Influência das redes sociais e dietas da moda em adultos: um estudo descritivo

  • Ana Carolina Brasil e Bernardes Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), Pouso Alegre-MG, Brasil.
  • Gabriela Campioni Vilela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), Pouso Alegre-MG, Brasil.
  • Mayara Cintra Faria Machado Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), Pouso Alegre-MG, Brasil.
Palavras-chave: Obesidade, Sobrepeso, Dietas da moda, Redes sociais, Internet

Resumo

Introdução: a obesidade é caracterizada pelo alto índice de gordura corporal, já o sobrepeso quer dizer que a pessoa apresenta um peso há mais do que é recomendado para sua idade, sexo ou tamanho. A internet facilitou a busca por dietas, porém a maioria não apresenta embasamento científico e algumas pessoas começam a dieta apenas por acreditar que a perda de peso será fácil e rápida. Dentre as dietas da moda, as mais procuradas são as cetogênicas, low carb, da sopa e jejum intermitente, por apresentarem baixos teores de carboidratos e calorias. Objetivo: avaliar os impactos na saúde das dietas da moda realizadas por indivíduos sem acompanhamento de um profissional. Materiais e Métodos: a pesquisa é do tipo qualitativa e quantitativa e inicialmente foi realizada uma leitura de artigos científicos e revistas com referência ao tema, com a finalidade de aprimorar os conhecimentos e elaborar a pesquisa de campo com o intuito de obter informações sobre quais dietas são as mais pesquisadas e utilizadas. Resultados e discussão: a amostra foi composta por 127 pessoas, sendo que 92 seguiram alguma dieta da moda, onde prevaleceu o sexo feminino. Houve resultados nas dietas seguidas, porém, não foi mantido por muito tempo. Conclusão: fica evidente a importância das redes sociais como meio de divulgação de informações sobre saúde, entretanto, há uma preocupação relevante, pois, seguir qualquer dieta sem acompanhamento adequado aumenta o risco de danos à saúde.

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Publicado
2023-02-25
Como Citar
Brasil e Bernardes, A. C., Vilela, G. C., & Machado, M. C. F. (2023). Influência das redes sociais e dietas da moda em adultos: um estudo descritivo. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 17(106), 1-9. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/2186
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original