Comparação de í­ndices antropométricos e hábitos alimentares entre estudantes de escolas particular e pública

  • Kaina Gisele Freire Ramos Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM
  • Henrique Mendonça Guimarães UNINORTE
  • Felipe da Silva Triani Instituto de Biociências da Faculdade Gama e Souza
Palavras-chave: Avaliação, Criança, Composição corporal

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar e comparar as variáveis IMC, RCQ, %G e hábitos alimentares dos alunos de uma escola particular e uma pública da rede de ensino da cidade de Manaus - AM. Foram avaliadas 140 crianças, de ambos os gêneros, com idade entre 8 a 12 anos, dos quais 70 foram de uma escola particular e 70 de uma escola pública do ensino fundamental. A classificação do estado nutricional foi realizada de acordo com indicadores de í­ndice de massa corporal (IMC). A avaliação fí­sica foi realizada utilizando os materiais para a medição do peso e estatura. Os perí­metros da cintura e do quadril foram utilizados para calcular o RCQ e as dobras cutâneas foram utilizadas para calcular o percentual de gordura entre os estudantes. O questionário foi usado para analisar os hábitos alimentares dos escolares A escola particular e a escola pública não contiveram diferença significativa nos dados do IMC e do %G dos estudantes analisados. Em relação ao RCQ os resultados obtidos tiveram diferenças significativas entre alunos da escola pública (0,82) e alunos da escola particular (0,89). De acordo com a pesquisa desenvolvida, observou-se que os estudantes da instituição privada têm valores de RCQ mais elevados, no entanto, não houve diferenças nos demais í­ndices antropométricos, em relação ao questionário dos hábitos alimentares, constatou-se que os alunos da instituição pública se alimentam de uma forma mais saudável, enquanto que alunos da instituição privada ingerem mais alimentos industrializados e de pouco valor nutricional, o que pode ser prejudicial para a sua saúde.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Triani, Instituto de Biociências da Faculdade Gama e Souza

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO.

Referências

-Balaban, G.; Silva, G.A.P. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes de uma escola da rede privada de Recife. J. Pediatra. Vol. 77. Núm. 2. p. 96-100. 2001.

-Barrow. A.; colaboradores. Medidas e avaliação em educação física e esportes. 5ª edição. Manole. 2003.

-Borba, P. A importância da atividade física lúdica no tratamento da obesidade infantil. TCC. Universidade Adventista de São Paulo. São Paulo. 2006.

-Cavalcanti, L.; Jabariza, V.; Garcia, M. Aspectos sócio -culturais na alimentação no ensino fundamental. Revista Ecs, Sinop-MT. Vol. 1. Núm. 1. p. 34-47. 2011.

-Centers for Disease Control and Prevention/National Center for Health Statistics. 2000, CDC Growth Charts: United State. Disponível em: . Acesso: 08/2014.

-Dartagnan, G. Manual prático para avaliação em Educação Física. Manole. 2006.

-Dietz, W.H. You are what you eat: what you eat is whatyou are. J Adolesc Health Care. Vol. 11. p. 76-81. 1990.

-Farias, E.; Salvador, M. Antropometria, composição corporal e atividade Física de escolares. Rev. Bras. Cine. Des. Hum. Vol. 7. Núm. 1. p. 21-29. 2005.

-Fernandes Filho, J. A prática da avaliação física: testes, medidas e avaliação física em escolares, atletas e academias de ginástica. 2ªedição. Shape. 2003.

-Gil, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ªedição. São Paulo. Atlas. 2002.

-Gonçalves, M.G.M. Fundamentos metodológicos da psicologia sócio-histórica. In: Bock, A.M.B.; Gonçalves, M.G.M; Furtado, O. (Org.). Psicologia sócio histórica. São Paulo: Cortez. p. 113-128. 2001.

-Guedes, D. P. Recursos antropométricos para análise da composição corporal. Rev. bras. Educ. Fís. Esp. Vol. 20. p. 115-119. 2006.

-Miranda, T. C. A incidência da obesidade em crianças de 1ª a 3ª séries em uma escola particular da zona sul de São Paulo. TCC. Universidade Adventista de São Paulo. São Paulo. 2006.

-Pollock, M.L; Wilmore, J.H.W. Exercícios na saúde e na doença: avaliação e prescrição para prevenção reabilitação. 2ª edição. MEDSI. 1993.

-Ribeiro, G.; Silva, L.I.D. Prevalência de excesso de peso infantil em escolas públicas de Teresina-PI. Revista interdisciplinar. Vol. 7. Núm. 1. 2014.

-Rocha, F. Análise da Relação Cintura/Quadril e Índice de Massa Corporal em professores praticantes de futebol da Associação de Docentes da Universidade Federal do Piauí -ADUFPI como meio de predição para o risco de desenvolvimento de doenças coronarianas. Teresina. 2009.

-Schmitz, B.; Recine, E.; Cardoso, G.T.; Silva, J.R.M.; Amorim, N.F.A.; Bernardon, R. A escola pro-movendo hábitos alimentares: uma proposta metodológica de capacitação para educadores e donos de cantina. Cadernos de Saúde Pública. Vol. 24. Supl. 2. p. 312-322. 2008.

-Sizer, S.; Whitney, E.M. Nutrição. 8ªedição. Manole. 2003.

-Tagliari, P. S. Merenda Orgânica chega as escolas catarinenses. Revista Agropecuária catarinense. Vol. 15. Núm. 2. p. 227-234. 2002.

-Torriente. A.; colaboradores. Obesidad en la infancia: Diagnóstico y tratamiento. Revista Cubana Pediatria. Vol. 74. Núm. 3. 2002.

-Vieira; e colaboradores. Alterações no padrão alimentar de adolescentes com adequação pôndero-estadual e elevado percentual de gordura corporal. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. Vol. 5. Núm. 1. 2005.

-Vitolo, M.R. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rubio. 2008.

Publicado
2018-02-05
Como Citar
Ramos, K. G. F., Guimarães, H. M., & Triani, F. da S. (2018). Comparação de í­ndices antropométricos e hábitos alimentares entre estudantes de escolas particular e pública. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 11(67), 547-556. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/587
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original