A prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares da cidade de Rio Branco-AC

Camila da Silva Aragão

Resumo


A obesidade é atualmente considerada um problema de saúde pública podendo ser iniciada em qualquer idade e caracterizada como uma doença de origem multifatorial. As mudanças de comportamento alimentar e hábitos de vida sedentários são fatores que contribuem para o indivíduo se tornar obeso. A educação física escolar tem plenas condições de criar estratégias de estimular a adoção de hábitos saudáveis nos alunos, por ser uma disciplina de grande aceitação na escola. Metodologia: Foram avaliados 419 alunos entre a faixa etária de 11 a 13 anos. Foram coletados dados antropométricos (altura, peso) para cálculo de IMC, sendo considerado, um dos métodos mais objetivos de avaliação nutricional. Resultado e Discussão: Com base nos cálculos de IMC pode-se identificar que a escola apresenta um número significativo de alunos com sobrepeso e obesos e sua incidência é maior com alunos do sexo masculino. Conclusão: Através dessa análise ressalta-se a importância do profissional de educação física da escola, desenvolver mecanismos pedagógicos que amenizem esse atual quadro, incentivando os educandos a adotarem um estilo de vida mais ativo.

 

ABSTRACT

The prevalence of overweight and obesity in children from a school in the city of Rio Branco-AC and the importance of schoolar physical education of this epidemic

Introduction: Obesity is considered a public health problem that can be started at any ages and is characterized as a disease of multifactorial origins. Changes in eating habits and sedentary life habits are contributing factors to the individuals becoming obese. Physical education in school is fully capable of creating strategies to encourage healthy habits in students, as a subject of great acceptance in school. Aim: This study aimed to evaluated the anthropometric data from students with overweight and obesity and create a relation between the roles of the physical education teacher facing the data collected. Materials and Methods: 419 students between the age group 11-13 years were evaluated. Anthropometric data (height, weight) for calculating BMI, considered one of the most objective methods of nutritional assessment were collected. Result and Discussion: Based on BMI calculations it is possible identify that the school has a significant number of overweight and obese students, and the incidence is higher in male students. Conclusion: Through this analysis highlights the importance of school physical education teachers to develop teaching mechanisms that mitigate this current framework, encouraging students to adopt a style more active life.


Palavras-chave


Sobrepeso; Obesidade; Sedentarismo; Atividade Física; Educação Física

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