Prevalência e fatores associados para sobrepeso e obesidade em alunos de uma escola privada de São Paulo

  • Renan Berteli Coutinho Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Guilherme Fleury Fina Speretta Departamento de Fisiologia e Patologia da Faculdade de Odontologia - UNESP, Araraquara/SP
Palavras-chave: Crianças, Exercício físico, Alimentação, Escola

Resumo

A obesidade tem crescido de forma significativa nos últimos anos, tornando-se assim um grave problema de saúde pública principalmente pelo fato do excesso de tecido adiposo aumentar o risco de desenvolvimento de diversas doenças crônico-degenerativas associadas. O objetivo do presente estudo foi verificar a prevalência sobrepeso e obesidade em 134 crianças matriculadas em uma escola particular de São Paulo-SP, sendo 72 do gênero masculino e 62 do gênero feminino de 06 a 10 anos. Para a coleta de tais dados foram utilizados o Índice de Massa Corporal (IMC), questionário sobre o nível de atividades e exercícios físicos feitos pela criança, além do nível de alimentação da mesma dentro do âmbito escolar. A prevalência de sobrepesos e obesidade foi de 41,8% nas meninas, 42,9% nos meninos e 42,5% para a amostra total. Esses resultados sugerem que os valores de sobrepeso e obesidade entre escolares de São Paulo-SP foram significativos, e sua prevalência é maior nos indivíduos do gênero masculino. As implicações que os resultados nos mostram estão relacionadas com a pouca prática de atividades e exercícios físicos, o tempo gasto com aparelhos eletrônicos e uma alimentação inadequada, com uma grande frequência em restaurantes Fast Foods. Como medidas de intervenção e prevenção da obesidade na infância, entra em cena a escola e a família tendo um papel muito importante no esclarecimento e orientação das crianças para uma vida mais ativa incentivando a prática de atividades e exercícios físicos e uma alimentação adequada. Para que os resultados sejam mais eficazes é necessário ter uma equipe multidisciplinar composta por educadores físicos, nutricionistas, médicos, psicólogos, etc.

Biografia do Autor

Renan Berteli Coutinho, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil.
Profissional de Educação Fí­sica, CREF: 077669-G/SP, Especialização em Administração e Marketing esportivo (Universidade Gama Filho), Bacharel e Licenciado em educação Fí­sica (Universidade Nove de Julho),  Professor de Educação Fí­sica no Colégio Oliveira Ferreira (Perus). 

Referências

-Almeida, D. I. M. Obesidade infantil: Comparação e prevalência entre escolas particulares e públicas. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 3. Núm. 13. p 35-40. 2009.

-Barbanti, V. J. Aptidão física: um convite à saúde. Manole. 1990.

-Bonetto, E. V.; Neto, R. I. M.; Silva, S. V. Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de 8 a 10 anos em uma escola da rede municipal de ensino de campo Grande-MS. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 2. Núm. 11. p. 477-483. 2011.

-Buff, C. G.; e Colaboradores. Frequência de síndrome metabólica em crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. Revista Paul. Pediatria. São Paulo. Vol. 25. Núm. 3. 2007.

-Claudino, A. M.; Zanella, M. T. Guia de transtornos alimentares e obesidade. Manolle. 2005.

-Dantas, G. S.; Souza, R. M. L.; Chein, M. B. C.; Brito, L. M. O. Prevalência de sobrepeso e obesidade em adolescentes de uma escola particular em Santa Inês-MA. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 4. Núm. 19. p. 22-30. 2010.

-Feldmann, L. R. A.; Mattos, A. P.; Halpern, R.; Rech, R.; Bonne, C. C.; Araújo, M. B. Implicações psicossociais da obesidade infantil em escolares de 7 a 12 anos de uma cidade serrana do sul do Brasil. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 3. Núm. 15. p. 225-233. 2009.

-Fisberg, M. Obesidade na infância e na adolescência. Revista Brasileira de Educação Física. Vol. 20. 2006.

-Llancafilo, M. B. S.; e colaboradores. Nível de atividade física e adiposidade corporal de escolares de Boa Vista-Roraima. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 6. Núm. 35. p. 225-232. 2012.

-Mello, E. P.; Luft, V. C.; Meyer, F. Obesidade infantil. Como podemos ser eficazes? Jornal de Pediatra. Vol. 80. Num. 3. 2004.

-Novaes, J. F.; Franceschini, S. C. C.; Priore, S. E. Hábitos alimentares de crianças eutróficas e com sobrepeso em Viçosa, MG, Brasil. Revista de Nutrição. Vol. 20. Núm. 6. p. 633-642. 2007.

-Santos, A. L.; Junior, J. R. G. Atividade física e dieta como meios preventivos da obesidade infantil. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 4. Núm. 20. 2010. p. 93-101.

-Silva, O. B.; Questionários de Avaliação da Atividade Física e do Sedentarismo em Crianças e Adolescentes. Derc. [s.d.].http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/revista/2009/45/pdf/Rev45-p14-p18.pdf

-Soares, L. D.; Petroski, E. L. Prevalência, relevância, fatores etiológicos e tratamento da obesidade infantil. Revista brasileira de cineantropometria e desempenho humano. Vol. 5. Núm. 1. 2003.

-WHO. Obesity: preventing and managing the global epidemic. Report of a WHO consultation. World Health Organ Tech Rep Ser. Vol. 894. p. 1-12. 2000.

Publicado
2015-04-06
Como Citar
Coutinho, R. B., & Speretta, G. F. F. (2015). Prevalência e fatores associados para sobrepeso e obesidade em alunos de uma escola privada de São Paulo. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 9(49), 12-21. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/352
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original