Tratamento nutricional para redução de peso: aspectos subjetivos do processo

  • Roberta Lamonatto Taglietti Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Sandra Bucco Riepe Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Talita Brugnera Maronezi Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Carla Rosane Paz Arruda Teo Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
Palavras-chave: Dietoterapia, Obesidade, Saúde

Resumo

Introdução: Conceitualmente, a obesidade é uma doença não transmissí­vel, multifatorial e complexa, que engloba fatores genéticos, ambientais, emocionais e estilos de vida. Objetivo: Descrever os aspectos subjetivos do tratamento para redução de peso em pacientes atendidos em um Ambulatório de Nutrição. Materiais e Métodos: Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. Oito pacientes adultos com diagnóstico de sobrepeso e obesidade em tratamento nutricional para redução de peso participaram do estudo. O instrumento para coleta de dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada, e as informações foram submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados e Discussão: Destaca-se que os pacientes indicam que a busca pelo tratamento nutricional se deve, principalmente, a fatores associados com a autoestima, aspectos estéticos e dificuldades de locomoção. Embora alguns participantes associem a redução de peso com a melhora de suas condições de saúde, o que mais os motiva a prosseguir com o tratamento nutricional é a redução de medidas corporais. Esta busca pela redução de peso rápida é o que os incentiva a utilizar dietas restritivas e medicações como estratégias para emagrecimento. Os pacientes referem, ainda, que apoio familiar, diálogo e atitude de compreensão do profissional que o acompanha no tratamento são essenciais neste processo. Conclusões: A redução de peso envolve uma série de elementos subjetivos que configuram o tratamento da obesidade como um desafio para os profissionais de saúde, pois requer ações interdisciplinares e multiprofissionais.

Biografia do Autor

Roberta Lamonatto Taglietti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Nutricionista. Mestre e Doutoranda em Ciências da Saúde. Docente do Curso de Nutrição da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó

Sandra Bucco Riepe, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Nutricionista formada pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó

Talita Brugnera Maronezi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Nutricionista formada pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó

Carla Rosane Paz Arruda Teo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Nutricionista. Dra. em Ciências de Alimentos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó

Referências

-ABESO. Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Diretrizes Brasileiras de Obesidade 4ª edição. São Paulo. Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. 2016. Disponível em: <http://www.abeso.org.br/uploads/downloads/92/57fccc403e5da.pdf>

-Bernardes, A.G.; Quinhones, D.G. Práticas de cuidado e produção de saúde: formas de governamentalidade e alteridade. Psico. Vol. 40. Núm. 2. 2009. p. 153-161.

-Cardoso, C.M.C.; Costa, A.L.C. O peso de viver em um corpo obeso. Revista Mineira de Enfermagem. Vol. 17. Núm. 4. 2013. p. 806-814.

-Cataneo, C.; Carvalho, A.M.P.; Galindo, E.M.C. Obesidade e aspectos psicológicos: Maturidade emocional, auto-conceito, locus de controle e ansiedade. Psicologia: Reflexão e Crítica. Vol. 18. Núm. 1. 2005. p. 39-46.

-Cavalcanti, A.P.R.; e colaboradores. Crenças e influências sobre dietas de emagrecimento entre obesos de baixa renda. Ciência e saúde coletiva. Vol. 12. Núm. 6. 2007. p. 1567-1574.

-Diez, C.L.F.; Dalla, C.W. Mediação educativa e alteridade. Conjectura: Filosofia e Educação. Vol. 21. Núm. 1. 2016. p. 182-199.

-Freitas, M.C.S; Minayo, M.C.S; Fontes G.A.V. Sobre o campo da Alimentação e Nutrição na perspectiva das teorias compreensivas. Ciência e Saúde Coletiva. Vol. 16. Núm. 1. 2011. p. 31-38.

-Grejanin, D.K.M.; e colaboradores. As percepções sobre o “ser obeso” sob a ótica do paciente e dos profissionais da saúde. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. Vol. 17. Núm. 3. 2007. p. 37-47.

-Gusmão, J. L; Mion, J. R. D. Adesão ao tratamento-conceitos. Revista Brasileira de Hipertensão. Vol. 13. Núm. 1. 2006. p. 23-25.

-Kanno, P.; e colaboradores. A Discrepâncias na imagem corporal e na dieta de obesos. Revista de Nutrição. Vol. 21. Núm. 4. 2008. p. 423-430.

-Koehnlein, E.A.; Salado, G.A.; Yamada, A.N. Adesão à reeducação alimentar para perda de peso: determinantes, resultados e a percepção do paciente. Revista Brasileira de Nutrição Clínica. Vol. 23. Núm. 1. 2008. p. 56-65.

-Macedo, T.T.S.; e colaboradores. Percepção de pessoas obesas sobre seu corpo. Escola Anna Nery. Rio de Janeiro. Vol. 19. Núm. 3. 2015. p. 505-510.

-Marcuzzo, M.; Pich, S.; Dittrich, M.G. A construção da imagem corporal de sujeitos obesos e sua relação com os imperativos contemporâneos de embelezamento corporal. Botucatu Interface. Vol. 16. Núm. 43. 2012. p. 943-954.

-Minayo, M.C.S. Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo. Hucitec. 2010. p. 407.

-Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: obesidade. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.

-Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Obesidade. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. (A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica n.12).

-Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

-Moraes, A.L.; Almeida, E.C.; Souza, L.B. Percepções de obesos deprimidos sobre os fatores envolvidos na manutenção da sua obesidade: investigação numa unidade do Programa Saúde da Família no município do Rio de Janeiro. Physis Revista de Saúde Coletiva. Vol. 23. Núm. 2. 2013. p. 553-572.

-Oliveira, J.A.N.; Barreto, J.D.; Mello, A.O.; Freitas, M.C.S.; Fontes, G.A.V. Percepção dos obesos sobre o discurso do nutricionista. Salvador. IN Freitas, M.C.S.; Fontes, G.A.V.; Oliveira, N. (orgs). Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura. Salvador. EDUFBA. 2008.

-Pinto, M.S.; Bosi, M.L.M. Muito mais do que pe(n)sam: percepções e experiências acerca da obesidade entre usuárias da rede pública de saúde de um município do Nordeste do Brasil. Physis: Revista de Saúde Coletiva. Vol. 20. Núm. 2. 2010. p. 443-457.

-Santos, A.L.; Pasquali, R.; Marcon, S.S. Sentimentos e vivências de obesos participantes em grupo de apoio: estudo exploratório. Online Brazilian Journal of Nursing. Vol. 11. Núm. 1. 2012. p. 3-10.

-Soares, V.C.G.; e colaboradores. Autoimagem corporal associada ao uso de sibutramina. Journal of the Health Sciences Institute. Vol. 29. Núm. 1. 2011. p. 45-51.

-Vieira, C.M; Turato. E.R. Percepções de pacientes sobre alimentação no seu processo de adoecimento crônico por síndrome metabólica: um estudo qualitativo. Revista de Nutrição. Vol. 23. Núm. 3. 2010. p. 425-432.

Publicado
2018-02-06
Como Citar
Lamonatto Taglietti, R., Bucco Riepe, S., Brugnera Maronezi, T., & Paz Arruda Teo, C. R. (2018). Tratamento nutricional para redução de peso: aspectos subjetivos do processo. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 12(69), 101-109. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/660
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original