A prevalência de sobrepeso e obesidade em mulheres dos bairros centro e olaria do municí­pio de Cruzília-MG de acordo com o ní­vel sócio econômico

  • Adalgiza Mori Barros Novais Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho - Obesidade e Emagrecimento
Palavras-chave: Sobrepeso, Obesidade, Mulheres, Nível socioeconômico

Resumo

Objetivo: investigar e comparar a prevalência do sobrepeso e obesidadeem mulheres, de 18 a 60 anos, dos bairros Centro e Olaria do município de Cruzília, Minas Gerais, nas Unidades Básicas de saúde, de acordo com o nível socioeconômico. Materiais e Métodos: Tendo como pressuposto o referencial teórico (revisão de literatura) e uma pesquisa de campo com amostra probabilística obtida com base em cem (100) mulheres, sendo cinquenta (50) do bairro Centro e cinquenta (50) do bairro Olaria utilizou-se um questionário contendo as variáveis: sexo (feminino), idade (18 a 60 anos), escolaridade, nível socioeconômico (renda mensal, familiar, nº de contribuintes da renda e nº de pessoas que sobrevivem da renda), tempo de serviço, habitação e IMC. Resultados: De acordo com os resultados da aferição do IMC as mulheres do bairro Olaria apresentaram maior prevalência de sobrepeso (40%) quando comparadas às do Centro (36%). Discussão: Considerando o nível socioeconômico das participantes: nível mais elevado e maior escolaridade, menor sobrepeso/obesidade; nível mais baixo e menor escolaridade,maior sobrepeso/obesidade. O sobrepeso/obesidade foram definidos como variáveis dependentes comparadas às variáveis idade, escolaridade e rendas. Conclusão: Há prevalência de sobrepeso/obesidade tendo em vista o nível socioeconômico da população feminina do bairro Olaria. Os resultados sugerem ações e intervenções preventivas que incluam as variáveis alimentação e atividade física para prevenir e melhorar a qualidade de vida da população questionada.

Referências

-Abrante, M.M.; Lamounier, J.Á.; Colosimo, E.A. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Jornal Pediatria. Rio de Janeiro. Vol. 78. p. 335-340. 2002.

-Anez, C.R.R.; Petroski, E.L. O exercício físico no controle do sobrepeso corporal e da obesidade. Rev. Digital. Buenos Aires, ano 8, Núm. 52. 2002.

-Balaban, G.; Silva, G.A.P.; Motta, M.E.F.A. Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de diferentes classes socioeconômicas em Recife-PE. Rev. Bras. Saúde Matern. Infantil. Recife. Vol. 5. Núm. 1. p. 53-59. 2005.

-Brasil, Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica: obesidade em crianças e adolescentes. Brasília. MS. 2009.

-Campos, L.A.; Leite, I.J.M.; Almeida, P.C. Nível socioeconômico e sua influência de sobrepeso e obesidade em escolares adolescentes do município de Fortaleza. Rev. Nutric. Vol. 19. Núm. 5. p. 531-538. 2006.

-Dutra, C.L.; Araújo, C.L.; Bertoldi, A.D. Prevalência de sobrepeso em adolescentes: um estudo de base populacional em uma cidade no Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro. Vol. 22. Núm. 1. p. 151-162. 2006.

-EPI -INFO, versão 6.0, do CDC -OMS. Disponível em: http://www.epiinfo.com.br. Acesso em: 12/03/2011.

-Gigante, D.P.; e colaboradores. Prevalência de obesidade em adultos e seus fatores de risco. Rev. Saúde Pública. Vol. 31. Núm. 3. p. 236-246. 1997.

-Godoy-Matos, A.F.; Oliveira, J. Sobrepeso e Obesidade: diagnóstico. Projeto Diretrizes Sociedade Brasil de Endocrinologia e Metabologia. Conselho Federal de Medicina. 2004.

-Halpern, A. Obesidade. 4ª edição. São Paulo. Contexto. p. 20-30. 2000.

-Mendonça, C.P.; Anjos, L.A. Aspectos das práticas alimentares e da atividade física como determinantes do crescimento do sobrepeso/obesidade no Brasil. Cad. Saúde Pública. Vol. 20. Núm. 3. p. 698-709. 2004.

-Ronque, V.E.R.; e colaboradores. Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de alto nível socioeconômico de Londrina, Paraná. Rev. Nut. Vol. 18. Núm. 6. 2005.

-Sarture, J.B.; Neves, J.; Peres, K.G. Obesidade em adultos: estudo de base populacional num município de pequeno porte no sul do Brasil em 2005. Ciência & Saúde Coletiva. Vol. 15. Núm. 1. p. 105-113. 2005.

-Unfer, B.; Saliba, O. Avaliação do conhecimento popular e práticas cotidianas em saúde bucal. Revista de Saúde Pública. Vol. 34. Núm. 2. p. 190-195. 2000.

-Velasquez-Meléndez, G.; Pimenta, A.M.; Kac, G. Epidemiologia do Sobrepeso e Obesidade e seus fatores determinantes em Belo Horizonte-MG, Brasil: estudo transversal de base populacional. Rev. Panam. Saúde Pública. Vol. 16. Núm. 5. p. 308 –314. 2004.

-Zamai, C.A.; Morais, J.C. Análise da incidência de sobrepeso e obesidade entre escolares de 7 a 10 anos de uma escola pública do distrito de Sousas-SP. Disponível em: http://www.efdeportes.com. Rev. Digital. Buenos Aires. Ano 13. Núm. 121. 2008.

Publicado
2012-06-22
Como Citar
Novais, A. M. B. (2012). A prevalência de sobrepeso e obesidade em mulheres dos bairros centro e olaria do municí­pio de Cruzília-MG de acordo com o ní­vel sócio econômico. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 5(27). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/225
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original