Prevalência do uso de ansiolí­ticos e antidepressivos, atividade fí­sica e doenças associadas em pacientes com excesso de peso em um ambulatório de atendimento nutricional na cidade de Caxias do Sul

  • Franciele Lora Albini Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Caxias do Sul-RS, Brasil
  • Roberta Soldatelli Pagno Paim Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Caxias do Sul-RS, Brasil
  • Márcia Keller Alves Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Caxias do Sul-RS, Brasil
Palavras-chave: Farmacologia, Depressão, Estado nutricional

Resumo

Introdução: O excesso de peso é caracterizado pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e já é considerado como uma doença crônica não-transmissí­vel. Os fatores são complexos sendo eles multifatoriais, hereditários, ambientais, alimentares e sociais. Objetivo: Analisar a prevalência do uso de ansiolí­ticos e antidepressivos, ní­vel de atividade fí­sica e doenças associadas em pacientes com excesso de peso em um ambulatório de atendimento nutricional na cidade de Caxias do Sul. Método: Tratou-se de um estudo transversal, descritivo e retroativo. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de ensino privada na cidade de Caxias do Sul. A coleta de dados se deu através das análises os prontuários dos pacientes atendidos entre janeiro de 2016 a dezembro de 2017. Os resultados foram analisados por estatí­stica descritiva, por meio do Microsoft Office Excel. Resultados: Foram coletados dados de 43 prontuários. Houve prevalência do gênero feminino, com média de idade de 36 anos, alta escolaridade e uma renda média de R$ 1.587,90. O sobrepeso esteve presente em 55,81% da amostra. Quanto às patologias encontradas, a mais prevalente foi hipertensão arterial. Quanto ao uso de medicamentos, a maioria (79,07%) não fazia uso de antidepressivo ou ansiolí­tico. No entanto, foram citados dez medicamentos ansiolí­ticos e antidepressivos, usados isoladamente ou em conjunto. O mais prevalente foi o cloridrato de fluoxetina. Conclusão: Houve baixa prevalência de uso de ansiolí­ticos e antidepressivos (20,93%) em pacientes com excesso de peso em um Programa de Assistência Alimentar e Nutricional na cidade de Caxias do Sul.

Biografia do Autor

Franciele Lora Albini, Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Caxias do Sul-RS, Brasil

Curso de Bacharelado em Nutrição

Roberta Soldatelli Pagno Paim, Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Caxias do Sul-RS, Brasil

Curso de Bacharelado em Nutrição

Márcia Keller Alves, Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Caxias do Sul-RS, Brasil

Curso de Bacharelado em Nutrição

Referências

-Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). Atualização das diretrizes para o tratamento Farmacológico da obesidade e do sobrepeso. 2010. Disponível em: <http://www.abeso.org.br/uploads/downloads/2/5521af637d07c.pdf>.

-Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). Mapa da Obesidade. 2016. Disponível em: <http://www.abeso.org.br/atitude-saudavel/mapa-obesidade>.

-Barroso, T.A. e Colabores. Associação Entre a Obesidade Central e a Incidência de Doenças e Fatores de Risco Cardiovascular. International Journal of Cardiovascular Sciences. Vol. 30. Num. 5. 2017. p. 416 -424.

-Brasil. 2012. Conselho Nacional de Saúde, Resolução nº 466, de 12 de Dezembro de 2001. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html>.

-Brasil. 2016. Arquivos da Saúde. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/>.

-Brasil. 2017. Atividade Física. Ministério da Saúde. Disponível em: <http://portalms.saude.gov.br/component/content/article/781-atividades-fisicas/40390-atividade-fisica>

-Costa, M. A. P.; Vasconcelos, A. G. G.; Fonseca, M. J. M. Prevalência de obesidade, excesso de peso e obesidade abdominal e associação com prática de atividade física em uma universidade federal. Rev. bras. epidemiol. Vol. 17. Num. 2. 2014. p. 421-436.

-Costa, C. A. N da; Caletti, G; Gomez, R. Aumento de peso pelo uso crônico de antidepressivos entre pacientes institucionalizados em uma clínica psiquiátrica de Porto Alegre, RS. Ciência em movimento. Vol. 3. Num. 27. 2011. p. 61-69.

-Lieberman, J. A.; Tasman, A. Manual de medicamentos psiquiátricos. Rev. Artmed. Vol. 1. 2008.

-Peixoto, H. G. E. Estado nutricional e seus fatores interferentes em pacientes com transtorno depressivo. Dissertação de Mestrado em Nutrição Humana. Universidade de Brasília. Brasília. 2006.

-Peixoto, H. G. E.; e colaboradores. Antidepressivos e alterações no peso corporal. Rev. Nutr. Vol. 21. Num. 3. 2008. p. 341-348.

-Silva, V. S.; Petrosk, E. L.; Souza, I.; Silva, D. A. S. Prevalência e fatores associados ao excesso de peso em adultos do brasil: um estudo de base populacional em todo território nacional. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Vol. 34. Num. 3. 2012. p. 713-726.

-Silva, A.N.; Viana, G. F. S. Prevalência Do Uso De Antidepressivos Em Pacientes Atendidos Na Estratégia De Saúde Da Família. Integrart. Vol. 1. Num. 1. 2015. p. 152-162.

-Tavares, T. B.; Nunes, S. M.; Santos, M. O. Obesidade e qualidade de vida: revisão da literatura. Rev Med Minas Gerais. Vol.20. Num. 3. 2010. p. 359-366.

-The State of Obesity. Taxas de Obesidade e Dados de Tendência. 2014-2017. Disponível em: https://stateofobesity.org/data/.

-Word Abesity. Mapa mundial da obesidade. 2015-2016. Disponível em <https://www.worldobesity.org/>

Publicado
2019-02-17
Como Citar
Albini, F. L., Paim, R. S. P., & Alves, M. K. (2019). Prevalência do uso de ansiolí­ticos e antidepressivos, atividade fí­sica e doenças associadas em pacientes com excesso de peso em um ambulatório de atendimento nutricional na cidade de Caxias do Sul. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 13(78), 344-348. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/958
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original