A prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares da cidade de Rio Branco-AC

  • Camila da Silva Aragão Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil.
Palavras-chave: Sobrepeso, Obesidade, Sedentarismo, Atividade física, Educação física

Resumo

A obesidade é atualmente considerada um problema de saúde pública podendo ser iniciada em qualquer idade e caracterizada como uma doença de origem multifatorial. As mudanças de comportamento alimentar e hábitos de vida sedentários são fatores que contribuem para o indivíduo se tornar obeso. A educação física escolar tem plenas condições de criar estratégias de estimular a adoção de hábitos saudáveis nos alunos, por ser uma disciplina de grande aceitação na escola. Metodologia: Foram avaliados 419 alunos entre a faixa etária de 11 a 13 anos. Foram coletados dados antropométricos (altura, peso) para cálculo de IMC, sendo considerado, um dos métodos mais objetivos de avaliação nutricional. Resultado e Discussão: Com base nos cálculos de IMC pode-se identificar que a escola apresenta um número significativo de alunos com sobrepeso e obesos e sua incidência é maior com alunos do sexo masculino. Conclusão: Através dessa análise ressalta-se a importância do profissional de educação física da escola, desenvolver mecanismos pedagógicos que amenizem esse atual quadro, incentivando os educandos a adotarem um estilo de vida mais ativo.

Referências

-Alves, F.M.; e colaboradores. Reducing obesity and related chronic disease risk in children and youth: a synthesis of evidence with ‘best practice’ recommendations. Núm. 7. p. 7-66. 2006.

-Barros Neto, T. Exercício, Saúde e Desempenho Físico. Editora Atheneu. 1997.

-Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Tema Transversal Saúde. Brasília. MEC/SEF. 1998.

-Cardin, L.; e colaboradores. Physical activity, energy expenditure and fitness: an evolutionary perspective.Int. J. Sports Med. Núm. 19. p. 328-335. 1998.

-Coutinho, W. Etiologia da obesidade. Revista ABESO. 2007. n. 7. p. 1-14. 2007.

-Darido, S. C.; Rangel, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Guanabara Koogan. 2005.

-Fisberg, M.; Oliveira, C. L. Obesidade na infância e adolescência: Uma verdadeira epidemia. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. Núm. 2. Vol. 47. 2003.

-Guedes, D.P.; Guedes, J.E.R.P. Educação física escolar: uma proposta de promoção da saúde. APEF. Vol. 7. Núm. 14. p. 18. 1993.

-Leão, L.S.C.S.; e colaboradores. Prevalência de obesidade em escolares de Salvador, Bahia. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. Vol. 47. Núm. 2. p. 151-7. 2003.

-Matsudo, S.M.; Matsudo, V.K.R. Atividade física e obesidade: prevenção e tratamento. São Paulo. Atheneu. 2007.

-Nahas, M.V. Atividade Física e Qualidade de Vida. Núcleo de Pesquisas em Atividade Física & Saúde. UFSC. 1997.

-Organização Mundial de Saúde. Physical Status: The use and interpretation of anthropometry. Genebra. 1995.

-Organização Mundial de Saúde. Obesidade: prevenindo e controlando a epidemia global. Relatório OMS. Genebra. 1997.

-Ronque, E.R.V. Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de alto nível socioeconômico em Londrina, Paraná, Brasil. Revista Nutr. Vol. 18. Núm. 16. 2005.

-Yagui, C. M. Criança obesa, adulto hipertenso. Revista Eletrônica de Enfermagem. 2011.

Publicado
2015-09-14
Como Citar
Aragão, C. da S. (2015). A prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares da cidade de Rio Branco-AC. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 9(53), 170-175. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/378
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original