A influência do IMC com relação ao rendimento escolar em adolescentes

  • Adriano Aparecido da Silva Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Obesidade e Emagrecimento da Universidade Gama Filho - UGF
  • Fabio André de Sousa Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Obesidade e Emagrecimento da Universidade Gama Filho - UGF
  • Vagner Raso Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Obesidade e Emagrecimento da Universidade Gama Filho - UGF
Palavras-chave: Adolescentes, IMC, Rendimento escolar, Desnutrição

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi de verificar a influência do IMC no rendimento escolar em adolescentes. Método - Foram feitos teste antropométricos e verificamos o rendimento escolar para fazer uma correlação pelo método de Pearson em 97 estudantes, onde 47 eram do gênero feminino e 50 do gênero masculino com idade entre 11 a 15 anos. Foram encontrados resultados negativos para o gênero masculino no estado nutricional dos desnutridos grau III e eutróficos, com os resultados de – 0,77 e – 0,31, e os resultados positivos foram encontrados nos estados nutricionais dos grupos dos desnutridos grau II e I com os resultados de 0,37 e 0,44. Já para o gênero feminino os resultados negativos não foram significantes e os resultados positivos foram encontrados nos estados nutricionais dos grupos das desnutridas grau III, II e pré – obeso, com os resultados de 0,85, 0,74 e 0,69. Conclusão - Concluímos que não existe uma influencia entre o estado nutricional e o rendimento escolar, pois independe o estado nutricional que os estudantes se encontram para ter um rendimento positivo ou negativo.

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Publicado
2007-02-04
Como Citar
Silva, A. A. da, de Sousa, F. A., & Raso, V. (2007). A influência do IMC com relação ao rendimento escolar em adolescentes. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 1(1). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/3
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original