Avaliação do RCQ em relação à diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares em indiví­duos com obesidade abdominal participantes de um tratamento de emagrecimento

  • Mariana Corrêa Hiller de Mesquita Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares, RCQ, Tratamento, Obesidade abdominal

Resumo

Introdução: A doença cardiovascular é considerada mundialmente a principal causa de morte. O acúmulo de gordura na região do abdômen vem sendo descrito como o tipo de obesidade que oferece maior risco para a saúde dos indivíduos (Pitanga e Lessa, 2005) por ser uma massa adiposa visceral, a mais grave para aumentar riscos de doenças cardiovasculares (Martins e Marinho, 2003). Objetivo:Observar se o grupo de voluntários que aderiu ao tratamento (treinamento físico, dieta hipocalórica e uso da medicação Orlistate) completamente diminuiu mais os riscosde doenças cardiovasculares do que o grupo que não se comprometeu com as etapas. O cálculo para avaliar os riscos foi o RCQ. Materiais e Métodos: Fizeram parte da pesquisa 8 pessoas, sendo dois homens e seis mulheres, sendo que três pessoas seguiram o tratamento em todas as suas etapas e cinco deles não seguiram corretamente algumas das três etapas correspondentes (exercício, dieta ou medicamento). Os indivíduos foram observados durante 12 semanas. Resultados: O risco para doença cardiovascular diminuiu emcinco dos oito voluntários. Discussão: Houve uma maior diferença da circunferência da cintura (CC) e da circunferência do quadril (CQ) inicial e final, do RCQ inicial e final nos participantes que aderiram completamente ao tratamento do que os que não se comprometeram da mesma forma com as etapas do programa de emagrecimento. Conclusão: Observou-se ser mais eficaz aderir ao tratamento por completo quando se necessita de uma urgência na redução dos riscos de doenças coronarianas.

Referências

-Boas, L. C. G.; Foss, M. C.; Foss-Freitas, M. C.; Torres, H. C.; Monteiro, L. Z.; Pace, A. E. Adesão à dieta e ao exercício físico das pessoas com diabetes mellitus. Texto Contexto Enferm. Vol. 20. Núm. 2. 2011. p. 272-279.

-Halpern, A.; Mancini, M.; Grinberg, M.; Segal, A. Diretrizes para Cardiologistas sobre Excesso de Peso e Doença Cardiovascular dos Departamentos de Aterosclerose, Cardiologia Clínica e FUNCOR da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq. Bras. Cardiol. São Paulo. Vol. 78. 2002. p. 9-10.

-Martins, I. S.; Marinho, S. P. O potencial diagnóstico dos indicadores da obesidade centralizada. Rev. Saúde Pública. Vol. 37. Núm. 6. 2003. p. 760-767.

-Oliveira, M. A. M.; Fagundes, L. R. M.; Moreira, E. A. M.; Trindade, E. B. S. M.; Carvalho, T. Relação de indicadores antropométricos com fatores de risco para doença cardiovascular. Arq. Bras. Cardiol. Vol. 94. Núm. 4. 2010. p. 478-485.

-Pitanga, F. J. G.; Lessa, I. Indicadores antropométricos de obesidade como instrumento de triagem para risco coronariano elevado em adultos na cidade de Salvador-Bahia. Arq Bras Cardiol. Vol. 85. Núm. 1. 2005. p. 26-30.

-Rezende, F. A. C.; Rosado, L. E. F. P.; Ribeiro, R. C. L.; Vidigal, F.C.; Vasques, A. C. J.; Bonard, I. S.; Carvalho, C. R. Índice de massa corporal e circunferência abdominal: associação com fatores de risco cardiovascular. Arq. Bras. Cardiol. Vol. 87. Núm. 6. 2006. p. 728-734.

-Trombetta, I. C. Exercício físico e dieta hipocalórica para o paciente obeso: vantagens e desvantagens. Rev Bras Hipertens. vol. 1. n. 2. 2003. p. 130-133.

Publicado
2013-01-05
Como Citar
Mesquita, M. C. H. de. (2013). Avaliação do RCQ em relação à diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares em indiví­duos com obesidade abdominal participantes de um tratamento de emagrecimento. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 5(30). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/280
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original