Associação entre relações familiares e comportamento alimentar de risco em adolescentes

  • Dominique Passarin Oliveira Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo-RS, Brasil.
  • Édipo Estery Monteiro Prefeitura Municipal de Carazinho, Carazinho-RS, Brasil.
  • Ana Luisa Sant'Anna Alves Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo-RS, Brasil.
Palavras-chave: Relações familiares, Comportamento alimentar, Adolescente

Resumo

Avaliar a associação entre as relações familiares e o comportamento alimentar de risco em adolescentes. Estudo transversal com estudantes de 14 a 18 anos de idade matriculados em escolas públicas de ensino médio da cidade de Carazinho no Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados a partir de questionário autoaplicável com quest´ões sobre as caracterí­sticas demográficas, classe econômica, comportamento alimentar, imagem corporal e de percepção do suporte familiar. Também foram aferidas as medidas de peso e altura para avaliação do estado nutricional. Os dados foram digitados e analisados em software estatí­stico. Para verificar a associação foi aplicado o teste de Exato de Fisher. Foram investigados 97 adolescentes com média de idade de 16,2 anos, a maioria era do sexo feminino (54,6%), pertencente à classe econômica B (46,1%) e eutróficos (78,4%). O comportamento alimentar de risco esteve presente em 48,5% dos adolescentes, 78,4% não apresentam insatisfação corporal e a baixa percepção de suporte familiar foi de 34,1%.  O estudo não demonstrou relação entre as variáveis investigadas, entretanto é importante considerar outros fatores não avaliados, como a escola, a rede social, as condições socioeconômicas e culturais, que podem influenciar no comportamento alimentar e imagem corporal.

Biografia do Autor

Dominique Passarin Oliveira, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo-RS, Brasil.

Nutricionista.

Édipo Estery Monteiro, Prefeitura Municipal de Carazinho, Carazinho-RS, Brasil.

Psicologo.

Ana Luisa Sant'Anna Alves, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo-RS, Brasil.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano e do curso de Nutrição.

Referências

-Alvarenga, M.; Figueiredo, M.; Timerman, F.; Antonaccio, C. Nutrição comportamental. Manole. 2015.

-Amazonas, M. C. L. A.; Damasceno, P. R.; Terto, L. M. S.; Silva, R. R. Arranjos familiares de crianças de camadas populares. Psicologia em Estudo. Vol. 8. Num. Spe. 2003. p. 11-20.

-Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas. ABEP. Critério de Classificação Econômica Brasil. Disponível em: <http://www.abep.org/codigosguias/ABEP-CCEB.pdf>. Acesso em: 21/11/2017.

-Bauman, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro. Jorge Zahar. 2001. p. 258.

-Baptista, M. N. Inventário de percepção de suporte familiar-IPSF: estudo componencial em duas configurações. Psicologia Ciência e Profissão. Brasília. Vol. 27. Num. 3. 2007. p. 496-509.

-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde; Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Vigitel Brasil 2016: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2016 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Brasília. Ministério da Saúde. 2017.

-Borges, L; Pacheco, J.T.B. Sintomas depressivos, autorregulação emocional e suporte familiar: um estudo com crianças e adolescentes. Estudos Interdisciplinares em Psicologia. Vol. 9. Num. 3. 2018. p. 132-148.

-Ferreira, J. E. S.; Veiga, G. V. Confiabilidade (teste-reteste) de um questionário simplificado para triagem de adolescentes com comportamentos de risco para transtornos alimentares em estudos epidemiológicos. Revista Brasileira de Epidemiologia. São Paulo. Vol. 11. Num. 3. 2008. p. 393-401.

-Freud, S. Sobre o narcisismo: uma introdução (1914). Vol XIV in: Edição Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro. Imago. 1977.

-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde Escolar 2015. Rio de Janeiro. IBGE. 2016.

-Melo, K. M.; Cruz, A. C. P.; Brito, M. F. S. F.; Pinho, L. Influência do comportamento dos pais durante a refeição e no excesso de peso na infância. Escola Anna NeryRevista de Enfermagem. Rio de Janeiro. Vol. 21. Num. 4. 2017. p. 1-6.

-Morais, N. S.; Miranda, V. P. N.; Priore, S.E. Imagem corporal de adolescentes do sexo feminino e sua associação à composição corporal e ao comportamento sedentário. Ciência e Saúde Coletiva. Vol. 23. Num. 11. 2018. p. 2693-2703.

-Organização Mundial da Saúde. Dados de referência de crescimento para 5-19 anos. Referência OMS 2007. IMC por idade (5-19 anos). Disponível em: <http://www.who.int/growthref/who2007_bmi_for_age/en/>. Acesso em: 22/08/2018.

-Pimenta, F.; Leal, I.; Maroco, J.; Rosa, B. Validação do Body Shape Questionarire (BSQ) numa amostra de mulheres de meia-idade. Atas do 9 Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Lisboa. Placebo. Editora LDA. 2012.

-Souza, A. A.; Cadete, M. M. M. O papel das famílias e da escola na formação de hábitos alimentares saudáveis de crianças escolares. Revista Pedagógica. Vol. 19. Num. 40. 2017. p. 136-154.

Publicado
2020-10-17
Como Citar
Oliveira, D. P., Monteiro, Édipo E., & Alves, A. L. S. (2020). Associação entre relações familiares e comportamento alimentar de risco em adolescentes. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 14(84), 59-65. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1169
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original