Tendências de excesso de gordura corporal em escolares da cidade de Caxias do Sul

  • Ricardo Rodrigo Rech Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Gabriela Karpinski Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Ricardo Halpern Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Milka Nunes Silva Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Bruna Frata Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Francine Zanol Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Palavras-chave: Obesidade, Sobrepeso, Dobras cutâneas

Resumo

Vivemos atualmente a transição nutricional onde a obesidade transformou-se na nova epidemia do século XXI. O presente estudo teve por objetivo verificar a tendência do excesso de gordura corporal em escolares de 11 e 12 anos, mensurados em 2 distintos momentos, 2007 e 2011na cidade de Caxias do Sul. O estudo em questão conta com dados de 2 estudos já realizados. No estudado de 2007 foram avaliados 1.440 escolares de 7 a 12 anos enquanto no estudo de 2011 foram avaliados 1.191 escolares entre 11 e 14 anos. Os indicadores antropométricos de obesidade utilizados foram as dobras cutâneas do tríceps e da panturrilha (em milímetros) nos dois estudos. No ano de 2007 a prevalência de gorduraacima do desejado era 21,8% e em 2011 passou para 39,5% nos meninos. No sexo feminino, no ano de 2007 a gordura acima do desejado era 16%, e no ano de 2011 passou para 40,8%.Conclui-se que o excesso de gordura corporal teve crescimento significativo nos escolares no decorrer do período avaliado. Sendo assim o presente estudo propicia resultados que poderão auxiliar na implementação de programas que visam à prevenção e a promoção da saúde relacionados à obesidade e sobrepeso em escolares.

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Publicado
2016-07-25
Como Citar
Rech, R. R., Karpinski, G., Halpern, R., Silva, M. N., Frata, B., & Zanol, F. (2016). Tendências de excesso de gordura corporal em escolares da cidade de Caxias do Sul. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 10(60), 271-277. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/466
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original