-Johnson-Glenberg, M.C.; Savio-Ramos, C.; Henry, H. “Alien Health”: a nutrition instruction exergame using the Kinect sensor. Games for Health: Research, Development, and Clinical Applications. Vol. 3. Num. 4. 2014. p. 241-251.

-Lozano, P.; Henrikson, N.B.; Morrison, C.C.; Dunn, J.; Nguyen, M.; Blasi, P.R.; Whitlock, E. P. Lipid screening in childhood and adolescence for detection of multifactorial dyslipidemia: evidence report and systematic review for the US Preventive Services Task Force. Jama. Vol. 316. Num. 6. 2016. p. 634-644.

-Martin, A.; Booth, J.N.; Laird Y.; Sproule J.; Reilly J.J.; Saunders D.H. Physical activity, diet and other behavioural interventions for improving cognition and school achievement in children and adolescents with obesity or overweight. Cochrane Database of Systematic Reviews. Vol. 3. Num. 3. 2018. p. Cd009728.

-Nyström, C.D.; Sandin, S.; Henriksson, P.; Henriksson, H.; Trolle-Lagerros, Y, Larsson, C.; Maddison, R.; Ortega, F.B.; Pomeroy, J.; Ruiz, J.R.; Silfvernagel, K.; Timpka, T.; Löf, M. Mobile-based intervention intended to stop obesity in preschool-aged children: the MINISTOP randomized controlled trial. The American Journal of Clinical Nutrition. Vol. 105. Num. 6. 2017. p. 1327-1335.

-Onis, M.D.; Onyango, A.W.; Borghi, E.; Siyam, A.; Nishida, C.; Siekmann, J. Development of a WHO growth reference for school-aged children and adolescentes. Bull World Healt Org. Vol. 85. Num. 9. 2007. p. 660-667.

-Putnam, M.M.; Richmond, E.M.; Brunick, K.L.; Wright, C.A.; Calvert, S.L. Influence of a character-based app on children’s learning of nutritional information: should apps be served with a side of media characters? Games for Health Journal. Vol. 7. Num. 2. 2018. p. 121-126.

-Sarzynski, M.A.; Ruiz-Ramie J.J.; Barber, J.L.; Slentz, C.A.; Apolzan, J.W.; McGarrah, R.W.; Harris, M.N; Church, T.S.; Borja, M.S.; He, Y.; Oda, M.N.; Martin, C.K.; Kraus, W.E.; Rohatgi, A. Effects of increasing exercise intensity and dose on multiple measures of HDL (high-density lipoprotein) function. Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology. Vol. 38. Num. 4. 2017. p. 943-952.

-Sharma, S.V.; Shegog, R.; Chow, J.; Finley, C.; Pomeroy, M.; Smith, C.; Hoelscher, D.M. Effects of The Quest to Lava Mountain computer game on dietary and physical activity behaviors of elementary school children: a pilot group-randomized controlled trial. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. Vol. 115. Num. 8. 2015. p. 1260-1271.

-Slaughter, M.H.; Lohman, T.G.; Boileau, R.A.; Horswill, C.A.; Stillman, R.J.; Van-Loan, M.D.; Bemben, D.A. Skinfold equations for estimation of body fatness in children and youth. Hum Biol. Vol. 60. Num. 5. 1988. p. 709-723.

-Tang, L.; Darlington, G.; Ma D.W.; Haines, J. Mothers’ and fathers’ media parenting practices associated with young children’s screen-time: a cross-sectional study. BMC Obesity. Vol. 5. Num. 37. 2018. p. 1-10.

-Thivel, D.; Chaput, J.P.D. Are post-exercise appetite sensations and energy intake coupled in children and adolescents? Sports Medicine. Vol. 44. Num. 6. 2014. p. 735-741.

-Waling, M.; Lind, T.; Hernell, O.; Larsson, C. A one-year intervention has modest effects on energy and macronutrient intakes of overweight and obese Swedish children. The Journal of Nutrition. Vol. 140. Num. 10. 2010. p. 1793-1798.

-Wang, J.J.; Lau, W.C.P.; Wang, H.J.; Ma, J. Evaluation of a comprehensive intervention with a behavioural modification strategy for childhood obesity prevention: a nonrandomized cluster controlled trial. BMC Public Health. Vol. 15. Num. 1. 2015.

-World Health Organization. Physical status: The use and interpretation of anthropometry - report of a WHO. Expert Committee. Geneva, 1995.

-Xavier, H.T.; Izar, M.C.; Faria-Neto, J.R.; Assad, M.H.; Rocha, V.Z.; Sposito, A.C.; Fonseca, F.A.; Santos, J.E.; Santos, R.D.; Bertolami, M.C.; Faludi, A. A.; Martinez, T.L.R.; Diament, J.; Guimarães, A.; Forti, N.A.; Moriguchi, E.; Chagas, A.C.P.; Coelho, O.R.; Ramires, J.A. F. V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Vol. 101. Num. 4, Suppl. 1. 2013. p. 1-20.

-Yeh, Y.; Hartlieb, K.B.; Danford C.; Jen, K.C. Effectiveness of nutrition intervention in a selected group of overweight and obese African-American preschoolers. Journal of Racial and Ethnic Health Disparities. Vol. 5. Num. 3. 2018. p. 553-561.

Publicado
2022-03-29
Como Citar
Santos, F. R. dos, Araújo, W. A. de, Bezerra, T. A., Souza Filho, A. N. de, Santos, G. A. dos, & Carvalho, F. O. (2022). Programa de educação nutricional e exercício físico para escolares com excesso de peso. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 15(93), 251-262. Recuperado de http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1676
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original