Prevalência de fatores associados aos riscos cardiovasculares em funcionários obesos ou com sobrepeso da limpurb na cidade de Salvador - Bahia

  • Everton Vasconcelos Ferreira Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF
  • Adriano Nascimento Reis Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF
Palavras-chave: Risco Cardiovascular, Sedentarismo, Obesidade Abdominal

Resumo

Introdução: A obesidade abdominal é hoje considerada uma doença sistêmica e multifatorial e esta relacionada ao surgimento de morbidades como doenças cardiovasculares, cérebro vasculares e diabetes. Uma das formas de mensurar é através da circunferência da cintura, ótimo indicador de obesidade abdominal. Intervenções relacionadas a promoção e prevenção da saúde, como incentivo a prática de atividade física é de grande importância, a pratica regular de atividade física trazem alterações desejáveis como benefícios cardiovasculares e controle da obesidade. O objetivo do trabalho foi avaliar a prevalência de fatores associados aos riscos cardiovasculares em funcionários com obesidade abdominal da LIMPURB na cidade de salvador- BA, no bairro de Castelo Branco. Metodologia: Estudo transversal, com amostra de 48 indivíduos, avaliação dos dados através de questionário estruturado, medidas antropométricas e aferição de pressão arterial. Resultados: Não participaram da amostra 29 indivíduos, sendo que dos 19 estudados 6 foram excluídos por apresentarem circunferência da cintura <94cm, a idade variou entre 45 e 55 anos com media de 49,46 anos. A prevalência foi de sedentarismo e alcoolismo com 69,23 e 53,84% respectivamente. Conclui-se que esta população necessita de políticas de incentivo a saúde tais como incentivo a pratica de atividade física.

Referências

- Carneiro, G.; Faria, A.N.; Ribeiro Filho, F.F.; Guimarães, A.; Lerário, D.; Ferreira, S.R.G.; Zanella, M.T. Influencia da Distribuição da Gordura Corporal Sobre a Prevalência de Hipertensão Arterial e Outros Fatores de Risco Cardiovascular em Indivíduos Obesos. Revista da Associação Medica Brasileira. São Paulo. vol. 49. Num. 3. 2003.

- Damascena, L.L.; Neto, N.P.; Pereira, V.A. Correlação Entre Obesidade Abdominal IMC E Risco Cardiovascular. Centro de Ciências da Saúde/ Departamento de Educação Física/ PROLICEN. 2003 Disponível em: < http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/xi_enid/prolicen/ANAIS/Area6/6CCSDEFPLIC02.pdf >. Acesso em: 14 de outubro de 2008.

- Lima, W.A.; Glaner, M.F. Principais Fatores de Risco Relacionados às Doenças Cardiovasculares. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Brasília. vol. 8. Num. 1. Jun. 2006. p.96-104.

- Martins, I.S.; Marinho, S.P. The potential of central obesity antropometric indicators as diagnostic tools. Revista de Saúde Pública, São Paulo, vol. 37, Num. 6, 2003.

- Matos, M.F.D. Silva, N.A.S.; Pimenta, A.J.M.; Cunha, A.J.L.A. Prevalência dos fatores de risco para doença cardiovascular em funcionários do Centro de Pesquisas da Petrobras. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. São Paulo, vol. 82, Num 1. 2004.

- Palmeira, C.S. Fatores de Risco Cardiovascular em funcionários de uma Instituição de Ensino Superior. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.

- Raskin, D.B.F.; Pinto-Neto, A.M.; Paiva, L.H.S.C.; Raskin, A.; Martinez, E.Z. Fatores Associados à Obesidade e ao Padrão Andróide de Distribuição da Gordura Corporal em Mulheres Climatéricas. Revista Brasileira de Epidemiologia. São Paulo. Vol. 1. Num. 3. 1998.

Publicado
2012-01-28
Como Citar
Ferreira, E. V., & Reis, A. N. (2012). Prevalência de fatores associados aos riscos cardiovasculares em funcionários obesos ou com sobrepeso da limpurb na cidade de Salvador - Bahia. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 2(11). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/109
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original