Influência da mí­dia no perfil nutricional de crianças pré-escolares da cidade de Gaspar-SC

  • Jaine Monteiro Centro Universitário Dante, Itajaí­-SC, Brasil.
  • Tainara Goedert Centro Universitário Dante, Itajaí­-SC, Brasil.
  • Roseane Leandra da Rosa Centro Universitário Dante, Itajaí­-SC, Brasil.
Palavras-chave: Média, Marketing, Alimentação infantil, Estado nutricional

Resumo

Os primeiros anos de vida têm grande influência no desenvolvimento do indiví­duo. é nesse perí­odo que se estruturam as preferências alimentares, assim como, estão propensas a influências da mí­dia, devido à alta exposição como forma de entretenimento diário. Com isso, o presente artigo tem como objetivo avaliar a influência da mí­dia no perfil nutricional de crianças em idade pré-escolar matriculadas em um centro de educação infantil (CEI) do municí­pio de Gaspar-SC. A pesquisa foi realizada com crianças de dois a seis anos de idade numa creche municipal de Gaspar-SC. Para participar da pesquisa as crianças apresentaram o termo de consentimento livre esclarecido assinado pelos responsáveis, bem como o questionário semiestruturado que abordava os hábitos alimentares das crianças e influência das mí­dias sociais. Posterior, as crianças foram pesadas e medidas para verificação do seu estado nutricional. As quais foram classificadas de acordo com as curvas da organização mundial de saúde (2007). Participaram da pesquisa 81 crianças, as quais foram em sua maioria (96,29%) identificadas como eutróficas. Além disso, verificou-se que as crianças possuem televisão em casa e no próprio quarto, realizando pelo menos uma refeição na frente da televisão. Ainda, pode-se observar que a maioria das crianças realizam de 3 a 5 refeições diárias e ao irem ao supermercado solicitam guloseimas.

Biografia do Autor

Roseane Leandra da Rosa, Centro Universitário Dante, Itajaí­-SC, Brasil.

Nutricionista. Doutora em Ciências Farmacêuticas com ênfase na área de Produtos Naturais e Substâncias Bioativas, pela Universidade do Vale do Itajaí­, 2017. Mestre em Ciências Farmacêuticas também pela Universidade do Vale do Itajaí­, 2013. Pós Graduada em Nutrição Clí­nica Funcional e Fitoterapia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011 e graduada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, 2009. Especialização em andamento em Terapias Integrativas e Complementares pelo Instituto IBRATE, 2019. Experiência docente de 2014 a 2018, atuando principalmente em disciplinas relacionadas a nutrição clí­nica, nutrição esportiva, saúde coletiva e metodologia cientí­fica, além da orientação de estágio e trabalhos de conclusão de curso na Graduação em Nutrição e no Curso de Educação Fí­sica. Experiência na gestão, estando a frente da coordenação do Curso de Nutrição da UNIVALI de 2015 a 2018. Atualmente docente do Curso de Nutrição da Faculdade Metropolitana de Blumenau e da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Coordenadora do Curso de Nutrição do Centro Universitário Leonardo da Vinci, Santa-Catarina.

Referências

-Brasil, Ministério da Saúde. Incorporação das curvas de crescimento da organização mundial da saúde de 2006 e 2007 no Sisvan. Brasília-DF. 2007.

-Brasil. Sociedade Brasileira de Pediatria. Alimentação na infância. Rio de Janeiro. 2017.

-Engler, R.D.C.; Guimarães, L.H.; Lacerda, A.C.G. Design e consumo: A influência da mídia sobre a obesidade infantil.Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento de Design. Belo Horizonte. Vol. 9. Num. 2. 2016. p. 1-13.

-Fiates, G.M.R.; Amboni, R.D.M.C.; Teixeira, E.V. Marketing, hábitos alimentares e estado nutricional: Aspectos polêmicos quando o tema é o consumidor infantil. Alimentos e Nutricionistas. Vol. 17. Num. 1. 2006, p. 1-9.

-Fidelix, H.N. A Influência da mídia nos hábitos alimentares de crianças em uma escola no município de Cariacica.TCC de Nutrição. Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo. 2015.

-Kormann, M. E.; Reinert, M.; Pappiani, C.; Rosa, R.L. A influência do marketing nos hábitos alimentares e estado nutricional de escolares de uma escola pública do Município de Indaial-SC. Revista Nutrição em Pauta. Vol. 27. Num. 155. 2019. p. 19-25.

-Muniz, C.L.; Assunção, F.C.M.; Gigante, P.D.; Karnoppa, N.V.E.; Santos, I.; Schafer, A.A.; Souza. Consumo alimentar de crianças menores de seis anos conforme o grau de processamento. Vol. 1. Num. 1. 2016. p. 1-9.

-Oliveira, F.A.; Oliveira, M.L.; Ferreira, A.R.O.; Machado, M.F. O papel da alimentação saudável no processo de desenvolvimento infantil e a responsabilidade do professor no quesito formação de hábitos saudáveis. Revista de Humanidade. Tecnologia e Cultura. Vol. 8. Num. 1. 2018. p. 1-7.

-Ramos, S.L.M.E.; Santos, F.S.L.; Silva, M.C.S. Perfil nutricional de crianças na escola. Revista atenção saúde. Vol. 15. Num. 51. 2017. p. 2-6.

-Ritter, J.R.M. O uso da internet por crianças do ensino fundamental. TCC de Nutrição. Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Educação na Cultura Digital. 2016.

-Reis, D.E.; Silva, A. H. A influência da criança na decisão de consumo da família nas compras em supermercado. TCC de Nutrição. Campus Santana do Livramento. 2017.

-Santana, M.K.L.; Oliveira, C.M.; Clemente, H.A. Influência da publicidade de alimentos direcionada ao público infantil na formação de hábitos alimentares. Revista Uni-RN. Vol. 14. Num. 1/2. 2015. p. 1-12.

-Santos, L.D.S.F.; Silva, S.C.M.; Ramos, E.M.L.S. Perfil nutricional de crianças de uma escola em Belém. Revista Atenção em Saúde. Vol. 15. Num. 51. 2017. p. 2-6.

-Silva, G. A. P.; Costa, K. A. O.; Giugliani, E. R.J. Alimentação infantil: além dos aspectos nutricionais. Jornal de Pediatria. Vol. 92. Num. 3. 2016. p. 2-10.

Publicado
2020-10-17
Como Citar
Monteiro, J., Goedert, T., & Rosa, R. L. da. (2020). Influência da mí­dia no perfil nutricional de crianças pré-escolares da cidade de Gaspar-SC. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 14(84), 125-130. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1192
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original