Oficinas de educação alimentar e nutricional: um estudo com escolares em Minas Gerais, Brasil

  • Juliana Silveira Pardino Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina-MG, Brasil
  • Luana Ribeiro Campos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina-MG, Brasil
  • Vanessa Alves Ferreira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina-MG, Brasil
  • Dora Neumann Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina-MG, Brasil
  • Ivy Scorzi Cazelli Pires Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina-MG, Brasil
Palavras-chave: Saúde do escolar, Educação alimentar e nutricional, Sobrepeso, Obesidade, Promoção da saúde

Resumo

Introdução: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) revela-se como uma estratégia fundamental para a promoção da saúde no espaço escolar, conforme descreve a literatura. Objetivo: Nesta direção, esse trabalho objetivou realizar ações de Educação Alimentar e Nutricional por intermédio de oficinas sobre alimentação, nutrição e estilo de vida em uma escola pública localizada no interior do Estado de Minas Gerais, Brasil. Método: Trata-se de um estudo de intervenção realizado com 411 escolares, de ambos os sexos, matriculados no ensino fundamental. No perí­odo de três meses foram realizadas quinze oficinas de EAN com toda a comunidade escolar, incluindo: responsáveis, educadores, cantineiras e alunos. Discussão: Observaram-se mudanças no estilo de vida dos escolares assim como, o envolvimento de toda a comunidade escolar nas ações propostas. Conclusão: Deste modo, conclui-se que a estratégia foi bem-sucedida. E que este estudo alinha-se as ações, programas e polí­ticas de EAN direcionadas ao combate da obesidade infantil no Brasil. Dessa maneira, tais ações devem, portanto, ser incentivadas no ní­vel local.

Biografia do Autor

Vanessa Alves Ferreira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina-MG, Brasil

Professora Adjunto do Mestrado Profissional Ensino em Saúde, da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso e do Curso de Nutrição da UFVJM/MG. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1999) com Especialização (2000), Mestrado (2003) e Doutorado (2014) em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro (FIOCRUZ/RJ). Atualmente desenvolve as seguintes linhas de pesquisa: a) Desigualdades sociais, pobreza e sobrepeso/obesidade e b) Promoção da saúde. É autora de publicações na área da nutrição em saúde pública e parecerista dos periódicos: Revista PanAmericana de Salud Pubica e Ciência & Saúde Coletiva. 

Referências

-Albuquerque, A.G. Conhecimentos e práticas de educadores e nutricionista sobre a Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Recife. 2012.

-Baldasso, J.G.; Galante, A.P.; Ganen, A.P. Impacto das ações de um programa de educação alimentar e nutricional em uma população de adolescentes. Revista de Nutrição. Vol. 29. Num. 1. 2016. p. 65-75.

-Barros, M.D.P. Prevalência de fatores de risco da doença cardiovascular em estudantes de uma cidade do Vale do Jequitinhonha. 2014. Dissertação de Mestrado Profissionalizante em Ensino em Saúde. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina. 2014.

-Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Ministério do planejamento, orçamento e gestão. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. Avaliação Nutricional da disponibilidade domiciliar de alimentos no Brasil. Rio de Janeiro. IBGE. 2010.

-Brasil. Ministério do desenvolvimento Social e Combate à fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 2012.

-Brasil. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2ªedição. Brasília. Ministério da Saúde. 2014.

-CAISAN. Câmara Interministerial de Segurança alimentar e nutricional. Estratégia Intersetorial de Prevenção e controle da obesidade: recomendações para estados e municípios. Brasília. CAISAN. 2014.

-Del Pino, D.L. Adaptação e validação de um Questionário de Frequência Alimentar para crianças de 6 a 10 anos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2009.

-Domene, S. M. A. Avaliação do consumo alimentar. IN: Taddei JA (org). Nutrição em saúde Pública. Rio de Janeiro. Rubio. 2011.

-Escrivão, M. A.M.S. Obesidade exógena na infância e na adolescência. Jornal de Pediatria. Vol. 76. Num. 3. 2000. p. 305-310.

-Fernandes, P.S. Evaluating the effect of nutritional education on the prevalence of overweight/obesity and on foods eaten at primary schools. Jornal de Pediatria. Vol. 85. Num. 4. 2009. p. 315-321.

-Fisberg, M. Obesogenic environment: intervention opportunities. Jornal de Pedriatria. Vol. 92. Num. 3. 2016. p. 30-39.

-Fumagalli, F. Validação de Questionário Quantitativo de Frequência Alimentar para Crianças de 5 a 10 anos. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Araraquara. 2007.

-Guerra, P.H.; Silveira, J.A.C.; Salvador, E.P. Physical activity and nutrition education at the school environment aimed at preventing childhood obesity: evidence from systematic reviews. Jornal de Pediatria. Vol. 92. Num. 1. 2015. p. 15-23.

-Hinning, P.F. Construção de Questionário de Frequência Alimentar para crianças de 7 a 10 anos. Revista Brasileira de Epidemiologia. Vol. 17. Num. 2. 2014. p. 479-494.

-Medeiros, C.C.; Estado Nutricional e Hábitos de Vida em Escolares. Revista Brasileira de Crescimento Desenvolvimento Humano. Vol. 21. Num. 3. 2011. p. 789-797.

-Mondini, L. Prevalência de sobrepeso e fatores associados em crianças ingressantes no ensino fundamental em um município da região metropolitana de São Paulo, Brasil. Caderno de Saúde Pública. Vol. 23. Num. 8. 2007. p. 1825-1834.

-Muniz, V.M.; Carvalho, A.T. O Programa Nacional de Alimentação Escolar em um município do estado da Paraíba: um estudo sob o olhar dos benefícios do programa. Revista de Nutrição. Vol. 20. Num. 3. 2007. p. 285-296.

-Nascimento, M.C.P.S. Alimentação escolar em três escolas públicas no município de Itapetinga-BA: uma contribuição para educação ambiental. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Itapetinga. 2015.

-Negri, S.T.; Slongo, J.S.C. Lanche escolar: preferências e consumo entre escolares de uma escola pública do município de Ijuí-RS. Revista Contexto e Saúde. Vol. 5. Num. 8. 2005. p. 85-90.

-Philippi, S.T. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Revista de Nutrição. Vol. 12. Num. 1. 1999. p. 65-80.

-Rinaldi, A.E. M. Contribuições das práticas alimentares e inatividade física para o excesso de peso infantil. Revista Paulista de Pediatria. Vol. 26. Num. 3. 2008. p. 271-277.

-Rivera, I. R. Atividade Física, horas de assistência à TV e Composição Corporal em Crianças e Adolescentes. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Vol. 95. Num. 2. 2010. p. 159-165.

-Schmitz, B.A.S. A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis: uma proposta metodológica de capacitação para educadores e donos de cantina escola. Caderno de Saúde Pública. Vol. 24. Num. 2. 2008. p. 312-322.

-Silva, A.D.C. Hábitos alimentares e sedentarismo em crianças e adolescentes com obesidade na admissão do programa de obesidade do hospital universitário. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. Vol. 11. Num. 61. 2017. p. 39-46. Disponível em: <http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/486>

-Triches, R.M.; Giuglianib, E.R.J. Obesidade, práticas alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. Revista de Saúde Pública. Vol. 39. Num. 4. 2005. p. 541-547.

-Vertelo, M.M. Estudos e estratégias para prevenção e tratamento da obesidade infantil no âmbito escolar. Monografia de Licenciatura em Ciências Biológicas. Consórcio Setentrional de Educação a Distância. Universidade de Brasília. Universidade Estadual de Goiás. Brasília. 2011.

-WHO. Information sheet: global recommendations on physical activity for health 5 -17 years old. Genebra, OMS, 2011. Disponivel em: <http://www.who.int/dietphysicalactivity/publications/physical-activity-recommendations-5-17years.pdf?ua=1>

-Yokota, R.T.C. Projeto “A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis”: comparação de duas estratégias de educação nutricional no Distrito Federal, Brasil. Revista de Nutrição. Vol. 23. Num.1. 2010. p.37-47.

Publicado
2019-02-17
Como Citar
Pardino, J. S., Campos, L. R., Ferreira, V. A., Neumann, D., & Pires, I. S. C. (2019). Oficinas de educação alimentar e nutricional: um estudo com escolares em Minas Gerais, Brasil. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 13(78), 238-248. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/917
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##