Percepção da imagem corporal e atitudes alimentares de modelos em São Paulo

  • Samara Dias de Oliveira Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo-SP, Brasil
  • Thiago Ferraz Caires Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo-SP, Brasil
  • Edilene Ferreira da Silva Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo-SP, Brasil
  • Cláudia Ribeiro da Silva Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo-SP, Brasil
  • Sabrina Daniela Lopes Viana Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo-SP, Brasil
Palavras-chave: Imagem corporal, Comportamento alimentar, Transtorno alimentar, Adolescente, Adulto

Resumo

Introdução: A imagem corporal tem uma significativa relação com o risco de desenvolver transtorno alimentar. Objetivos: Analisar a percepção da imagem corporal e identificar as atitudes alimentares e o risco de desenvolvimento de Transtornos Alimentares de modelos. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa que foi realizado com 23 modelos, no ano de 2017 em São Paulo-SP, vinculadas a duas agências. As medidas antropométricas para o cálculo do Índice de Massa Corporal foram obtidas através do Composite. Os instrumentos utilizados para a coleta dos demais de dados foram: questionário Sócio Demográfico da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, a Escala de Silhueta e o Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26). Resultados e Discussão: Os dados coletados mostram que 82,6% da amostra eram do gênero feminino, 73,9% eram adolescentes, 52,2% encontravam se no Fundamental II completo/Médio incompleto e 47,8% pertenciam às classes sociais B1 e B2. Cerca de 65,2% dos modelos estavam eutróficos; 65,2% insatisfeitos com o corpo; 52,2% se viam maiores do realmente eram, demonstrando distorção da imagem corporal e 30,4% da amostra possuíam risco para desenvolver algum tipo de transtorno alimentar. Conclusão: Os modelos de beleza entrevistados apresentaram distorção na percepção da imagem corporal, insatisfação com o corpo e risco de desenvolver transtorno alimentar. As atitudes alimentares demonstraram a preocupação e pavor em ganhar peso, mesmo entre aqueles que utilizam prioritariamente o rosto em seus trabalhos.

Biografia do Autor

Samara Dias de Oliveira, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo-SP, Brasil

Graduanda em Nutrição

Thiago Ferraz Caires, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo-SP, Brasil

Graduando em Nutrição

Edilene Ferreira da Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo-SP, Brasil

Graduanda em Nutrição

Cláudia Ribeiro da Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo-SP, Brasil

Graduanda em Nutrição

Sabrina Daniela Lopes Viana, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), São Paulo-SP, Brasil

Nutricionista e Docente do Curso de Nutrição

Referências

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Publicado
2019-01-27
Como Citar
de Oliveira, S. D., Caires, T. F., da Silva, E. F., da Silva, C. R., & Viana, S. D. L. (2019). Percepção da imagem corporal e atitudes alimentares de modelos em São Paulo. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 12(76), 1157-1163. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/866
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

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