Programa de alimentação do trabalhador relacionado com sobrepeso e obesidade: uma revisão sistemática

  • Muriel de Jesus Chaves Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Obesidade e Emagrecimento. Graduação em Nutrição pela Unijorge - Centro Universitário Jorge Amado
Palavras-chave: Programa de alimentação do trabalhador, Alimentação de trabalhadores, Estado nutricional de trabalhadores

Resumo

A obesidade é reconhecida atualmente como grande problema de saúde pública, acometendo populações com níveis socioeconômicos diferentes, sexo, idade. Programas sociais como o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) são criados com o intuito de melhorar o perfil nutricional de trabalhadores. Dessa maneira, objetivou-se demonstrar através de uma revisão sistemática o Programa de Alimentação do Trabalhador relacionado com sobrepeso e obesidade. Foram revisados vinte estudos nacionais, entre os anos de 2002 a 2010. Os descritores usados para a busca de artigos foram Programa de Alimentação do Trabalhador, Alimentação de trabalhadores, Estado Nutricional de Trabalhadores, na base de dados do Scientific Electronic Library Online (Scielo). Com a transição nutricional, casos de sobrepeso destaca-se como problema de saúde pública. O diabetes e a hipertensão foram constatadasem pesquisas com trabalhadores que possuem o PAT como benefício. Assim, constata-se que o Programa não consegue refletir positivamente na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, refletindo o quadro de sobrepeso. O Programa necessita ser revisto eadequado às condições atuais da transição nutricional.

Referências

-Araújo, M.P.N; Souza, J.C.; Trad, L.A.B. A alimentação do trabalhador no Brasil: um resgate na produção científica nacional. Rio de Janeiro. 2010.

-Bandoni, D.H.; Brasil, B.G.; Jaime, P.C. Programa de Alimentação do Trabalhador: representações sociais de gestores locais. São Paulo. 2006.

-Burlandy,L.; Anjos, L.A. Acesso a vale-refeição e estado nutricional de adultos beneficiados no Programa de Alimentação do Trabalhador no Nordeste e Sudeste do Brasil, 1997. Rio de Janeiro. 2001.

-Castro, A.; e colaboradores. Padrão dietético e estado nutricional de operários de uma empresa metalúrgica do Rio de Janeiro, Brasil. Rio de Janeiro: 2004.

-Castro, M.E.; e colaboradores. Prevenção da hipertensão e sua relação com o estilo de vida de trabalhadores. Fortaleza: 2005.

-Geraldo, A.P.G.; Bandoni, D.H.; Jaime, P.C. Aspectos dietéticos das refeições oferecidas por empresas participantes do Programa de Alimentação do Trabalhador na cidade de São Paulo, Brasil. São Paulo. 2008.

-Hölfemann, A.D.; Blank, N. Excesso de peso entre trabalhadores de uma indústria: prevalência e fatores associados. Santa Catarina. 2006.

-Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. Florianópolis. 2008.

-Marchi, D. Saúde-nutrição do trabalhador num contexto de Mudança Organizacional. Santa Catarina. 2004.

-Medeiros, M.A.T.; e colaboradores. Estudo nutricional e práticas alimentares de trabalhadores acidentados. Campinas. 2007.

-Mendonça, A.C.P.; Anjos, L.A. Aspectos das práticas alimentares e da atividade física como determinantes do crescimento do sobrepeso/obesidade no Brasil. Rio de Janeiro. 2004.

-Salas, C.K. Teores de sódio e de lipídeos em refeições almoço consumidas por trabalhadores de uma empresa no município de Suzano, SP. São Paulo. 2009.

-Santos, L.M.P.; e colaboradores. Avaliação de Políticas Públicas de segurança alimentar e combate à fome no período de 1995-2002.2 -Programa de Alimentação do Trabalhador. Rio de Janeiro. 2007.

-Sarno,F.; Bandoni, D.H.; Jaime, P.C. Excesso de peso e hipertensão arterial em trabalhadores de empresas beneficiadas pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). São Paulo. 2008.

-Stolte, R.; Hennington, E.A.; Bernardes, J.S. Sentidos da alimentação e da saúde: contribuições para a análise do Programa de Alimentação do Trabalhador. Rio de Janeiro.2006.

-Savio, K.E.O. ;e colaboradores. Avaliação do almoço servido a participantes do Programa de Alimentação do Trabalhador. Brasília. 2005.

-Vanin, M.; e colaboradores. Adequação nutricional do almoço de uma Unidade de Alimentação e Nutrição de Guarapuava-PR. Paraná. 2006.

-Veloso, I.S.; Santana, V.S. Impacto nutricional do programa de alimentação do trabalhador no Brasil. Salvador. 2002.

-Veloso,I.S.; Santana, V.S.; Oliveira, N.F. Programa de alimentação para o trabalhador e seu impacto sobre o ganho de peso e obesidade. Salvador. 2007.

-Viana, S.V. Indústria Moderna e Padrão Alimentar: o espaço do trabalho, do consumo e da saúde. São Paulo. 2009.

Publicado
2013-01-06
Como Citar
Chaves, M. de J. (2013). Programa de alimentação do trabalhador relacionado com sobrepeso e obesidade: uma revisão sistemática. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 6(34). Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/286
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original