Implicações da obesidade no climatério e menopausa

  • Aline Daniela Nesi Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Obesidade e Emagrecimento da Universidade Gama Filho - UGF. Bacharel em Nutrição pela Universidade do Vale do ItajaÃí
  • Ana Carolina Godoy Corradini Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Obesidade e Emagrecimento da Universidade Gama Filho - UGF. Bacharel em Nutrição pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
  • Mônica da Luz Felí­cio Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Obesidade e Emagrecimento da Universidade Gama Filho - UGF. Bacharel em Educação Fí­sica pela Universidade Regional de Joinville - UNIVILLE
Palavras-chave: Climatério, Menopausa, Obesidade

Resumo

Com o objetivo de identificar os fatores determinantes da obesidade no climatério e na menopausa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, selecionando 14 artigos publicados entre 2000 e 2007 e livros a partir do ano de 1998. Os estudos foram realizados com 6500 mulheres com média de idade de 40 a 65 anos. Dentre os trabalhos analisados 08 não demonstraram relação entre obesidade e climatério ou menopausa, 02 associaram positivamente o aumento de peso com esta fase da vida da mulher. Alguns estudos (n=02) associaram o estado menopausal com aumento das concentrações de colesterol total e LDL-colesterol, além de diminuição do HDL-colesterol. O aumento de peso não teve relação com o uso ou não de terapia de reposição hormonal. Concluiu-se que a prevalência de sobrepeso e obesidade no climatério e menopausa não seria somente influenciada por fatores hormonais, mas também por fatores de estilo de vida como a falta de atividade física, alimentação hipercalórica e hiperlipídica e tabagismo, além de fatores psicossociais. Outros estudos devem ser feitos, mas de acordo com a análise realizada sugere-se o aumento de programas educacionais que promovam melhorias no estilo de vida como hábito alimentar saudável e inserção de atividade física regular.

Referências

- Aldrighi, J.M.; e colaboradores. Tabagismo e antecipação da idade da menopausa. Ver Assoc Med Bras, v. 51, n. 1, São Paulo, 2005.

- Aldrighi, J.M.; Asakura, L. Gordura alimentar e climatério. Rev Assoc Med Bras. v. 47, n. 3, São Paulo, 2001.

- Carr, M.C. The emergence of the syndrome with menopause. J Clin Endocrinol Metab, v. 88, n. 6, Washington, 2003.

- De Angelis, R.C. Obesidade: prevenção nutricional. Rev Nutrição em Pauta, n. 72. São Paulo, 2005.

- De Lorenzi, D.R.S.; e colaboradores. Prevalência de sobrepeso e obesidade ao climatério. Rev Bras Ginecol Obstet, v. 27, Rio de Janeiro, 2005 a.

- De Lorenzi, D.R.S.; e colaboradores. Fatores indicadores da sintomatologia climatérica. Rev Bras Ginecol Obstet, v. 27, n. 1, Rio de Janeiro, 2005 b.

- De Lorenzi, D.R.S.; e colaboradores. Fatores associados à qualidade de vida após menopausa. Rev Bras Ginecol Obstet, v. 52, n. 5, Rio de Janeiro, 2006.

- Fernades, A.M.S.; e colaboradores. Avaliação do índice de massa corpórea em mulheres atendidas em ambulatório geral de ginecologia. Rev Bras Ginecol Obstet, v. 27, v. 2, Rio de Janeiro, 2005.

- Halbe, H.W. Tratado de ginecologia. 3 ed. São Paulo: Roca, 2000.

- Halpern, A.; Mancini, M.C. Como diagnosticar e tratar a obesidade. Rev Bras Med, v. 54, São Paulo, 1998.

- Lima Júnior, J.A.T.; e colaboradores. Variação no índice de massa corporal em usuárias de terapia de reposição hormonal. Rev Bras Ginecol Obstet, v. 22, n. 4, Rio de Janeiro, 2000.

- Lins, A.P.; Sichieri, R. Influência da menopausa no índice de massa corporal. Arq Bras Endocrinol Metab, v. 45, n. 3, São Paulo, 2001.

- Lopes, I.M.; e colaboradores. Aspectos genéticos da obesidade. Rev Nutr, v. 17, n. 3, Campinas, 2004.

- Melo, N.R.; e colaboradores. Como diagnosticar e tratar climatério. Rev Bras Ginecol Obstet, v. 57, Rio de Janeiro, 2000.

- Monteiro, R.C.A;. e colaboradores. Efeito de um programa misto de intervenção nutricional e exercício físico sobre a composição corporal e s hábitos alimentares de mulheres obesas em climatério. Rev Nutr, v. 17, n. 4, Campinas, 2004.

- Montilla, R.N.G.; e colaboradores. Avaliação do estado nutricional e do consumo alimentar de mulheres no climatério. Rev Assoc Med Bras, v. 49, n. 1, São Paulo, 2003.

- Nakash, M.B.; e colaboradores. Evaluación nutricional em mujeres mexicanas posmenopausicas con síndrome metabólico. Rev Ginecol Obstet Mex, v. 75, n. 2, México, 2007.

- Oliveira, A.; Mancini Filho, J. Perfil nutricional e lipídico de mulheres na pós-menopausa com doença arterial coronariana. Arq Bras Cardiol, v. 84, n. 4, São Paulo, 2005.

- Oliveira, H.C. Tratado de ginecologia Febrasgo, v. 2. Rio de Janeiro, 2000.

- Pinheiro, A.R.O.; e colaboradores. Uma abordagem epidemiológica da obesidade. Rev Nutr, v. 17, n. 4, Campinas, 2004.

- Raskin, D.B.F.; e colaboradores. Fatores associados à obesidade e ao fator andróide de distribuição de gordura corporal em mulheres climatéricas. Rev Bras Ginecol Obstet, v. 22, n. 7, Rio de Janeiro, 2000.

- Sclowitz, I.K.T.; e colaboradores. Prevalência e fatores associados a fogachos em mulheres climatéricas e pós-climatéricas. Cad Saúde Pública, v. 21, n. 2, Rio de janeiro, 2005.

- Silva, R.B.; e colaboradores. Atividade física habitual e risco cardiovascular na pós-menopausa. Rev Assoc Med Bras, v. 52, n. 4, São Paulo, 2006.

- Sousa, R.L.; e colaboradores. Fidedignidade do teste-reteste na aplicação do índice Menopausal de Blatt e Kupperman. Rev Bras Ginecol Obstet, v.22, n.8, Rio de Janeiro, 2000.

- Wolff, L.P.G.; e colaboradores. Avaliação do endométrio em menopausadas após uso de isoflavonas. Rev Assoc Med Bras, v. 52, n. 6, São Paulo, 2006.

Publicado
2012-01-15
Como Citar
Nesi, A. D., Corradini, A. C. G., & Felí­cioM. da L. (2012). Implicações da obesidade no climatério e menopausa. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 2(8). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/73
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original