Programa de educação nutricional e exercício físico para escolares com excesso de peso

  • Fátima Raimunda dos Santos Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • Wilkslam Alves de Araújo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • Thaynã Alves Bezerra Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • Anastácio Neco de Souza Filho Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • Geovani Alves dos Santos Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
  • Ferdinando Oliveira Carvalho Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.
Palavras-chave: Criança, Excesso de Peso, Educação Alimentar e Nutricional, Exercício Físico

Resumo

Objetivo: avaliar os efeitos de um programa de intervenção interdisciplinar de educação nutricional e prática de exercício físico sobre a composição corporal, perfil lipídico e conhecimento nutricional de escolares. Materiais e Métodos: ensaio clínico randomizado incluindo 33 escolares com excesso de peso (60,6% do sexo feminino; 8,6±1,0 anos; 39,3±7,0 kg; 133,3±7,4 cm; 22,0±2,8 kg/m2). Os participantes foram divididos em dois grupos, intervenção (n=14) e controle (n=19). O programa de intervenção foi composto por dez sessões de educação nutricional e 30 sessões de exercícios físicos, realizados com as crianças e seus pais durante dez semanas. As medidas antropométricas, níveis lipídicos, consumo alimentar e o escore de pontos no jogo digital foram avaliadas antes e após a intervenção. Resultados: O consumo energético no grupo de intervenção mostrou uma diminuição significativa (Δ=-503,40), em relação ao controle (Δ=-123,92) após a intervenção. Ao final do programa, foi observado aumento significativo para todas as variáveis do perfil lipídico das crianças do grupo controle (CT: Δ=24,58; HDL-c: Δ=4,7; LDL-c: Δ=15,48; e TG: Δ=38,26). Contudo, para os escolares do grupo intervenção houve apenas aumento significativo da HDL-c (Δ=14,7). Também se verificou que as crianças do grupo intervenção aumentaram o nível de conhecimento sobre alimentação saudável após intervenção, o que não aconteceu no grupo controle. Conclusão: A intervenção foi positiva para aumentar a HDL-c, diminuir o consumo energético, melhorar percentual de gordura e o conhecimento sobre alimentação saudável das crianças com excesso de peso.

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Publicado
2022-03-29
Como Citar
Santos, F. R. dos, Araújo, W. A. de, Bezerra, T. A., Souza Filho, A. N. de, Santos, G. A. dos, & Carvalho, F. O. (2022). Programa de educação nutricional e exercício físico para escolares com excesso de peso. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 15(93), 251-262. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1676
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original