Desempenho motor de alunos com obesidade em uma escola da rede municipal de São Luí­s-MA

  • Larissa Cristina Baptista Reis Faculdade Estácio de São Luí­s.
  • Bruno Luiz Galvão de Miranda Faculdade Estácio de São Luí­s
  • Ester da Silva Caldas Faculdade Estácio de São Luí­s
  • Diogo Matheus Barros da Silva Faculdade Estácio de São Luí­s
  • Marlon Lemos de Araújo Faculdade Estácio de São Luí­s
Palavras-chave: Crianças, Estado nutricional, Escolares, Movimento

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho motor das habilidades fundamentais de locomoção e controle de objeto de alunos com obesidade em uma escola da rede municipal de ensino em São Luís-MA. A amostra foi composta por 50 alunos, do gênero masculino, com faixa etária entre 8 a 10 anos. Para a determinação do estado nutricional foi empregado o Índice de Massa Corporal (IMC), sendo classificado conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a avaliação do desempenho das habilidades motoras utilizou-se o Test of Gross Motor Development - 2. Constatou-se que 30% da amostra possui oito anos, 40% encontra-se com nove anos e 30% possuem dez anos. O desempenho motor dos escolares apresentou baixa eficiância, com desempenho superior nas habilidades de controle de objeto, quando comparado com as habilidades locomotoras. Esses resultados vão ao encontro de diversos estudos prévios que também relacionam obesidade infantil com habilidades motoras. No qual normalmente reportam baixos ní­veis de desempenho motor. Os escolares participantes desta pesquisa apresentaram desempenho motor fraco, com dificuldades na realização de habilidades motoras fundamentais. Assim, verifica-se a necessidade de desenvolver estratégias interventivas com o intuito de oferecer oportunidades adequadas para a melhora do estado nutricional e elevar os ní­veis de desempenho motor dessas crianças.

Biografia do Autor

Larissa Cristina Baptista Reis, Faculdade Estácio de São Luí­s.
Graduada em Educação Fí­sica pela Faculdade Estácio de São Luí­s
Bruno Luiz Galvão de Miranda, Faculdade Estácio de São Luí­s

Especialização em andamento em Treinamento Desportivo.

Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi, Brasil.

Graduação em Educação Fí­sica.

Faculdade Estácio de São Luí­s

Ester da Silva Caldas, Faculdade Estácio de São Luí­s

Especialização em andamento em Treinamento Desportivo.

Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi, Brasil.

Graduação em Educação Fí­sica.

Faculdade Estácio de São Luí­s

Diogo Matheus Barros da Silva, Faculdade Estácio de São Luí­s

Especialização em andamento em Treinamento Desportivo.

Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi, Brasil.

Graduação em Educação Fí­sica.

Faculdade Estácio de São Luí­s, MA, Brasil.

Marlon Lemos de Araújo, Faculdade Estácio de São Luí­s

Doutorado em andamento em Ciências da Saúde. Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Mestrado em Saúde Materno-infantil. Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Professor do curso de Educação Fí­sica. Faculdade Estácio de São Luis, MA, Brasil.

Especialização em Engenharia Corporal. Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.

Graduação em Educação Fí­sica. Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

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Publicado
2018-02-05
Como Citar
Reis, L. C. B., Miranda, B. L. G. de, Caldas, E. da S., Silva, D. M. B. da, & Araújo, M. L. de. (2018). Desempenho motor de alunos com obesidade em uma escola da rede municipal de São Luí­s-MA. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 11(68), 646-652. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/617
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original