Avaliação dos índices de desperdício de alimentos em UAN militar de médio porte

  • Marcos Rafael Sousa Ferreira Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiás (IFGOIANO), Departamento de Tecnologia de Alimentos, Rio Verde, Goiás, Brasil.
  • Amanda Mattos Dias Martins Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Departamento de Tecnologia de Alimentos, Seropédica-RJ, Brasil.
  • Marco Antônio Pereira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiás (IFGOIANO), Departamento de Tecnologia de Alimentos, Rio Verde, Goiás, Brasil.
  • Leandro Pereira Cappato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiás (IFGOIANO), Departamento de Tecnologia de Alimentos, Rio Verde, Goiás, Brasil.
Palavras-chave: Resíduos alimentares, Desperdício em restaurante, Resto ingesta, Sobra suja

Resumo

O desperdício de alimentos é um problema encontrado em toda a cadeia produtiva, do plantio até a mesa dos consumidores. Neste cenário as UAN-apresentam como um dos setores que contribuem com parte desse desperdício. O presente estudo teve como objetivo a avaliação de desperdício de alimentos em uma UAN militar de médio porte e avaliar o desperdício entre os salões A, B e C, onde os militares se alimentam de acordo com sua patente. Para realização do trabalho, foi realizado uma pesquisa quantitativa através da coleta de dados durante o almoço, que ocorre no período das 11:30 às 13:45, durante 5 dias entre o mês de novembro e dezembro de 2021. A porcentagem de desperdício de sobras sujas teve média de 10% para os 05 dias avaliados, ou seja, acima de 3%, valor recomendando e aceitável para uma UAN, de acordo com a literatura. Outro resultado obtido, foi a presença de um maior desperdício de RI e de sobra per capita no salão A, composto por soldados e cabos, militares de patente e escolaridade mais baixas. Estes resultados podem estar relacionados a falta de conscientização para questão dos desperdícios. Assim, a partir das características verificadas para UAN avaliada, são necessárias medidas a fim de reduzir a SS e RI gerados e, como consequência, minimizar os custos e os impactos ambientais. Espera-se que os resultados noticiados, possam servir de base para que a unidade faça a implementação de medidas que vise uma diminuição do desperdício e consequentemente apresente melhora na produtividade.

Referências

-Aranha, F. Q.; Gustavo, A. F. S. Avaliação do desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição na cidade de Botucatu, SP. Higiene Alimentar. Vol. 32. Num. 276/277. 2018. p. 28-32.

-Abreu, E. S.; Spinelli, M. G. N.; De Souza Pinto, A. M. Gestão de unidades de alimentação e nutrição: um modo de fazer. Editora Metha. 2019.

-Barbara, D. S.; e colaboradores. Avaliação de sobras limpas e resto-ingesta em uma Unidade de Alimentação e Nutrição na cidade de Nossa Senhora do Socorro-SE. Revista Ciência (In) Cena. Vol. 2. Num. 9. 2019. p. 52-59.

-Benítez, R. O. Perdas e desperdícios de alimentos na América Latina e no Caribe. Vol. 22. 2020.

-Campos, V.; e colaboradores. Estudo dos desperdícios alimentares em meio escolar. 2011.

-Canonico, F. S.; Pagamunici, L. M.; Ruiz, S. P. Avaliação de sobras e resto-ingesta de um restaurante popular do município de Maringá-PR. Uningá Review. Vol. 19. Num. 2. 2014.

-Carvalho, C. B.; Nascimento, J. F. Análise de resto ingesta x custo em um restaurante industrial na cidade de Joinvile-SC. Revista Uningá. Vol. 22. Num. 1. 2009.

-Chamberlem, S. R.; Kinasz, T. R.; Campos, M. Resto de ingestão e sobra descartada-fonte de geração de resíduos orgânicos em unidades de alimentação e nutrição em Cuiabá-MT. Brazilian Journal of Food & Nutrition/Alimentos e Nutrição. Vol. 23. Num. 2. 2012.

-Costa, N. A.; e colaboradores. Análise do custo do resto ingestão do restaurante universitário da Universidade Federal do Acre. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological. Vol 4. Num. 1. 2017.

-Fernandes, V.; e colaboradores. Comparação do resto ingestão alimentar em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Militar na cidade de São Paulo. Disciplinarum Scientia| Saúde. Vol. 21. Num. 1. 2020. p. 35-45.

-Kakitani, R.; Silva, T. I. F. F.; Shiino, E. T. Desperdício de alimento no pré-preparo e pós-preparo em um refeitório industrial. Revista Ciências do Ambiente on-Line. Vol. 10. Num. 1. 2014.

-Maffassiolli, V.; Koglin, G. Desperdício de Alimentos no Refeitório de um Hospital Privado no Sul do Brasil. Saúde e Desenvolvimento Humano. Vol. 8. Num. 2. 2020. p. 67-72.

-Marques, E. S.; Coelho, A. Í. M.; Horst, S. Controle de sobra limpa no processo de produção de refeições em restaurantes. Hig. Aliment. 2008. p. 20-24.

-Martins, M. R. S. F.; Viana, L. F.; Cappato, L. P. Food waste profile in Brazilian Food and Nutrition Units and the implemented corrective actions. Food Science and Technology. Vol. 42. 2022.

-Massarollo, M. D.; Moura Fagundes, E.; Prieto, L. M. Avaliação do resto-ingesta em um restaurante universitario do municipio de Francisco Beltrão-PR. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 13. Num. 81. 2019a. p. 703-707.

-Massarollo, M. D.; Moura Fagundes, E.; Prieto, L. M. Avaliação do resto-ingesta em um restaurante universitario do municipio de Francisco Beltrão-PR. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 13. Num. 81. 2019b. p. 703-707.

-Mezomo, I. DE B. Os serviços de alimentação: planejamento e administração. Em: Os serviços de alimentação: planejamento e administração. p. 343. 2015.

-Nonino-Borges, C. B. e colaboradores. Desperdício de alimentos intra-hospitalar. Revista de Nutrição. Vol. 19. 2006. p. 349-356.

-Parisoto, D. F.; Hautrive, T. P.; Cembranel, F. M. Redução do desperdício de alimentos em um restaurante popular. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial. Vol. 7. Num. 2. 2013.

-Pedro, M. M. R.; Santos Claro, J. A. C. Gestão de perdas em unidade de restaurante popular: um estudo de caso em São Vicente. Qualitas Revista Eletrônica. Vol. 9. Num. 1. 2010.

-Rabelo, N. M. L.; Alves, T. C. U. Avaliação do percentual de resto-ingestão e sobra alimentar em uma unidade de alimentação e nutrição institucional. Revista brasileira de tecnologia agroindustrial. Vol. 10. Num. 1. 2016.

-Santana, K. L.; Fernandes, C. E. Análise de resto-ingesta e sobra suja em uma UAN hospitalar de Recife-PE. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 13. Num. 81. 2019. p. 845-851.

-Santos, M. M. K.; e colaboradores. Aplicação da gestão de qualidade no restaurante da Universidade Estadual de Londrina: desperdício de alimentos. Hig. aliment, p. 21-24. 2005.

-Silva, A. M. DA; Silva, C. P.; Pessina, E. L. Avaliação do índice de resto ingesta após campanha de conscientização dos clientes contra o desperdício de alimentos em um serviço de alimentação hospitalar. Revista Simbio-Logias. Vol. 3. Num. 4. 2010. p. 43-56.

-Soares, I. C. C.; e colaboradores. Quantificação e análise do custo da sobra limpa em unidades de alimentação e nutrição de uma empresa de grande porte. Revista de Nutrição. Vol. 24. 2011. p. 593-604.

-Spegiorin, L. A.; Moura, P. N. Monitoramento de sobras limpas: um passo para a redução do desperdício em unidades de alimentação e nutrição (UAN’s). Revista Salus. Vol. 3. Num. 1. 2009. p. 21-25.

-Vaz, C. S. Restaurantes: controlando custos e aumentando lucros. Brasília: Metha. Vol. 193. 2006.

-Viggiano, C. E. Como funciona o setor de alimentação coletiva no Brasil. Nutrição Brasil. Vol. 1. 2002. p. 26-27.

-Zaro, M. Desperdício de alimentos: velhos hábitos, novos desafios. Caxias do Sul-RS. Educs. Vol. 417. 2018.

Publicado
2024-02-24
Como Citar
Martins, M. R. S. F., Martins, A. M. D., Silva, M. A. P. da, & Cappato, L. P. (2024). Avaliação dos índices de desperdício de alimentos em UAN militar de médio porte. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 18(113), 275-284. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/2371
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original