Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula

  • Marianne Lira de Oliveira Universidade Federal do Piauí­, Teresina, Piauí­, Brasil.
  • Delbana Pereira Rodrigues Universidade Federal do Piauí­, Teresina, Piauí­, Brasil.
  • Cássio Eduardo Soares Miranda Universidade Federal do Piauí­, Teresina, Piauí­, Brasil.
Palavras-chave: Adolescentes, Bullying, Imagem corporal

Resumo

Introdução: O bullying é um dos tipos de violência interpessoal que ocorre dentro do ambiente escolar e envolve atos de humilhação, ameaça e depreciação que, na maioria das vezes, acontece entre pares e tem como ví­timas mais frequentes as crianças e adolescentes. Objetivo: Analisar as práticas docentes de professores no ambiente escolar diante da temática do bullying associado à imagem corporal. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases eletrônicas: LILACS, PubMed e SciELO. Resultados: Foram identificadas 282 publicações, das quais apenas 04 responderam è questão norteadora e todas discorreram sobre práticas docentes diferentes, evidenciando como profissionais mais frequentes, os psicólogos, junto aos professores. Discussão: Um aspecto importante na fundamentação de propostas para novas práticas docentes dentro desta temática é o reconhecimento adequado do fenômeno bullying e os distúrbios de imagem corporal. Contudo, pesquisa realizada com o professor de educação fí­sica revela a falta de compreensão quanto à problemática por parte dos professores que não conseguem identificar o problema ou o naturaliza no cotidiano escolar. Conclusão: As práticas docentes têm se mostrado efetivas na minimização das situações de conflito, principalmente quando são desenvolvidas de maneira compartilhada com outros profissionais.

Biografia do Autor

Marianne Lira de Oliveira, Universidade Federal do Piauí­, Teresina, Piauí­, Brasil.

Fisioterapeuta (UFPI); Mestra em Saúde e Comunidade (UFPI).

Delbana Pereira Rodrigues, Universidade Federal do Piauí­, Teresina, Piauí­, Brasil.

Mestranda em Saúde e Comunidade (UFPI).

Cássio Eduardo Soares Miranda, Universidade Federal do Piauí­, Teresina, Piauí­, Brasil.

Doutor em Letras (UFMG) e Doutor em Psicologia (UFRJ), Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Comunidade, UFPI.

Referências

-Albuquerque, I.M.N.; Gomes, D.F.; Vasconcelos, A.M.M.; Aguiar, D.T.; Silva, T.B. Bullying na concepção de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. Revista de Enfermagem da UFSM. Vol. 5. Num. 3. 2015. p. 444-453.

-Bandeira, H.M.M.; Ibiapina, I.M.L.M. Prática educativa: entre o essencialismo e a práxis. Revista da FAEEBA -Educação e Contemporaneidade. Salvador. Vol. 23. Num. 42. 2014. p. 107-117.

-Barbosa, A.A.D.; Soares, M.S.; Pereira, J.M. Características associadas a vítimas de bullying nas escolas brasileiras. Revista da Universidade Vale do Rio Verde. Vol. 15. Num. 2. 2017. p. 791-799.

-Carvalho, C.M.R.G.; Silva, R.S.; Pereira, D.F.C.L.; Silva, K.M. Ações do Programa de Educação Tutorial (PET): intervenções para prevenção do bullying. Experiência: Revista Científica de Extensão. Vol. 3. Num. 1. 2017. p. 76-85.

-Costa, N.T.M.; Silva, A.C. Corpo e educação física escolar no ensino médio: a visão dos alunos. Revista Brasileira de Ciência do Esporte. Vol. 36. Num. 2. 2014. supl. p. S223-S237.

-Delunardo, C.S.; Santos, M.E. Bullying na Educação Física Escolar: a visão de professores da educação básica. Cadernos UniFOA. Vol. 10. Num. 29. 2015. p. 115-128.

-Fernandes, A.F.C.; Galvão, C.M. Métodos de revisão: não podemos banalizar! (Editorial). Revista Rene. Vol. 14. Num. 1. 2013. p. 1-2.

-Fernando, A.C. Violência e espaço escolar: um estudo acerca das manifestações de bullying na cidade de Manaus. Revista Fragmentos de Cultura. Vol. 26. Num. 1. 2016. p. 37-46.

-Garandeau, C.F.; Vartio, A.; Poskiparta, E.; Salmivalli, C. School Bullies’ intention to change behavior following teacher interventions: effects of empathy arousal, condemning of bullying, and blaming of the perpetrator. Prevention Science. Vol. 17. Num. 8. 2016. p. 1034-1043.

-Lira, A.G.; Ganen, A.P.; Lodi, A.S.; Alvarenga, M.S. Uso de redes sociais, influência da mídia e insatisfação com a imagem corporal de adolescentes brasileiras. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Vol. 66. Num. 3. 2017. p. 164-71.

-Martins, F.S.; Rech, R.R.; Halpern, R.; Pedroni, J.L.; Julianote, M.N.S.; Frata, B.; Zanol, F. Prevalência de sintomas para transtornos alimentares, sobrepeso e obesidade em escolares do município de Bom Jesus-RS. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 11. Num. 61. 2017. p. 31-38.

-Mendes, C.S. Prevenção da violência escolar: avaliação de um programa de intervenção. Revista da Escola de Enfermagem da USP. Vol. 45. Num. 3. 2011. p. 581-588.

-Morais, S.R.S; Ribeiro, M.S.S. Contribuições da formação continuada para a prática educativa no PROJOVEM urbano de Juazeiro-Bahia. REVASF. Vol. 4. Num. 6. 2017. p. 145-157.

-Oliveira, L.R.; Nunes, M.R. Programa anti-bullying no contexto escolar. Revista Perquirere. Vol. 14. Num. 1. 2017. p. 141-153.

-Parreira, F.R.; Rodrigues, J.S. Bullying nas aulas de educação física. Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia. Vol. 11. Num. 11. 2017. p. 59-75.

-Pereira, R.M.; Nascimento, F.N.; Araújo, T.K.R.G.; Campos, C.R.P. O bullying e o desvelar dos estereótipos corporais nas aulas de educação física -uma abordagem Freiriana. Revista Científica Internacional. Vol. 1. Num. 31. 2014. p. 227-267.

-Rocha, M.; Pereira, H.; Maia, R.; Silva, E.; Morais, N.; Maia, E. Aspectos psicossociais da obesidade na infância e adolescência. Revista de Psicologia, Saúde e Doenças. Vol. 18. Num. 3. 2017. p. 712-723.

-Scutti, C.S.; Seo, G. Y.; Amadeu, R.S.; Sampaio, R.F. O enfrentamento do adolescente obeso: a insatisfação com a imagem corporal e o bullying. Revista da Faculdade de Ciências Médicas. Vol. 16. Num. 3. 2014. p. 130-133.

-Silva, M.L.A.; Taquette, S.R.; Coutinho, E.S.F. Sentidos da imagem corporal de adolescentes no ensino fundamental. Revista de Saúde Pública. Vol. 14. Num. 3. 2014. p. 438-444.

-Souza, M.T.; Silva, M.D.; Carvalho, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Revista Einstein. Vol. 8. Num. 1. 2010. p. 102-106.

-Stelko-Pereira, A.C.; Amâncio, G.P. Avaliação de uma intervenção preventiva de bullying a adolescentes. Revista de Humanidade. Vol. 31. Num. 2. 2016. p. 458-473.

Publicado
2020-10-18
Como Citar
Oliveira, M. L. de, Rodrigues, D. P., & Miranda, C. E. S. (2020). Imagem corporal e bullying entre adolescentes: Práticas docentes na sala de aula. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 14(86), 443-450. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1291
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original