Satisfação da imagem corporal em jovens praticantes de ginástica em grupo

  • Maria Luiza Moreira Faculdade Governador Ozanam Coelho
  • Alexandre Augusto Macêdo Correâ Faculdade Governador Ozanam Coelho
  • Sabrina Fontes Domingues Faculdade Governador Ozanam Coelho
Palavras-chave: Imagem corporal, Ginástica, Aparência física

Resumo

Introdução: Muitos jovens na atualidade procuram as academias, não apenas em busca de um corpo saudável e de qualidade de vida, mas também pela influência da mídia e redes sociais, que impõem padrões estéticos estereotipados; o que pode ocasionar distorção de sua real imagem corporal. Objetivo: Avaliar a satisfação corporal em jovens praticantes de ginástica. Metodologia: Foram utilizados, a escala de silhueta para adultos brasileiros e o Body Shape Questionnary(BSQ). Usou-se a estatí­stica descritiva, através de frequência, média, desvio-padrão. A análise dos dados foi realizada com o programa estatí­stico SPSS (versão 20.0), adotando-se um ní­vel de significância de 5%. Resultados: Observou-se que 51,85% da amostra encontra-se satisfeita com sua própria imagem corporal, e de acordo com a Escala de Silhuetas apenas 22,22% identificou-se com imagens compatí­veis com os seus corpos reais. Discussão: Ressaltasse que o profissional de Educação Fí­sica deve conhecer a importância da imagem corporal, considerando as vivências e influências do indiví­duo tentando evitar exageros no incentivo a prática da atividade fí­sica, levando em consideração a individualidade biológica e os limites do corpo de cada pessoa. Conclusão: A partir dos resultados encontrados com a escala de Silhuetas, a maioria dos voluntários encontra-se insatisfeitos com a imagem corporal. Porém, o BSQ, demonstrou que grande parte dos praticantes de ginástica em grupo encontra-se satisfeitos. Possivelmente essa diferença de resultados se deu, devido à maior facilidade de interpretação em responder o questionário de escala de silhuetas, sendo o BSQ um instrumento extenso, que demanda um tempo maior para responde-lo.

Referências

-Bôas, M.S.V.; e colaboradores. Nível de satisfação com a imagem corporal e a aparência muscular em praticantes de musculação. Revista da Educação Física/UEM. Maringá. Vol. 21. Num. 3. 2010. p. 493-502.

-Coelho, F.D.; e colaboradores. Comparação da satisfação corporal entre praticantes de diferentes tipos de atividade física. Motricidade. Vila Real. Portugal. Vol. 8. Num. S2. p. 964-969. 2012.

-Cooper, P.; e colaboradores. The Development and Validation of the Body Shape Questionnaire. International Journal of Eating Disorders. Vol. 6. Num. 4. p. 485-494. 1987.

-Damasceno, V.O.; Vianna, V.R.A.; Vianna, J.M.; Lacio, M.; Lima, J.R.P.; Novaes, J.S. Imagem corporal e corpo ideal. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 14. Num. 2. 2006. p. 81-96.

-Di Pietro, M. C. Validade interna, dimensionalidade e desempenho da escala BSQ -“Body Shape Questionnaire” em uma população de estudantes universitários. 36f. Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Dissertação de Mestrado em Psiquiatria. Universidade Federal de São Paulo. São Paulo. 2001.

-Estevão, A.; Bagrichevsky, M. Cultura da “corpolatria” e body-building: notas para reflexão. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 3. Num. 3. 2004. p. 13-25.

-Fermino, R.C.; Pezzini, M.R.; Reis, R.S. Motivos para a prática de atividade física e imagem corporal em frequentadores de academia. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 16. Num. 1. 2010. p. 18-23.

-Frois, E.; Moreira, J.; Stengel, M. Mídias e a imagem corporal na adolescência: o corpo em discussão. Psicologia em Estudo. Maringá. Vol. 16. Num. 1. 2011. p. 71-77.

-Guzzo, M. Riscos da beleza e desejos de um corpo arquitetado. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 27. Num. 1. 2005. p. 139-152.

-Kakeshita, I. S. Adaptação e validação de escalas de silhuetas para crianças e adultos brasileiros. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Tese de Doutorado em Psicobiologia. USP. Ribeirão Preto. 2008.

-Matesco, V.M.R. Distorção da imagem corporal e riscos a transtornos alimentares em indivíduos do sexo feminino praticante de musculação de uma academia de Canoas. Centro Universitário La Salle. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física. Centro Universitário La Salle-UNILASALLE. Canoas. 2007.

-Pereira Junior, M.; Campos Junior, W.; Silveira, F.V. Percepção e distorção da autoimagem corporal em praticantes de exercício físico: A importância do exercício físico na imagem corporal. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. Vol. 7. Num. 42. 2013. p. 345-352. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/410/394>

-Pereira, A.L. Para uma visão fenomenológica do corpo contemporâneo -contributo a partir do alpinismo e das ginásticas de academia. Faculdade de Desporto da Universidade de Porto. Dissertação de Doutoramento em Ciências do Desporto. FCDEF-UP. Porto. 2004.

-Stunkard, A.J.; Sorenson, T.; Schulsinger, F. Use of the Danish adoption register for the study of obesity in thinness. In: Kety, S.; Rowland, L.P.; Sidman, R.L.; Matthysse, S.E. (Eds.). The genetics of neurological and psychiatric disorders. New York: Raven. p. 115-120. 1983.

-Vidal, A.R.C. Satisfação com a Imagem Corporal em Praticantes de Ginástica de Academia. Estudo Comparativo entre Praticantes de Musculação e Ginástica de Grupo. Faculdade de Desporto da Universidade de Porto. Dissertação de Licenciatura. Universidade de Porto. Porto. 2006

Publicado
2018-06-25
Como Citar
Moreira, M. L., Correâ, A. A. M., & Domingues, S. F. (2018). Satisfação da imagem corporal em jovens praticantes de ginástica em grupo. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 12(71), 400-405. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/717
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original