Um estudo sobre a eficiência da educação nutricional em adolescentes escolares

  • Luiza Deutschendorf Ferreira Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB, Blumenau-SC, Brasil.
  • Sabrina Dellandrea Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB, Blumenau-SC, Brasil.
  • Kananda Kormann Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB, Blumenau-SC, Brasil.
  • Deisi Maria Vargas Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB, Blumenau-SC, Brasil.
  • Luciane Coutinho de Azevedo Universidade Regional de Blumenau - FURB; Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI, Brasil.
Palavras-chave: Obesidade, Sobrepeso, Adolescência, Intervenção Nutricional

Resumo

Introdução e Objetivo: Os anos escolares são um perí­odo chave como alvo de intervenções nutricionais para promoção de hábitos de vida saudáveis, dessa forma o estudo tem como objetivo avaliar o impacto da intervenção nutricional em grupo no estado nutricional de estudantes adolescentes de uma escola pública municipal de Blumenau. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo de caráter longitudinal, experimental, aplicado e de abordagem quantitativo com uma amostra de 91 escolares entre 10 e 17 anos de idade de ambos os sexos. Os adolescentes realizaram avaliação antropométrica nos anos de 2017, 2018 e 2019 e participaram de 6 atividades de Educação Alimentar e Nutricional no ano de 2018. A comparação entre as médias dos grupos foi realizada pelo teste t Student pareado (antes e depois dos perí­odos sem e com intervenção). A associação entre variáveis qualitativas foi testada com auxí­lio de teste Q-quadrado. Nas análises estatí­sticas foi adotado p<0,05. Resultados: No perí­odo de intervenção, observou-se aumento no número de adolescentes do sexo masculino com magreza e do sexo feminino com eutrofia, e redução na frequência de sobrepeso e obesidade em ambos os sexos. Por outro lado, verificou-se redução da magreza e eutrofia e aumento do número de adolescentes com sobrepeso e obesidade. Não houve diferença estatí­stica na média dos indicadores antropométricos í­ndice de massa corporal/Idade e Estatura/Idade entre o iní­cio e término dos perí­odos sem ou com intervenção nutricional. Conclusão: Apesar da falta de diferença estatí­stica nos indicadores antropométricos de avaliação, as atividades realizadas foram acompanhadas de modificações favoráveis no estado nutricional dos adolescentes avaliados.

Biografia do Autor

Luiza Deutschendorf Ferreira, Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB, Blumenau-SC, Brasil.

Acadêmica do curso de Nutrição FURB.

Sabrina Dellandrea, Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB, Blumenau-SC, Brasil.

Acadêmica do curso de Nutrição FURB.

Kananda Kormann, Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB, Blumenau-SC, Brasil.

Acadêmica do curso de Nutrição FURB.

Deisi Maria Vargas, Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB, Blumenau-SC, Brasil.

Doutora em Medicina e Cirurgia na Universitat Autónoma de Barcelona; Docente do curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB); Docente do Mestrado de Saúde Coletiva (FURB); Membro do Grupo de estudo em condições crônicas previní­veias na Infância e Adolescencia; Linha de pesquisa Promoção à Saúde e Integralidade do Cuidado.

Luciane Coutinho de Azevedo, Universidade Regional de Blumenau - FURB; Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI, Brasil.

Doutora em Neurociências pela UFSC; Docente dos cursos de nutrição da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade do Vale do Itajaí­ (UNIVALI); Docente do Mestrado de Saúde Coletiva (FURB); Membro do Grupo de estudo em condições crônicas previní­veias na Infância e Adolescencia. Linha de pesquisa Promoção à Saúde e Integralidade do Cuidado.

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Publicado
2020-10-17
Como Citar
Ferreira, L. D., Dellandrea, S., Kormann, K., Vargas, D. M., & Azevedo, L. C. de. (2020). Um estudo sobre a eficiência da educação nutricional em adolescentes escolares. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 14(85), 199-206. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1229
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original