Nível de discrepância e insatisfação da imagem corporal em acadêmicas do curso de Educação Física do Bacharelado e Licenciatura

  • Leyla Regis de Meneses Sousa Carvalho Doutora em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e professora do Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA, Teresina-PI, Brasil.
  • Bárbara Luana Mendes Rocha Acadêmica do Bacharelado em Educação Física, Teresina-PI, Brasil.
  • Dayanne Rose Brito da Silva Acadêmica do Bacharelado em Educação Física, Teresina-PI, Brasil.
Palavras-chave: Corpo, Educação Física, Estudantes, Imagem corporal

Resumo

Introdução: Imagem corporal é a forma como o corpo se apresenta para o sujeito, isto é, uma interpretação mental, seguida por uma autoavaliação da imagem física experimentada. Objetivo: Diagnosticar o nível de discrepância e a insatisfação da imagem corporal em acadêmicas do curso de Educação Física do bacharelado e licenciatura. Materiais e Métodos: Participaram do estudo 110 acadêmicas do sexo feminino, sendo 55 do curso de bacharelado e 55 do curso de licenciatura em Educação Física com média de idade de 21,15 (±3,69) anos. Foram aplicadas escalas de silhuetas feminina proposta por Kanno (2009) para avaliar a discrepância e consequente nível de insatisfação da imagem corporal. As escalas siluetas foram aplicadas com o seguinte questionamento: Como você percebe seu corpo (Imagem Real (IR)? Qual silhueta gostaria de ter (Imagem Idea (II)? Os dados foram calculados no software PSPP e o R (versão 3.6.1). Resultados: A insatisfação das acadêmicas do bacharelado foi de (70,91%) e licenciatura (40,0%). As acadêmicas do curso de licenciatura mostraram-se medianamente insatisfeitas (29,09%), tendo em vista que, se identificaram com a silhueta (4) componente considerado ectomorfo (magreza) e idealizaram silhueta (3) (hipertrofia) resultando discrepância 01, considerada leve discrepância, enquanto que, as acadêmicas do bacharelado manifestaram insatisfação de (25,45%), tendo em vista que, se identificam com a silhueta (8) componente considerado endomorfo (sobrepeso) e idealizaram silhueta (3) (hipertrofia) resultando em discrepância 05, sugerindo insatisfação elevada. Conclusão: As alunas o bacharelado estão mais insatisfeitas em relação às alunas da licenciatura, indicando insatisfação elevada em relação ao próprio corpo.

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Publicado
2024-01-21
Como Citar
Carvalho, L. R. de M. S., Rocha, B. L. M., & Silva, D. R. B. da. (2024). Nível de discrepância e insatisfação da imagem corporal em acadêmicas do curso de Educação Física do Bacharelado e Licenciatura. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 18(112), 62-73. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/2340
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original