Teor de sódio: comparação da rotulagem de barras de cereais convencionais, light e diet e a importância destas informações no âmbito da saúde pública

  • Mayara Lopes Estevão Hospital Nossa Senhora da Conceição, Fortaleza-CE, Brasil
  • Larissa Pereira Aguiar Unifanor, Fortaleza-CE, Brasil. Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza-CE, Brasil
Palavras-chave: Rotulagem nutricional, Sódio, Saúde pública

Resumo

Introdução: A busca por um estilo de vida mais saudável, nos dias atuais, é bastante evidente. Com isso as pessoas tendem a procurar alimentos que aliem saúde e praticidade, no qual pode- se citar, as barras de cereais ou cereais em barras.Com o aumento do consumo desse alimento industrializado, vale ressaltar que é de grande relevância que, o consumidor faça a leitura das informações nutricionais contidas na rotulagem dos mesmos, para que saiba o que está realmente ingerindo. Além de ser um alimento industrializado, e que apresenta-se nas formas :Convencional, light e diet, assim é importante que o consumidor faça a leitura do rótulo, como uma ferramenta importante para promoção à saúde, pois esses alimentos podem conter edulcorantes com sódio em sua composição. Sabendo que a Hipertensão Arterial Sistêmica é atualmente a patologia mais prevalente no Brasil, justifica-se o mineral escolhido para o presente estudo, o sódio. Objetivo: Comparar o teor de sódio em barras de cereais, nas versões: Convencional, light e diet, utilizando a rotulagem dos mesmos. Materiais e Método: O estudo foi do tipo descritivo-observacional, com corte do tipo transversal. Foram analisadas 19 marcas de barras de cereais, totalizando 125 sabores. Resultados: Estatisticamente não houve diferença no teor de sódio entre as barras de cereais analisadas. Conclusão: Embora a diferença estatí­stica no teor de sódio, é importante destacar que, muitas vezes, os portadores de hipertensão, podem ser portadores de diabetes, este último fazendo uso de alimentos diet, e, assim, devem realizar a leitura do rótulo desses alimentos para que haja o efetivo controle tanto glicêmico, como pressórico.

Biografia do Autor

Mayara Lopes Estevão, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Fortaleza-CE, Brasil

Nutricionista Mayara Lopes Estevão

Especialista em Saúde da Família - Unilab
Atualmente é Nutricionista clí­nica em Hospital Municipal na cidade de Fortaleza

Extensionista do Núcleo de Estudo em Nutrição aplicada ao diabetes, obesidade, hipertensão arterial, dislipidemia e aterosclerose - Nutridia ( Hospital Universitário Walter Cantí­dio)

Larissa Pereira Aguiar, Unifanor, Fortaleza-CE, Brasil. Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza-CE, Brasil

Doutoranda em Saúde Coletiva- Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Tecnologia de Alimentos - Universidade Federal do Ceará

Referências

-Brasil. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília-DF. Ministério da Saúde. 2006.

-Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria nº 29, de 13 de janeiro de 1998. Aprova o Regulamento Técnico referente a Alimentos para Fins Especiais. D.O.U. -Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 30 de março de 1998.

-Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução -RDC nº 54, de 12 de novembro de 2012. Dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar. D.O.U. -Diário Oficial da União; Poder Executivo, de13 de novembro de 2012.

-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças e Agravos não transmissíveis e Promoção da Saúde. Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, Vigitel 2014. Brasília. Ministério da Saúde 2014.154 p.

-Fonseca, R. S.; Del Santo, V. R.; Souza, G. B.; Pereira, C. A. M. Elaboração de barra de cereais com casca de abacaxi.ArchivosLatinoamericanos de Nutrición, São Paulo, 2011. Disponível em:<http://www.scielo.org.ve/scielo.php?pid=S0004-06222011000200014&script=sci_arttext>. Acesso em: 13/11/2015.

-Gehlhar, M.; Regmi, A. Factors shaping global food markets. In: Regmi, A.; Gehlhar, M., editors. New directions in global food markets. Washington DC: United States Department of Agriculture; 2005.(Agriculture Information Bulletin. 794).

-INMETRO. Edulcorantes e suas Características. 2006. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/adocantes.pdf>. Acesso em: 29/11/2015.

-Nielsen. Barras Cereais ganham força. 2014. Disponível em: <http://www.sm.com.br/detalhe/barras-cereais-ganham-forca>. Acesso em: 11/05/2014.

-Nishida, W.; Proença, R. P. C.; Fernandes, A. C. Pesquisa constata alto teor de sódio em alimentos diet e light. Universidade Federal de Santa Catarina. 2013. Disponível em:<http://noticias.ufsc.br/2013/08/pesquisa-da-ufsc-constata-alto-teor-de-sodio-em-alimentos-diet-e-light/>. Acesso em: 11/10/2015.

-Tinoco, L.; Gonçalves, A. P.; Cardoso, F. T.; Souza, G. G.; Nascimento, K. O.; Silva, E. B. Teores de sódio descritos na informação nutricional de produtos alimentícios de sabor doce. Corpus etScientia. Vol. 9. Num. 2. p. 56-68. 2013.

Publicado
2019-02-17
Como Citar
Estevão, M. L., & Aguiar, L. P. (2019). Teor de sódio: comparação da rotulagem de barras de cereais convencionais, light e diet e a importância destas informações no âmbito da saúde pública. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 13(78), 284-290. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/932
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original