Prevalência e fatores associados à obesidade em alunos com deficiência das escolas municipais de Montes Claros-MG

  • Alenice Aliane Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil.
  • Mariana Antunes Cordeiro Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil.
  • Barbara Stephany Borges Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil.
  • Elen Cristina Silva Costa Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil.
  • Rafaela Cordeiro de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil.
  • Nayara Fonseca Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil.
  • Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil.
Palavras-chave: Obesidade, Alunos com deficiência, Escolas públicas

Resumo

Objetivo: Analisar a prevalência e fatores associados à obesidade em alunos com deficiência das escolas municipais de Montes Claros-MG. Metodologia: Estudo descritivo de abordagem quantitativa, observacional, de corte transversal. Para realização deste estudo foi aplicado um questionário sócio demográfico e comportamental. Em seguida foi feita uma avaliação antropométrica da estatura e peso, para obtenção do Índice de Massa Corporal. Foi utilizada uma análise estatí­stica descritiva e o teste qui-quadrado. Resultados: Participaram do estudo 85 alunos com deficiências, das quais 50,6% (n=43) eram do sexo feminino e 49,4% (n=42) masculinos. Pode-se observar que a maioria da amostra encontra-se com perfil eutrofico (70,6%). Entretanto, a prevalência de alunos sobrepesos/obesos (29,4%) é acentuada. Pode-se observar associação significativa da alteração do IMC apenas com a variável ingestão de frutas (p= 0,007). Conclusão: O presente estudo apresentou elevada prevalência de sobrepeso e obesidade entre alunos com NEE e também foi identificada a inatividade fí­sica e maus hábitos alimentares, onde pode ser observada uma associação entre os alunos com obesidade e o consumo de frutas.

Biografia do Autor

Alenice Aliane Fonseca, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil.

Graduada em Educação Fí­sica Bacharelado pela Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Mariana Antunes Cordeiro, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil.

Graduada em Educação Fí­sica Licenciatura pela Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Barbara Stephany Borges Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil.

Graduada em Educação Fí­sica Licenciatura pela Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Elen Cristina Silva Costa, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil.

Graduada em Educação Fí­sica Licenciatura pela Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Rafaela Cordeiro de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil.

Graduada em Educação Fí­sica Licenciatura pela Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes

Nayara Fonseca Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil.

Discente do curso de Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais.

Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros-MG, Brasil.

Docente da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais.

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Publicado
2018-03-18
Como Citar
Fonseca, A. A., Cordeiro, M. A., Rodrigues, B. S. B., Costa, E. C. S., de Oliveira, R. C., Oliveira, N. F., & Reis, V. M. C. P. (2018). Prevalência e fatores associados à obesidade em alunos com deficiência das escolas municipais de Montes Claros-MG. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 12(70), 224-230. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/685
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original