Desempenho motor de alunos com obesidade em uma escola da rede municipal de São Luís-MA
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho motor das habilidades fundamentais de locomoção e controle de objeto de alunos com obesidade em uma escola da rede municipal de ensino em São Luís-MA. A amostra foi composta por 50 alunos, do gênero masculino, com faixa etária entre 8 a 10 anos. Para a determinação do estado nutricional foi empregado o Índice de Massa Corporal (IMC), sendo classificado conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a avaliação do desempenho das habilidades motoras utilizou-se o Test of Gross Motor Development - 2. Constatou-se que 30% da amostra possui oito anos, 40% encontra-se com nove anos e 30% possuem dez anos. O desempenho motor dos escolares apresentou baixa eficiância, com desempenho superior nas habilidades de controle de objeto, quando comparado com as habilidades locomotoras. Esses resultados vão ao encontro de diversos estudos prévios que também relacionam obesidade infantil com habilidades motoras. No qual normalmente reportam baixos níveis de desempenho motor. Os escolares participantes desta pesquisa apresentaram desempenho motor fraco, com dificuldades na realização de habilidades motoras fundamentais. Assim, verifica-se a necessidade de desenvolver estratégias interventivas com o intuito de oferecer oportunidades adequadas para a melhora do estado nutricional e elevar os níveis de desempenho motor dessas crianças.
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