Avaliação do perfil nutricional de escolares de uma cidade da região do Vale do Sinos-RS, Brasil

  • Rafael da Silva Selbach Universidade Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil.
  • Gustavo Roese Sanfelice Universidade Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil.
  • Denise Bolzan Berlese Universidade Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil.
  • Diego Matheus Schaab Universidade Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil.
Palavras-chave: Escolares, Perfil Nutricional, Obesidade, Sobrepeso

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o estado nutricional de escolares da cidade de Novo Hamburgo-RS. A amostra foi composta por 145 escolares (80 meninos e 65 meninas) de oito a dez anos de idade. Foi aplicado como instrumento do estudo o questionário de frequência alimentar do Ministério da Saúde com base nos “Dez passos para uma alimentação saudável” e avaliações antropométricas de peso, estatura e o índice de massa corporal (IMC). Para análise dos dados, utilizou-se média, desvio padrão, frequência e percentual. Para a comparação dos dadosutilizou- se o teste estatístico t de Student e qui quadrado com tabulação dos dados primários no programa SPSS 26.0. Os resultados apontam que quando comparados por sexo, os escolares investigados não apresentaram diferença estatística significativa em relação às variáveis de massa corporal, estatura e IMC, demonstrando ser um grupo homogêneo, com índices de sobrepeso e obesidade. Quanto ao percetual de consumo de macarrão, hambúrgueres e embutidos, os escolares investigados apresentaram diferença estatística significativa (p≤0,05), o que sinaliza que os alimentos consumidos parecem estar auxiliando no aumento da massa corporal. Quando comparados em relação às refeições realizadas por dias da semana, não há diferença significativa.

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Publicado
2022-07-08
Como Citar
Selbach, R. da S., Sanfelice, G. R., Berlese, D. B., & Schaab, D. M. (2022). Avaliação do perfil nutricional de escolares de uma cidade da região do Vale do Sinos-RS, Brasil. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 15(96), 916-926. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1854
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original