Relação entre desempenho escolar e caracterí­sticas psicológicas em crianças com diferentes estados nutricionais

  • Mariana de Oliveira Chiorlin Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Obesidade e Emagrecimento da Universidade Gama filho - UGF
  • Cecí­lia Caixeta de Magalhães Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Obesidade e Emagrecimento da Universidade Gama filho - UGF
  • Karine Wlasenko Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Obesidade e Emagrecimento da Universidade Gama filho - UGF
  • Vagner Raso Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Obesidade e Emagrecimento da Universidade Gama filho - UGF
  • Francisco Navarro Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Obesidade e Emagrecimento da Universidade Gama filho - UGF
Palavras-chave: Desempenho escolar, Desnutrição, Obesidade, Crianças escolares

Resumo

O baixo desempenho escolar é um problema da realidade educacional brasileira por repercutir na vida da criança levando a prejuízos em múltiplas áreas. Dois importantes fatores que podem influenciar na capacidade de aprendizado são o estado nutricional e as características psicológicas da criança, visto que alimentação inadequada não irá garantir um bom desempenho de funções, e características psicológicas negativas podem determinar alterações na dinâmica do aprendizado. Este trabalho teve como objetivo investigar relação entre diferentes estados nutricionais e características psicológicas com desempenho escolar em crianças. Foi selecionada uma amostra de 60 crianças que foram classificadas segundo o método do IMC por idade e avaliadas de acordo com rendimento escolar e avaliação projetiva. Os resultados obtidos a partir da análise mostraram que não foi possível encontrar diferenças importantes entre desempenho escolar e diferentes estados nutricionais, somente foi possível observar que o baixo desempenho escolar está mais prevalente no sexo masculino. Quanto à avaliação projetiva puderam ser observados que 75% dos desenhos apresentaram traços de introversão, 41,6% imagem corporal moderadamente distorcida, 56,7% traços de fantasia, porém esta análise não foi importante comparada com os diferentes estados nutricionais. Neste estudo, observou-se que não há relação entre desempenho escolar com diferentes estados nutricionais e aspectos psicológicos na presente amostra analisada.

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Publicado
2007-02-04
Como Citar
Chiorlin, M. de O., Magalhães, C. C. de, Wlasenko, K., Raso, V., & Navarro, F. (2007). Relação entre desempenho escolar e caracterí­sticas psicológicas em crianças com diferentes estados nutricionais. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 1(1). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/6
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

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