Qualidade dos cardápios alimentares de uma Unidade de Alimentação e Nutrição em relação a legislação do Programa de Alimentação do Trabalhador
Resumo
Introdução: As unidades de alimentação e nutrição (UAN) são estabelecimentos que fornecem serviços de alimentação para respectivos contratantes com segurança e qualidade. O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) possui uma legislação referente à qualidade nutricional ofertada nestas refeições. Objetivo: Analisar a qualidade nutricional das refeições oferecidas em uma UAN em relação à legislação vigente. Materiais e métodos: Estudo transversal, realizado em uma UAN do município de Caxias do Sul-RS no período de março e abril de 2024. Foram analisados os cardápios oferecidos no horário do almoço de segunda à sexta feira e no lanche de sábado ofertados no mês de março de 2024. As variáveis analisadas foram: calorias, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gordura saturada, fibras, sódio e NDPCal, sendo comparado o ofertado por refeição com a legislação vigente do PAT. As análises estatísticas foram efetuadas no programa SPSS® versão 23.0, sendo significativo valor de P<0,05. Resultados: Foram analisados 21 cardápios dos dias da semana e cinco cardápios do final de semana. Maiores médias dos cardápios não conformes foram encontradas em relação aos carboidratos, gordura total e NDPCal (p<0,05). No final de semana, maiores médias de calorias foram averiguadas nos cardápios não conforme (p=0,005). Conclusão: Os cardápios analisados apresentam uma alternância entre conformidade e não conformidade das variáveis em cada dia. Com excesso de alguns nutrientes, mas com equilíbrio na maioria dos dias analisados, condição que se deve ao empenho do nutricionista e sua equipe para trazer o melhor para a saúde do colaborador.
Referências
-Azevedo, D.; Silva, G.; Campos, T. Avaliação da adequação de uma refeição em uma unidade alimentação e nutrição (UAN) aos parâmetros nutricionais do programa de alimentação do trabalhados (PAT). Revista Ciência (In) Cena. Vol. 1. Num. 9. 2022.
-Brasil. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde. 2014.
-Brasil. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília. 2006.
-Caetano, L.S.; Santos, L.A.; Sottero, S.C.B. Avaliação qualitativa de preparações dos cardápios de uma unidade de alimentação e nutrição de um município do nordeste. Segurança Alimentar e Nutricional. Vol. 30. Num. 00. p. e023008, 2023. DOI: 10.20396/san.v30i00.8667480.
-Costa dos Santos, C.; Machado, S.P.; Nogueira, V.C.; Sampaio, H.A.D.C., Farias, B.D.O.; Vieira, L.C.O. O fator inflamatório dietético está diretamente relacionado aos indicadores antropométricos de obesidade em trabalhadores de uma indústria metalúrgica. Nutr. clín. diet. Hosp. Vol. 39. Num. 3. 2019. p, 22-29.
-CFN. Conselho Federal dos Nutricionistas. Resolução nº 600 de 25 de fevereiro de 2018. Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, indica parâmetros numéricos mínimos de referência, por área de atuação, para a efetividade dos serviços prestados à sociedade e dá outras providências. Disponível em: <http://www.cfn. org.br/wpcontent/uploads/resolucoes/Res_600_2018.htm> Acesso em: 11/10/2023
-Guilherme, R.C.; e colaboradores. Alimentação do Trabalhador: uma avaliação em indústrias no nordeste do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. Vol. 25. Num. 10. 2020. p. 4013-4020.
-Justo, T.; Pilatti, P.; Trombim, P.; Longen, W. C. Condição de trabalho e renda como fatores que influenciam na qualidade da alimentação do trabalhador. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR. Vol. 26. Num. 3. 2022. DOI: 10.25110/arqsaud0e.v26i3.2022.9004.
-Oliveira, A. G. D.; e colaboradores. O nutricionista como promotor de qualidade e lucratividade em unidades de alimentação e nutrição. Episteme Transversalis. Vol. 11. Num. 3. 2020.
-Padilha, B.M.; Brandão, T.B.C.; Albuquerque, F.R.A.; Lima, M.F.; Freitas, R.M.S. Adequação nutricional de cardápios do almoço de uma empresa do ramo hoteleiro inscrita no Programa de Alimentação do Trabalhador. Segurança Alimentar e Nutricional. Vol. 28. Num. 00. 2021. p. e021029. DOI: 10.20396/san.v28i00.8659942.
-Rocha, G.G.; Miyage, A.M.C.; Guimarães, L.I; Cardoso, V.L.; Matias, A.C.G.; Spinelli, G.N. Abreu, E.S.. Caracterização de nutricionistas de unidades de alimentação e nutrição terceirizadas: dados demográficos, perfil de atuação e percepção de bem-estar. Rev. SimbioLogias. Vol. 9. Num. 12. 2017.
-Santos, E. C.; Abreu, L.; Seixas, P.; Brito, M. S. Descomplicando a Nutrição - fundamentos, aplicações e inovações na área alimentar. Saraiva Educação S.A. 2018.
-Silva, M.N.; Tagliapietra, B.L.; Agostini, C. Evaluation of the quality of menus offered to workers by a food service in north of Mato Grosso, Brazil. Research, Society and Development. Vol. 11. Num. 14. 2022. p. e576111436500, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i14.36500.
-Silva, G.G.; Raphaelli, C.O.; Weis, G.C.C. Avaliação quantiqualitativa dos hábitos alimentares e adequação dos cardápios ofertados a trabalhadores beneficiados pelo programa de alimentação do trabalhador: uma revisão bibliográfica. Brazilian Journal of Health Review. Vol. 5. Num. 3. 2022. p. 8291-8311.
-Silveira, A.M.; Uchida, N.S.; Amaral, L.A. DO; Biasuz, T.; Schmitt, V. Programa de alimentação do trabalhador: Composição nutricional e comparação com a ingestão diária recomendada em uma unidade de alimentação e nutrição. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 18. Num. 113. 2024. p. 327-336.
-Sgarbier, V. C. Avanços conceituais em nutrição humana: ciência e tecnologia de alimentos. Brasil: Editora da Universidade Estadual de Campinas. 2020.
Copyright (c) 2025 Gabriele Hennig, Vagner Reinaldo Zingalli Bueno Pereira, Natália Munaretti Willrich, Karen Mello de Mattos Margutti

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
