Estado nutricional e risco de doença cardiovascular em operadores de teleatendimento

  • Natália Portela Viana Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-SP, Brasil.
  • Amanda Souza Barbosa Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-SP, Brasil.
  • Michele Santiago dos Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-SP, Brasil.
  • Bianca Gardini Rustichelli Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-SP, Brasil.
  • Desiree Denelle Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-SP, Brasil.
  • Marcia Nacif Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-SP, Brasil.
Palavras-chave: Teleatendimento, Composição corporal, Doenças cardiovasculares

Resumo

Objetivo: Avaliar o estado nutricional e o risco de doença cardiovascular em funcionários de uma central de atendimentos de planos de saúde da cidade de São Paulo. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal que avaliou 54 operadores de telemarketing, com idade média de 37 anos, de ambos os sexos, trabalhadores de uma empresa de tele atendimento. Para a caracterização dos indiví­duos, aplicou-se um questionário contendo dados de idade, sexo, escolaridade, tempo de trabalho na atividade de telemarketing, prática de atividades fí­sicas, etilismo, tabagismo e presença de doenças crônicas. O estado nutricional dos indiví­duos foi analisado pelo peso, altura, í­ndice de massa corporal, circunferêcia de cintura e í­ndice de conicidade. Resultados: Pôde-se observar IMC médio elevado nos funcionários e que a maioria das mulheres foi classificada como sobrepeso (15%) e obesidade (19%) em relação a esse í­ndice. Em relação ao risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, verificou-se que 68% (n=37) dos participantes da pesquisa foram considerados indiví­duos de risco segundo a circunferência da cintura e o í­ndice de conicidade. Conclusão: A partir dos resultados encontrados no estudo, nota-se a importância de desenvolvimento de ações de promoção de saúde a esses trabalhadores.

Biografia do Autor

Natália Portela Viana, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-SP, Brasil.

Graduando do curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo - SP, Brasil.

Referências

-Biasi, D.; Souza, F. A. P. o teletrabalho e a qualidade de vida nos contact centers. Revista Gerenciais. Vol. 5. Núm. 2. p. 25-33. 2006.

-Cristofoletti, M.F. Avaliação do estado nutricional de operadores de telemarketing submetidos a três turnos fixos de trabalho. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2003.

-Cristofoletti, M. F.; Souza, M. F. M.; Cardoso, M. A.; Rocha, L.E. Prevalência de sobrepeso, obesidade e obesidade abdominal em operadores de duas centrais de atendimento telefônico de São Paulo. Saúde, Ética & Justiça. Vol. 11. Num. 1/2. p. 19-28. 2006.

-Grossl, T.; Augustemak, L. R.; Karasiak, F.C. Relação entre a gordura corporal e indicadores antropométricos em adultos frequentadores de academia. Vol. 6. Num. 2. p. 35-45. 2010.

-Guimarães, I.C.B.; e colaboradores. Pressão Arterial: Efeito do Índice de Massa Corporal e da Circunferência Abdominal em Adolescentes, Arq. Bras. Cardiol. Vol. 90. Num. 6. p. 426-432. 2008.

-INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Evolução da Educação Superior. 2016. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior/evolucao-1980-a-2007> Acessado em: 29/062016.

-Lima, F.B. Stress qualidade de vida, prazer e sofrimento no trabalho de call center. Dissertação de Mestrado em Psicologia do Centro de Ciências da Vida. PUC-Campinas. 2004.

-Pitanga, F. J. G.; Lessa, I. Sensibilidade e especificidade do índice de conicidade como discriminador do risco coronariano de adultos em Salvador, Brasil. Rev. Bras. Epidemiol. Vol. 7. Num. 3. p. 259-268. 2004.

-Ricci, M. G.; Rachid, A. Relações de trabalho no serviço de teleatendimento. Gest. Prod. Vol. 20. Num. 1. p. 192-203. 2013.

-Zilioto, D. M.; Oliveira, O. A Organização do Trabalho em CallCenters: Implicações na Saúde Mental dos Operadores. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho. Vol. 14. Num. 2. p. 169-179. 2014.

Publicado
2018-03-18
Como Citar
Viana, N. P., Barbosa, A. S., dos Santos, M. S., Rustichelli, B. G., Denelle, D., & Nacif, M. (2018). Estado nutricional e risco de doença cardiovascular em operadores de teleatendimento. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 12(70), 239-244. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/687
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original