Prevalência de excesso de peso e obesidade central em acadêmicos do curso de Medicina da Universidade UNIDERP

  • Felipe Cafure Universidade Anhanguera (UNIDERP)
  • José Schmidt Universidade Anhanguera (UNIDERP)
  • Lúcio Seabra Duré Universidade Anhanguera (UNIDERP)
  • Pedro Henrique Furbeta Universidade Anhanguera (UNIDERP)
  • Rafael Moraes Universidade Anhanguera (UNIDERP)
  • Rodrigo Arruda Universidade Anhanguera (UNIDERP)
  • Sandra Gaban Universidade Anhanguera (UNIDERP)
Palavras-chave: Estudantes, Sobrepeso, Hábitos de vida, Saúde

Resumo

Objetivo: Estimar a prevalência de obesidade, sobrepeso e obesidade central nos acadêmicos do curso de medicina da Universidade UNIDERP da cidade de Campo Grande-MS e avaliar a relação da obesidade nos acadêmicos quanto às variáveis do formulário (dados sociodemográficos, hábitos de vida, antecedentes pessoais e familiares). Métodos: foi um estudo transversal do tipo observacional quantitativo, com amostra composta por 295 acadêmicos que responderam a formulário personalizado. Para a avaliação dos dados antropométricos foi utilizado o Índice de Massa Corporal (IMC). A obesidade central foi determinada pela circunferência de cintura ≥ 88 cm para mulheres e ≥ 102 cm para homens. Resultados: As prevalências gerais foram: de 26,4% para sobrepeso, de 7,8% para obesidade e de 7,5% para obesidade central. Houve associação significativa entre excesso de peso e obesidade central com obesidade na infância, história familiar de obesidade e consumo de gordura animal. Houve associação significativa de excesso de peso com consumo diário ou 3-4 vezes/semana de bebida alcoólica e estudo diário menor que 2 horas fora da grade curricular. Conclusões: A prevalência de excesso de peso nos acadêmicos foi elevada e semelhante aos resultados dos estudos da população nacional.

Biografia do Autor

Felipe Cafure, Universidade Anhanguera (UNIDERP)

Acadêmico do 4 ano de medicina.

Referências

-Brandão, C. D. G.; Cunha, F. G. C. Obesidade e fatores de risco associados em alunos de medicina de uma faculdade privada de Vitória-ES. Revista da Associação Brasileira de Nutrição: Vol. 4. Num. 5. 2012.

-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vigitel Brasil 2011: Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Série G. Estatística e Informação em Saúde).

-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

-Cornier, M. A.; e colaboradores. The metabolic syndrome. Endocrine Reviews. Vol. 29. Num. 7. p. 777-822. 2008.

-Gaban, S.C.N. Excesso de peso e obesidade central em população adulta urbana –fatores associados e doenças relacionadas ao risco cardiovascular. Disponível em: <http://repositorio.cbc.ufms.br:8080/jspui/handle/123456789/1916>

-Mancini, M.C. e colaboradores. Obesidade e Doenças associadas. In: Tratado de Obesidade. Itapevi: AC Farmacêutica. p. 253-264., 2010.

-Marques, M. O. T. Prevalência de obesidade e sobrepeso em acadêmicos do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. Arquivos Catarinenses de Medicina. Vol. 38. Num. 1. 2009.

-Mota, M.C.; e colaboradores. Estilo de vida e formação médica: impacto sobre o perfil nutricional. Revista Brasileira de Educação Médica. Vol. 36. Num. 3. p. 358-368. 2012.

-Oliveira, L. P. M.; e colaboradores. Fatores associados a excesso de peso e concentração de gordura abdominal em adultos na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Cad Saúde Pública. Vol. 25. p. 570-582. 2009.

-Pavelka, J.C.; e colaboradores. Morbid obesity and endometrial cancer: surgical, clinical, and pathologic outcomes in surgically managed patients. Ginecology Oncology. Vol. 95. Num. 3. p. 588-592. 2004.

-Smolka, M.L.R.M.; Gomes, A.P.; Siqueira-Batista, R. Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas. Revista Brasileira de Educação Médica. Vol. 38. Num. 1. p. 5-14. 2014.

-Vedana, E.H.B.; Peres, M.A.; Neves, J.; Rocha, G.C.; Longo, G.Z. Prevalência de obesidade e fatores potencialmente causais em adultos em região do sul do Brasil. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. Vol. 52. Num. 7. p. 1156-1162. 2008.

-Vilares, S.M.F.; Mancini, M.C. Obesidade. In: Saad, M.J.A.; Maciel, R.M.B.; Mendonça, B. B. (Org.). Endocrinologia.Atheneu.2007. cap. 48. p. 1001-1021.

-WHO.World Health Organization. World health statistics. 2014.

Publicado
2018-02-06
Como Citar
Cafure, F., Schmidt, J., Duré, L. S., Furbeta, P. H., Moraes, R., Arruda, R., & Gaban, S. (2018). Prevalência de excesso de peso e obesidade central em acadêmicos do curso de Medicina da Universidade UNIDERP. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 12(69), 94-100. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/658
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original