Complexidade da obesidade antes e após a cirurgia bariátrica método sleeve

  • Elisabete Bauer Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Henrique João Giovanardi Clí­nica Giovanardi
  • Márcia Keller Alves Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Janaí­na Samantha Martins de Souza Faculdade Nossa Senhora de Fátima
Palavras-chave: Obesidade, Cirurgia bariátrica, Equipe interdisciplinar de saúde

Resumo

Introdução: Considerada doença crônica, a obesidade apresenta como primeira opção de tratamento a forma clí­nica, vinculada ao acompanhamento multiprofissional, priorizando a promoção da saúde e a prevenção de outras doenças crônicas. A obtenção de resultados satisfatórios a longo prazo para pacientes após o tratamento cirúrgico depende, portanto, da adoção de mudança dos hábitos de vida e de saúde, como intervenções alimentares e prática de atividades fí­sicas. Objetivo: Conhecer as repercussões da cirurgia bariátrica, método sleeve na qualidade de vida e comorbidades de pacientes obesos. Materiais e Métodos: Tratou-se de um estudo transversal, cujos dados foram coletados através de questionário, tendo como sujeitos de pesquisa pacientes submetidos à cirurgia bariátrica método sleeve de uma clí­nica de serviço privado de Caxias do Sul. Para análise dos dados utilizou-se o programa SPSS versão 20.0. Resultados: A pesquisa indicou prevalência da obesidade em mulheres, em sua maioria casadas, com idade superior a 36 anos e alta escolaridade. O diagnóstico ocorreu em idade precoce, acompanhado de histórico familiar da doença e o tratamento clí­nico com iní­cio na faixa etária média de 16 anos, com uso de medicamentos e acompanhamento multiprofissional. Além de mudanças antropométricas significativas, o tratamento cirúrgico repercutiu em mudança nas comorbidades, refletida na diminuição da carga de doenças e queixas digestivas e consequente melhoria na qualidade de vida. Conclusão: A pesquisa evidenciou que o acompanhamento multidisciplinar no pré e pós-operatório é um fator decisivo para a melhora da qualidade de vida e diminuição das enfermidades destes pacientes.

Biografia do Autor

Elisabete Bauer, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Curso de Bacharelado em Enfermagem

Márcia Keller Alves, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentos e Nutrição

Curso de Bacharelado em Nutrição

Janaí­na Samantha Martins de Souza, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Curso de Bacharelado em Enfermagem

Referências

-Barros, L.M.; Moreira, R.A.N.; Frota, N.M.; Caetano, A.J. Mudanças na qualidade de vida após a cirurgia bariátrica. Revista de Enfermagem UFPE online. 2013. p. 1365-1367.

-Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: PNAD. Suplemento sobre educação profissional e aspectos complementares da educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro. IBGE. 2007.

-Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes gerais para tratamento cirúrgico da obesidade e acompanhamento pré e pós cirurgia bariátrica. Brasília, 2013. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0425_19_03_2013.html>.

-Brasil. Ministério da Saúde. Estratégia para o cuidado da pessoa com doença crônica obesidade. 2014a. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_doenca_cronica_obesidade_cab38.pdf>. Acesso em: 08/09/2015.

-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vigitel Brasil 2013: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Brasília. Ministério da Saúde. 2014b.

-Prevedello, C.F.; Colpo, E.; Mayer, E.T.; Copetti, H. Análise do impacto da cirurgia bariátrica em uma população do centro do estado do Rio Grande do Sul utilizando o método baros. Arquivos de Gatroenterologia. Vol. 46. Num. 3. 2009. p. 199-203.

-Schild, B.A; Santos, L.N; Alves, M.K. Doença hepática gordurosa não alcoólica e sua relação com a síndrome metabólica no pré-operatório de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Revista da Associação Médica Brasileira. Vol. 59. Num. 2. 2013. p. 55-160.

-Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Disponível em: <http://www.sbcbm.org.br/wordpress/obesidade/causas>. Acesso em 05/09/2015.

-Townsend, C.M.; Beauchamp, R.D.; Evers, B.M. Tratado de Cirurgia a base biológica da prática cirúrgica moderna. In: Richards, W.O. Obesidade mórbida. Rio de Janeiro. Elsevier. 2015. p. 358-417.

Publicado
2018-02-05
Como Citar
Bauer, E., Giovanardi, H. J., Alves, M. K., & de Souza, J. S. M. (2018). Complexidade da obesidade antes e após a cirurgia bariátrica método sleeve. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 11(68), 653-660. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/622
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original