Efeitos de um programa de exercício físico supervisionado sobre a composição corporal após a cirurgia bariátrica: Relato de caso

  • Tharciano Luiz Teixeira Braga da Silva Doutorando em Ciências da Saúde do Núcleo de Pós-Graduação em Medicina da Universidade Federal de Sergipe/UFS e Especialista em Fisiologia do Exercício Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento da Faculdade de Medicina da USP/FMUSP.
  • Milene Tavares Fontes Doutoranda em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas/USP e Especialista em Fisiologia do Exercício e Prescrição de Treinamento/UGF.
  • Renata Dória Mariano Enfermeira Especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto do Câncer/INCA.
  • Marcelo Mendonça Mota Doutor em Ciências da Saúde e Professor da Faculdade Estácio de Sergipe - ESTÁCIO/FASE.
Palavras-chave: Treinamento, Obesidade, Avaliação Física

Resumo

A cirurgia bariátrica é indicada no tratamento da obesidade mórbida. Não está clara a contribuição do exercício físico para a redução do peso corporal após a cirurgia bariátrica. Apesar disso, já é consenso na literatura que a prática de exercício físico regular favorece diversos benefícios à saúde em diferentes estados de doença. Para um melhor prognóstico da cirurgia bariátrica, a equipe multidisciplinar é de fundamental importância. O programa de exercício físico supervisionado pode otimizar a redução do peso corporal após este tipo de cirurgia. O presente relato de caso teve como objetivo descrever o impacto de um programa de exercício físico supervisionado sobre a massa corporal, o percentual de gordura (%), massa gorda e massa magra de uma paciente submetida à cirurgia bariátrica.

 

ABSTRACT

Effects of the program of supervised exercise on body composition after bariatric surgery: case report 

Bariatric surgery is indicated for the treatment of morbid obesity. It is not clear contribution of exercise to reduce body weight after bariatric surgery. Nevertheless, it is a consensus that the practice of regular exercise promotes various health benefits in different disease states. For a better prognosis of bariatric surgery the multidisciplinary team it is fundamental. The supervised exercise program can optimize the reduction of body weight after this kind of surgery. This case report aims to describe the impact of a program of supervised exercise on body mass, body fat percentage (%), fat mass and lean mass in a patient undergoing bariatric surgery.
Publicado
2015-08-31
Como Citar
da Silva, T. L. T. B., Fontes, M. T., Mariano, R. D., & Mota, M. M. (2015). Efeitos de um programa de exercício físico supervisionado sobre a composição corporal após a cirurgia bariátrica: Relato de caso. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 9(52), 152-157. Recuperado de http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/389
Seção
Artigos Ciení­ficos - Original