Elaboração de uma cartilha de orientações para os jovens sobre o comer intuitivo
Resumo
As cartilhas de orientações são instrumentos que procuram auxiliar e orientar os jovens, de uma forma clara, objetiva e com base científica, a rever conceções sobre dietas e regras impostas pela sociedade através do esclarecimento sobre o Comer Intuitivo e como ele pode auxiliar a manter uma relação saudável com a comida. A elaboração do material decorreu em três etapas: construção da caderneta educativa, análise e validação do material educativo pela orientadora e análise e revisão por uma nutricionista especialista em cuidados nutricionais humanizados, utilizando um questionário adaptado do Suitability Assessment of Materials (SAM), ( Sousa e colaboradores, 2015). Os critérios adotados para a escolha da profissional de nutrição para auxiliar no processo de validação da cartilha, se deu devido ao facto de seu conhecimento sobre nutrição comportamental e ter experiência com abordagem sobre o comer intuitivo. A escolha do tema surgiu a partir de discussões sobre como a nutrição hoje em dia está muito focada no que pode ou não ser consumido e na procura do corpo “perfeito”, de acordo com os padrões estéticos impostos pela sociedade mundial. Um dos aspetos apontados pela especialista foi da proximidade com o leitor, o uso de linguagem positiva e que se dirija a ele. Outro ponto foi a não adequação do tamanho dos textos e o uso da linguagem, dado que não seria o ideal para o público-alvo, os jovens. A cartilha é um material relevante e inovador no ensino de uma alimentação saudável, considerando os aspetos fisiológicos, emocionais e culturais, promovendo a saúde e a qualidade de vida.
Referências
-Alvarenga, M.; e colaboradores Nutrição Comportamental. 2ª edição. Manole. 2019. p. 1-549.
-Brasil. Ministério da Saúde. Alimentação saudável. Biblioteca Virtual em Saúde. 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/alimentacao-saudavel/ Acesso em: 23/05/2022.
-Deram, S. O peso das dietas. Rio de Janeiro. GMT Editores. 2018. 256 p.
-Donini, A. B. Alimentação intuitiva na Atenção Primária: prática do nutricionista e percepção do usuário. Revista de Aps. Vol. 22. Núm. 4. p. 746-766. 2021.
-Echer, I. C. The development of handbooks of health care guidelines. Revista latino-americana de enfermagem. Vol. 13. Núm. 5. p. 754-757. 2005.
-Gloria, N.F.; Carvalho, M.C.; Seixas, C.M.; Barcellos, D.M. Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. Vol. 15. Núm. 3. 2021.
-Montani, J.-P.; Schutz, Y.; Dulloo, A. G. Dieting and weight cycling as risk factors for cardiometabolic diseases: who is really at risk?. Obesity Reviews. Vol. 16. p. 7-18. 2015.
-Neumark-Sztainer, D.; Wall, M.; Guo, J.; Story, M.; Haines, J.; Eisenberg, M. Obesity, Disordered Eating, and Eating Disorders in a Longitudinal Study of Adolescents: how do dieters fare 5 years later?. Journal Of The American Dietetic Association. Vol. 106. Núm. 4. p. 559-568. 2006.
-Penaforte, F. R.; Matta, N. C.; Japur, C. C. Associação entre estresse e comportamento alimentar em estudantes universitários. Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde. Vol. 11. Núm. 1. p. 1-25. 2016.
-Rossi, A.; Moreira, E. A. M.; Rauen, M. S. Determinantes do comportamento alimentar: uma revisão com enfoque na família. Revista de Nutrição. Vol. 21. Núm. 6. p. 739-748. 2008.
-Saarni, S.; Rissanen, A.; Sarna, S.; Koskenvuo, M.; Kaprio, J. Weight cycling of athletes and subsequent weight gain in middleage. International Journal of Obesity. Vol. 30. Núm. 11. p. 1639-1644. 2006.
-Scrinis, G. Nutricionismo: a ciência e a política do aconselhamento nutricional. Editora Elefante. 2021.
-Sousa, C. S.; Turrini, R. N. T.; Poveda, V. B. Tradução e adaptação do instrumento suitability assessment of materials (SAM) para o português. Revista de Enfermagem UFPE on line. Vol. 9. Núm. 5. p. 7854-7861. 2015.
-Tribole, E.; Resch, E. Comer Intuitivo. Rio de Janeiro. GMT Editores. 2021. 448 p.
Direitos de Autor (c) 2023 Hellen Elias Viveiros de Ávila, Henrique Eduardo Hass, Laís Sabrine de Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçao do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).