Estratégias de promoção da alimentação saudável para escolares da rede municipal da cidade de Picos

  • Vanessa Holanda Lima Nutricionista pela Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), Picos, Piauí­, Brasil.
  • Vitalina Alves Cavalcante Nutricionista pela Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Campus Senador Helví­dio Nunes de Barros (CSHNB), Picos, Piauí­, Brasil.
  • Bruna Barbosa de Abreu Graduanda em Nutrição na Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portela, Teresina, Piauí­, Brasil.
  • Regina Márcia Soares Cavalcante Professora Assistente do curso de Bacharelado em Nutrição da Universidade Federal do Piauí­, Campus Senador Helví­dio Nunes de Barros, Brasil.
  • Natália Quaresma Costa Melo Nutricionista pela Universidade Federal do Piauí­ (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portela, Teresina, Piauí­, Brasil
  • Nara Vanessa dos Anjos Barros Professora Assistente do curso de Bacharelado em Nutrição da Universidade Federal do Piauí­, Campus Senador Helví­dio Nunes de Barros.
Palavras-chave: Alimentación saudável, Criança, Educação Alimentar e Nutricional

Resumo

A alimentação está diretamente ligada ao crescimento e desenvolvimento infantil, portanto, a infância é um período que necessita de bastante atenção quando se fala de alimentação, pois é nessa fase que estão sendo formados os hábitos alimentares. Assim, objetivou-se desenvolver estratégias de promoção da alimentação saudável com escolares da rede municipal da cidade de Picos-Piauí­, com a finalidade de despertar o interesse e sensibilizar a comunidade escolar da importância de uma alimentação saudável. Tratou-se de um estudo descritivo, analí­tico, transversal e interventivo realizado com 186 escolares. Inicialmente, foi aplicado um questionário estruturado (QE) para a realização do diagnóstico situacional. A intervenção educativa foi realizada com duração de três semanas em dois momentos: o primeiro, a explicação da pirâmide através de uma apresentação teatral e dinâmica; e o segundo momento foi reaplicado o QE para a avaliação da efetividade da intervenção. A média de idade foi de 8,5 anos, com maior percentagem do sexo feminino (53,2%). Como diagnóstico situacional, observou-se que os escolares já tinham um conhecimento prévio sobre o tema que seria abordado e com a realização da intervenção, pode-se observar que houve uma melhora desse conhecimento, e quanto ao material utilizado na ação educativa, houve aceitação pela grande maioria. Com a realização da ação educativa pode-se verificar que os escolares avaliados já possuí­am um conhecimento prévio sobre a temática de alimentação saudável, bem como a intervenção educativa realizada promoveu um aumento deste conhecimento. Além disso, elucidaram-se dívidas sobre as recomendações nutricionais diárias voltadas para a faixa etária trabalhada.

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Publicado
2020-10-17
Como Citar
Lima, V. H., Cavalcante, V. A., Abreu, B. B. de, Cavalcante, R. M. S., Melo, N. Q. C., & Barros, N. V. dos A. (2020). Estratégias de promoção da alimentação saudável para escolares da rede municipal da cidade de Picos. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 14(85), 263-272. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1256
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

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