Avaliação de resto de ingesta em uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar na cidade de Pato Branco-PR

  • Lidiana Cerri Copatti Faculdade de Pato Branco (FADEP), Pato Branco-PR, Brasil
  • Vanessa Baiffus Bruger Faculdade de Pato Branco (FADEP), Pato Branco-PR, Brasil
  • Indiomara Baratto Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo-SP, Brasil. Faculdade de Pato Branco (FADEP), Pato Branco-PR, Brasil
  • Anelise Brufati Faculdade de Pato Branco (FADEP), Pato Branco-PR, Brasil
Palavras-chave: Resto-ingesta, Sobra limpa, Sobra suja, Unidades de alimentação e nutrição

Resumo

Em um hospital uma UAN é uma área que visa realizar compras, receber, armazenar e processar os alimentos. Todos estes processos são realizados da forma mais segura possí­vel, para evitar problemas como contaminações. No gerenciamento de UAN's, o desperdí­cio de alimentos é um fator importante por não se tratar apenas de um fator social, mas também econômico, refletindo diretamente no trabalho do nutricionista. O presente estudo teve como objetivo avaliar o í­ndice de resto ingesta de pacientes e acompanhantes em uma Unidade de Alimentação e Nutrição a partir da análise das sobras presentes nas bandejas devolvidas para higienização. A pesquisa foi desenvolvida em uma Unidade de Alimentação e Nutrição hospitalar, localizada no municí­pio de Pato Branco-PR. A pesquisa foi realizada no turno do almoço. Para a avaliação do resto ingesta, realizou-se a pesagem dos alimentos oferecidos no almoço aos pacientes e acompanhantes dois dias da semana, durante duas semanas, totalizando quatro dias. Os resultados foram obtidos através de cálculos de regra de três e analisados por gráficos. Observou-se que ao calcular uma média entre os quatro dias avaliados obteve-se um resultado de 20,80% de resto ingesta na unidade. Considera-se adequado para população enferma um í­ndice de até 20% de sobras. Ao comparar o recomendado com o resultado obtido percebe-se que o í­ndice está acima, porém em um valor aceitável.

Referências

-Canonico, F. S.; Pagamunici, L. M.; Ruiz, S. P. Avaliação de sobras e resto-ingesta de um restaurante popular do município de Maringá-PR. Revista UNINGÁ, Paraná. Vol. 19. Num. 2. p. 5-8. 2014.

-Diez-Garcia, R. W.; Padilha, M.; Sanches, M. Alimentação hospitalar: proposições para a qualificação do Serviço de Alimentação e Nutrição, avaliadas pela comunidade científica. Ciências e Saúde Coletiva, São Paulo. Vol.17. Num. 2. p. 473-480. 2012.

-Estevam, E.; Cabral, B. E. M. Análise do índice de resto ingestão de pacientes em um hospital oncológico de Muriaé (MG). Revista científica da faminas, Minas Gerais. Vol. 11. Num. 2. p. 10-15. 2015.

-Fonseca, P. C. Estado nutricional e adequação da ingestão alimentar em pacientes submetidos a laparotomia. 2006. 71 f. Dissertação (Pós-graduação em ciência de alimentos) -Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Minas Gerais.

-Müller, P. C. Avaliação do desperdício de alimentos na distribuição do almoço servido para funcionários de um hospital público de Porto Alegre-RS. TCC. Bacharel em Nutrição. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS. Rio Grande do Sul. 2008.

-Novinski, A. P. F.; Araújo, G. C.; Baratto, I. Resto ingesta em uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar na cidade de Pato Branco-PR. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 11. Num. 66. p. 451-458. 2017. Disponível em: <http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/569>

-Silva, A. M.; Silva, C. P.; Pessina, E. L. Avaliação Do Índice De Resto Ingesta Após Campanha De Conscientização Dos Clientes Contra O Desperdício De Alimentos Em Um Serviço De Alimentação Hospitalar. Revista Simbio-Logias. São Paulo. Vol. 3. Num. 4. p. 43-56. 2010.

-Viana, A. C. C.; Chaves, L. N. F; Lima, A. P. O. M. Qualidade em serviço de alimentação hospitalar em Fortaleza, Ceará: análise de satisfação. Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde. Fortaleza. Vol. 2. Num.1. p. 28-32. 2015.

Publicado
2019-01-19
Como Citar
Copatti, L. C., Bruger, V. B., Baratto, I., & Brufati, A. (2019). Avaliação de resto de ingesta em uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar na cidade de Pato Branco-PR. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 12(75), 976-983. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/834
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original