A qualidade da dieta dos profissionais da estratégia de saúde da famí­lia de um distrito sanitário na cidade de Manaus-AM

  • Josimara Fernandes Moura Universidade Nilton Lins
  • Amanda Ferreira Marinho Graduanda no curso de graduação em Nutrição da Universidade Nilton Lins-Manaus-AM
Palavras-chave: Consumo alimentar, Trabalhador da saúde, Estratégia de saúde da família

Resumo

No que diz respeito ao trabalhador da atenção básica, poucos estudos relatam o aspecto nutricional. Este objetivou avaliar a qualidade da dieta de trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família no município de Manaus, AM que trabalham com promoção de saúde. Estudo quantitativo, descritivo, analítico e com dados primários que foram coletados, por meio de três entrevistas. Um total de 199 sujeitos foi elegível. Para obter a qualidade da dieta foram aplicados três recordatórios de 24h em com intervalo de 30 dias. Na análise de macronutrientes foi utilizado o software Diet Pro 5.1e o Stata 11.0. Contudo, constatou-se que a ingestão de macronutrientes na dieta desses profissionais está inadequada. Isso pode subsidiar a produção dados que permitam conhecer a realidade da saúde da população que trabalha com promoção saúde, com articulação na ação de assistência ao trabalhador e aquelas de prevenção de agravos e de controle de seus determinantes.

Referências

-Cordeiro, R.; Vilela, R.; Medeiros, M.; Gonçalves, C.; Bragantini, C.A.; Varolla, A.J.; e colaboradores. O sistema de vigilância de acidentes do trabalho de Piracicaba. São Paulo. Cad Saúde Pública. Vol. 21. Núm. 5. p. 1574-83. 2005.

-Freitas, A.C.; Marcolino, F.F.; Santos, I.G. Agentes Comunitários de Saúde da zona leste do município de São Paulo: um olhar para seu estado nutricional e consumo alimentar. Revista Brasileira em Promoção de Saúde. Vol. 21. Núm. 1. p. 3-12. 2008.

-Lima, C.G.; Basile, L.G. Estado Nutricional como fator de risco para doenças cardiovasculares entre funcionários de uma universidade privada. Rev Inst Ciênc Saúde. Vol. 27. Núm. 3. p. 233-6. 2009.

-Medeiros, M.A.T.; Cordeiro, R.; Zangirolani, L.T.O.; Garcia, R.W.D. Estado nutricional e práticas alimentares de trabalhadores acidentados. Revista Nutrição. Campinas. Vol. 20. Núm. 6. p. 589-602. 2007.

-Pallos, D.V. Estado Nutricional e consumo alimentar de indivíduos de diferentes áreas socioeconômicas de Ribeirão Preto: Comparação entre 1991/1993 e 2001/03. Dissertação de Mestrado em Enfermagem e Saúde Pública. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 2006.

-Petribbú, M.M.V.; Cabral, P.C.; Arruda, I.K.G. Estado nutricional, consumo alimentar e risco cardiovascular: um estudo em universitários. Revista Nutrição. Campinas. Vol. 22. Núm. 6. p. 837-846. 2009.

-Presoto, L.H. Promoção de saúde e qualidade de vida do trabalhador em hospitais estaduais da cidade São Paulo. Tese Doutorado em Saúde Pública. Faculdade de Saúde Pública. São Paulo. 2008.

-Souza, L.J.; Gicovate, N. C.; Chalita, F.E.B.; Reis, A.F.F.; Bastos, D.; Souto, F.J.T.D.; e colaboradores. Prevalência de obesidade e fatores de risco cardiovascular em Campos, Rio de Janeiro. Arq Bras Endocrinol Metab. Vol. 47. Núm. 6. p. 669-76. 2003.

-Tabela Brasileira de Composição de Alimentos -TACO. Versão 2. Campinas. Unicamp. 2006.10-Zaboto, C.B.; e colaboradores. Registro fotográfico para inquéritos dietéticos: utensílios e porções. Editora UFG. 1996.

Publicado
2012-12-21
Como Citar
Moura, J. F., & Marinho, A. F. (2012). A qualidade da dieta dos profissionais da estratégia de saúde da famí­lia de um distrito sanitário na cidade de Manaus-AM. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 6(33). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/234
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original