Perfil nutricional de mulheres do Setor Comercial na cidade de Belém, Pará

  • Vanessa Vieira Lourenço Costa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Marí­lia de Souza Araújo Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Ana Esmeralda Correa Caldas Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE
  • Lilaine de Sousa Neres Universidade Federal do Pará (UFPA)
Palavras-chave: Obesidade, Gordura intra-abdominal, Índice de massa corporal

Resumo

As transformações sociais, econômicas e demográficas ocorridas nas últimas décadas, decorrentes da crescente modernização e urbanização, provocaram mudanças no estilo de vida da população e em seus hábitos alimentares, o que resultou no aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. A circunferência da cintura é capaz de estimar a gordura intra-abdominal que reflete a massa de tecido adiposo visceral. O objetivodo estudo foi avaliar o perfil nutricional, em amostra estratificada com 96 mulheres atendidas nas Unidades de Alimentação e Nutrição do Serviço Social do Comércio (UAN/SESC), em Belém Pará, com dados antropométricos (peso e altura), para cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e aferição da circunferência da cintura (CC), através de estudo transversal. A média de idade foi de 34,6 ± 9,8 anos, cuja faixa etária da maioria (51%) foi de 20 a 34,9 anos. O setor de trabalho mais representado foi o comerciário, com 58,3%. A respeito da jornada de trabalho, 60,4 % da amostra referiu não só trabalhar, mas também executar atividades domésticas. A maioria apresentou eutrofia (49%) e 39,6% estão acima do peso. Em relação à CC, 66,3% das mulheres estiveram na faixa normal, sem riscos para doenças cardiovasculares. Apesar da prevalência de eutrofia encontrada, os IMC (49%) e CC (66,3%) são de grande relevância na predição de risco para doenças cardiovasculares, uma vez que, quando utilizados conjuntamente, aumentam o grau de precisão na investigação de patologias que caracterizam a transição nutricional, que tendem a acometer, principalmente, as mulheres.

Biografia do Autor

Vanessa Vieira Lourenço Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Pará (2002). Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia UFPA/UFAM, Pós Graduação Latu Senso : Clinica e Terapèutica Nutricional pela Instituição: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde de União da Vitória (UNIGUAÇU) Paraná, atualmente é professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Pará.

Marí­lia de Souza Araújo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora Associada da Faculdade de Nutrição, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Pará. Possui Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Pará, Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasí­lia. Foi Diretora da Faculdade de Nutrição/ICS/UFPA é professora-orientadora do Programa de Pós-graduação Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia - UFPA/UFAM/FioCRUZ e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas/HUJBB/UFPA. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Epidemiologia e Patologia Nutricional, atuando especialmente nos seguintes temas: sí­ndrome metabólica, avaliação nutricional, obesidade, saúde do trabalhador e doenças crônicas não transmissí­veis.

Ana Esmeralda Correa Caldas, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente atua como Agente Local de Inovação do SEBRAE.

Lilaine de Sousa Neres, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Tecnologia Agroindustrial pela Universidade do Estado do Pará (2012). Cursando Administração na Universidade Federal do Pará (4 Semestre). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia oriental, derivado lácteo, produto origem animal, fruticultura regional e pequenos produtores.

Referências

-Ayres,M.; Ayres M. Jr.; Ayres, D.M.; Santos, A.S. BioEstat 4.0: Aplicações estatísticas nas áreas das ciências biológicas e médicas. Sociedade Civil Mamirauá, Belém. 2006. p. 324.

-Batista Filho, M.; Rissin, A. A transição nutricional no Brasil: tendências regionais e temporais. Cadernos de Saúde Pública. Vol. 19. Num. 1. p. 181-191. 2003.

-Bruschinni, C. O trabalho da mulher brasileira nas décadas recentes. Revista de Estudos feministas. Vol. 3. Num. 1. p. 179-199. 1994.

-Carlini, J.C.P. Situação nutricional dos funcionários do Hospital Santa Madalena Sofia. In: Simpósio Sul Brasileiro de Alimentação e Nutrição: História Ciência e Arte. Florianópolis. Anais. p. 553-555. 2000.

-Cuppari, L. Guias de medicina ambulatorial e hospitalar: Nutrição clínica no adulto. São Paulo. Manole. 2002.

-International Diabetes Federation (IDF). The IDF Consensus World wide definition of the metabolic syndrome. 2006.

-Jellife, D.B. Evaluacion del estado de nutrición de la comunidad con especial referencia a las encuestas en las regiones in desarrollo.Ginebra: Organización Mundial de la Salud. 1968.

-Olinto, M.T.A.; Nácul, L.C.; Dias da Costa, J.S.; Gigante, D.P.; Menezes, A.M.B.; Macedo, S. Níveis de intervenção para obesidade abdominal: prevalência e fatores associados. Cadernos de Saúde Pública. Vol. 22. Num. 6. p. 1207-1215. 2006.

-Organización Mundial de la salud. El estado físico: uso e interpretación de la antropometria. Ginebra. 1995.

-Organização Mundial de Saúde (OMS). ProgramaEpi-Info. Versão 6. 04 d. [s.l].[s.n.]. 2000.

-Orsi, J.V.A.; Nahas, F.X.; Gomes, H.C.; Andrade, C.H.V.; Veiga, D.; Veiga, F.; Novo, F.N. e Ferreira, L.M. Impacto da obesidade na capacidade funcional das mulheres. Revista da Associação de Medicina Brasileira. Vol. 54. Num. 2. p. 106-109. 2008.

-Peixoto, R.M.G.; Benício, M.H.; Latorre, M.R.D.; Jardim, P.C.B. Circunferência da cintura e índice de massa corporal como preditores da hipertensão arterial. Arquivo Brasileiro de Cardiologia. Vol. 87. Num. 4. p. 462-470. 2006.

-Probst, E.R. A evolução da mulher no mercado de trabalho. Instituto Catarinense de Pós-Graduação -ICPG. 2005.

-Rocha, N.P.; Siqueira-Catania, A.; Barros, C.R.; Pires, M.M.; Folchetti, L.D.; Ferreira, S.R.G. Análise de diferentes medidas antropométricas na identificação de síndrome metabólica, com ou sem alteração do metabolismo glicídico. Arquivo Brasileiro de Endocrinologia e Metabolismo. Vol. 54. Num. 7. p. 636-643. 2010.

-Rosa, E.C.; Zanella, M.T.; Ribeiro, A.B.; Kohlmann Junior, O. Obesidade Visceral, Hipertensão Arterial e Risco Cárdio-Renal: Uma Revisão. Arquivo Brasileiro de Endocrinologia e Metabolismo. Vol. 49. Num. 2. p. 196-204. 2005.

-Rosa, M.L.G.; Mesquita, E.T.; Rocha, E.R.R.; Fonseca, V.M. Índice de massa corporal e circunferência da cintura como marcadores de hipertensão arterial em adolescentes. Arquivo Brasileiro de Cardiologia. Vol. 88. Num. 5. p. 573-578. 2007.

-Sanches, S.;Gebrim, V.L.M. O trabalho da mulher e as negociações coletivas. Estudos avançados. Vol. 17. Num. 49. p. 99-116. 2003.

-Santos, R.D. Excesso de peso no Brasil. O fator de risco do novo milênio. In: Diretrizes para cardiologistas sobre excesso de peso e doenças cardiovasculares dos departamentos de aterosclerose, cardiologia clínica e FUNCOR da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivo Brasileiro de Cardiologia. Vol. 78. Num. 1. p. 1-13. 2002.

-World Health Organization (WHO). Physical Status: the use and interpretationof anthropometry. Geneva: Technical Report Series, 854. 1995.

-World Health Organization (WHO). Obesity: preventing and managing the global epidemic. Geneva. 1997.

Publicado
2014-03-23
Como Citar
Lourenço Costa, V. V., Araújo, M. de S., Caldas, A. E. C., & Neres, L. de S. (2014). Perfil nutricional de mulheres do Setor Comercial na cidade de Belém, Pará. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 8(44). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/324
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original