Reeducação alimentar e atividade fí­sica no municí­pio de Nova Olinda do Norte-AM - Relato de Experiência

  • Talita Duarte Oliveira Universidade Gama Filho (UGF)
Palavras-chave: Atividade física, Reeducação alimentar, Sobrepeso, Obesidade

Resumo

Introdução: Devido àmudança no padrão alimentar e nos hábitos de vida da população, aumentou a incidência das doenças crônicas que têm sido associadas diretamente a obesidade. O programa visa à introdução de práticas de grupo intergeracional orientadas para mudar o estilo de vida com foco na reeducação alimentar e na prática de atividade física. Objetivo: Diante do exposto, o objetivodo presente estudo é relatar a experiência de implantação e desenvolvimento de um grupo realizado pela equipe NASF em uma Unidade de Programa de Saúde da Família do município de Nova Olinda do Norte-AM. Materiais e Métodos: O presente trabalho é um estudo descritivo com pessoas com faixa etária de 11 a 70 anos, submetidas a práticas de atividade física e de reeducação alimentar. Palestras, aferição de peso e a circunferência da cintura foram realizadas semanalmente, antes da atividade física, no período de 3 meses.Resultados: verificou-se que a maioria (93%) erado sexo feminino e houve a prevalência de obesidade grau II (36%), seguida de sobrepeso (22%) e grau I e III (14% em ambos). Com a mudança do estilo de vida, 78,6 % dos participantes obtiveram uma perda de peso equivalente a faixa de 0,5 kg a 8,6kg. Porém 7,1% manteremo peso e 14,3% aumentoua sua composição corporal. Conclusão: O programa foi eficaz na perda de peso para a maioria dos participantes e observou-se o aumento do interesse pela atividade física além de práticas alimentares mais saudáveis em todos os participantes.

Referências

-Amoras, D.R.; Souza, L.M.; Souza, N.M.F.; Raso, V. Relação entre hábitos alimentares e a composição corporal de funcionários de farmácia popular. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 1. Num. 2. 2007. p. 72-77. Disponível em: http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/20/18

-Avenell, A.; Brown, T.J.; McGee, M.A.; Campbell, M.K.; Grant, A.M.; Broom, J.; Jung, R.T.; Smith, W.C. What are the long-term benefits of weight reducing diets in adults? A systematic review of randomized controlled trials. Journal of Human Nutrition and Dietetics. Vol. 17.Num. 4. 2004. p. 317-335.

-Coelho, C.F.; Pereira, A.F.; Ravagnani, F.C.P.; Michelin, E.; Corrente, J.E. Burini, R.C. Impacto de um programa de intervenção para mudança do estilo de vida sobre indicadores de aptidão física, obesidade e ingestão alimentar de indivíduos adultos. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Vol. 15. Num. 1. 2010. p. 21-27.

-Ferreira, F.B.; Fraga, J.C.S.; Nunes, J.P. Liberali, R.; Navarro, F. Alterações antropométricas de pacientes obesos submetidos a um tratamento multidisciplinar da obesidade em Porto Alegre. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 3. Num.16. 2009. p. 290-297. Disponível em: http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/159/156

-Gigante, D.P.; Barros, F.C.; Post, C.L.A.; Olinto, M.T.A. Prevalência de obesidade em adultos e seus fatores de risco. Revista Saúde Pública. Vol. 31.Num. 3. 1997. p. 236-46.

-Mahan, L.K.; Strump, E.; Krause, S. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia.12ºedição. São Paulo. Elsevier. 2010.

-Mello, E.D.; Luft, V.C.; Meyer, F. Atendimento ambulatorial individualizado versus programa de educação em grupo: qual oferece mais mudança de hábitos alimentares e de atividade física em crianças obesas?. Jornal de Pediatria. Vol. 80. Núm. 6. 2004. p. 468-474.

-Menezes, J.B.O.; Sampaio, R.C.L.; Silva, R.C.S.; Navarro, F. Prevalência de sobrepeso e obesidade através do índice de massa corpórea dos funcionários noturnos de um hospital público de Salvador-BA. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 2. Num. 11. 2008. p. 434-445. Disponível em: http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/105/103

-Ramalho, A. Alimentos e sua terapêutica. São Paulo. Atheneu. 2009.

-Rodrigues, P.A.; Marques, M.H.; Chaves, M.G.A.M.; Souza, C.F.S.; Cravalho, M.F.C. Prevalência e fatores associados a sobrepeso e obesidade em escolares da rede pública. Revista Ciência & saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol.16. Supl.1. 2011.

Publicado
2013-09-14
Como Citar
Oliveira, T. D. (2013). Reeducação alimentar e atividade fí­sica no municí­pio de Nova Olinda do Norte-AM - Relato de Experiência. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 7(41). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/315
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original