Sono, hábito alimentar e alterações socioeconômicas no público infantil: efeitos da pandemia de covid-19

  • Fernanda Nascimento Hermes Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Departamento de Nutrição (DNU), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil.
  • Amanda Caroline Queiroz da ilva Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Departamento de Nutrição (DNU), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil.
  • Willian Silva Ribeiro Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Departamento de Educação Física (DEF), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil.
  • João Paulo Lima de Oliveira Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Departamento de Nutrição (DNU), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil.
  • Alessandro Teodoro Bruzi Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Departamento de Educação Física (DEF), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil.
  • Camila Maria de Melo Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Departamento de Nutrição (DNU), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil.
Palavras-chave: SARS-COV-2, Hábito alimentar, Sono, Pré-escolar

Resumo

O atual cenário de pandemia trouxe consequências para a saúde da população infantil, incluindo alterações no sono e comportamento alimentar. O presente estudo teve como objetivo avaliar as mudanças no sono, hábitos alimentares e estado socioeconômico durante a pandemia. Estudo longitudinal com 37 crianças entre 4-10 anos de idade de uma escola pública. Os hábitos de sono foram avaliados através do Questionário de Hábitos de Sono para Crianças (QSTC), a ingestão alimentar foi avaliada através do Recordatório de 24 horas, e os dados socioeconômicos foram coletados para caracterização da amostra. Foi observado um aumento no tempo total de sono (p<0,01) e uma diminuição da qualidade geral do sono (p<0,01). Houve uma redução no número de refeições consumidas (p<0,01). Observou-se maior consumo de alimentos ultraprocessados em relação aos in natura, sem alterações após a pandemia. Além disso, foi observado um declínio socioeconômico em 43,2% das famílias (p<0,01). Observou-se melhora na qualidade e duração do sono das crianças, redução no número de refeições por dia e perda de acesso à merenda escolar.

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Publicado
2025-07-18
Como Citar
Hermes, F. N., ilva, A. C. Q. da, Ribeiro, W. S., Oliveira, J. P. L. de, Bruzi, A. T., & Melo, C. M. de. (2025). Sono, hábito alimentar e alterações socioeconômicas no público infantil: efeitos da pandemia de covid-19. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 19(120), 484-494. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/2764
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original