A educação alimentar associada ao exercí­cio fí­sico regular, pode promover o emagrecimento em crianças obesas?

  • Paula Veras Uessugue Cardoso Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho em Obesidade e Emagrecimento. Nutricionista formada pela Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Aline Godoy De Souza Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho em Obesidade e Emagrecimento. Nutricionista formada pela Universidade Católica de Brasí­lia (UCB)
Palavras-chave: Obesidade infantil, Reeducação alimentar, Atividade física

Resumo

Introdução: A obesidade infantil caracteriza-se por uma doença crônica e com causa multifatorial, onde o crescimento desta patologia acontece constantemente e está associada na maioria das vezes com a criação do hábito alimentar errôneo, favorecendo também o surgimento de complicações. O sedentarismo aparece com freqüência devido às comodidades presentes na vida cotidiana fazendo com que haja um menor estímulo. Objetivo: Analisar a associação da atividade física e reeducação alimentar na redução da obesidade infantil. Revisão da Literatura: A obesidade infantil pode ser definida como excesso de gordura corporal e há freqüência nas causas tanto de fatores genéticos, como de fatores ambientais. As conseqüências da obesidade surgem simultaneamente com o crescimento da doença. O tratamento da obesidade infantil poderá começar com a ajuda dos pais no favorecimento da reeducação alimentar. O combate ao sedentarismo torna-se o enfoque principal no tratamento e prevenção da obesidade, favorecendo o aumento do gasto energético. Conclusão: Os pais das crianças obesas apresentam papel importante nesta fase da vida, pois os mesmos estão à frente deste tratamento e prevenção de patologias. A prática de atividade física freqüente reduz assim o sedentarismo aumentando o gasto de energia e juntamente com orientações nutricionais que favorecem a reeducação alimentar com conseqüentes mudanças no estilo de vida, aumentando a qualidade de vida, sendo atitudes necessárias para prevenir e tratar a obesidade.

Referências

- Baruki, S.B.S.; Rosado, L.E.F.P.L.; Rosado, G.P.; Ribeiro, R.C.L. Associação entre Estado Nutricional e Atividade Física em Escolares da Rede Municipal de Ensino em Corumbá-MS. Revista Brasileira de Medicina Esporte. Corumbá-MS. Vol.12. Num. 2. 2006. p. 90-94.

- Fernandes, I.T.; Gallo, P.R.; Advíncula. A.O. Avaliação antropométrica de pré-escolares do Municipio de Mogi-Guaçú, São Paulo-SP: subsídios para políticas públicas de saúde. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. Recife. Vol. 6. Num. 2. 2006. p. 217-222.

- Guerra, I. Nutrição e Atividade Física no Tratamento da Obesidade Infantil. Nutrição em pauta. São Paulo-SP. Ano 16. Num. 88. 2008. P. 36-39.

- Gibney, M.J.; Macdonald, I.A.; Roche, H.M. Nutrição & Metabolismo. Rio de Janeiro. Guanabara. 2006. p. 293-308.

- Leal, D.B. Atividade Física e Crianças. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 11. Nº 105. 2007.

- Luiz, A.M.A.G.; Gorayeb, R.; Júnior, R.D.R.L.; Domingos, N.A.M. Depressão, Ansiedade e Competência Social em Crianças Obesas. Estudos de Psicologia. São José do Rio Preto-SP. Vol. 10. Num. 1. 2005. p. 35-39.

- Melo, E.D.; Luft, V.C.; Meyer, F. Atendimento Ambulatorial Individualizado Versus Programa de Educação em Grupo: Qual Oferece mais Mudanças de Hábitos Alimentares e Atividade Física em Crianças Obesas?. Jornal de Pediatria. Rio de Janeiro-RJ. Vol. 80. Num. 6. 2004. p. 468-474.

- Neto, F.T. Nutrição clínica. Rio de Janeiro. Guanabara. 2003. p. 185-195.

- Novaes, J.F.; Franceschini, S.C.C.; Priore, S.E. Obesidade Infantil: um distúrbio nutricional em ascensão no mundo moderno. Revista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. São Paulo-SP. V. 32. Num 1. 2007. P. 59-75.

- Siqueira, R.S; Monteiro, C.A. Amamentação na infância e obesidade na idade escolar e famílias de alto nível socioeconômico. Revista de Saúde Pública. São Paulo-SP. Vol. 41. Num. 1. 2007. p . 5-12.

- Souza, A.F.; Poltronieri, F.; Marreiro, D.N. Participação do Cálcio na Obesidade. Revista da Sociedade Brasileira de alimentação e Nutrição. São Paulo- SP. Vol. 33. Num. 1. 2008. P. 117-130.

- Veiga, V.G.; e colaboradores. Índice de massa corporal na avaliação de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes: concordâncias e controvérsias. Revista da Sociedade Brasileira de alimentação e Nutrição. São Paulo-SP. V. 28. Dez. 2004. P. 109-124.

- Vieira, L.B.C.; e colaboradores. O uso do índice de alimentação saudável na alimentação infantil. Revista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. São Paulo-SP. V. 32. Num; 3. Dez. 2007. P. 95-102

Publicado
2012-01-15
Como Citar
Cardoso, P. V. U., & Souza, A. G. D. (2012). A educação alimentar associada ao exercí­cio fí­sico regular, pode promover o emagrecimento em crianças obesas?. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 2(10). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/95
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original