Ní­veis de desperdí­cio de partes não convencionais de produtos utilizados diariamente em um restaurante no sudoeste do Paraná

  • Diana Franzosi Faculdade de Pato Branco (FADEP)
  • Helena da Cruz Daneluz Faculdade de Pato Branco (FADEP)
  • Indiomara Baratto Faculdade de Pato Branco (FADEP). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Palavras-chave: Aproveitamento, Restos, Aceitação, Nutrientes

Resumo

Restaurantes ao prepararem e servirem seu buffet diário geram grande quantidade de resí­duos, que podem ser administrados de diversas maneiras. Com o aproveitamento integral dos alimentos é possí­vel reverter a situação que o paí­s enfrenta, com pessoas passando fome e toneladas de alimentos sendo jogados no lixo. Este trabalho teve como objetivo mostrar que há maneiras de utilizar o alimento em sua totalidade, diminuindo os impactos causados no meio ambiente e transformando os mesmos em comida nutritiva. Para isso foi realizada pesquisa em um restaurante comercial no sudoeste do Paraná a fim de acompanhar a quantidade de cascas, entrecascas, talos e sementes que são descartadas por falta de informação ou treinamento dos que as manipulam. Para demonstrativo de aproveitamento integral, foram desenvolvidas duas preparações utilizando cascas de alimentos que seriam descartados, sendo elas bolo de casca de banana e bolo de casca de abacaxi. A fim de verificar a aceitabilidade das mesmas, foi realizada degustação e avaliação com acadêmicos dos cursos de Nutrição e Gastronomia de uma Faculdade privada no sudoeste do Paraná, na ficha avaliativa deviam apontar o gosto ou desgosto pelos bolos e o possí­vel desenvolvimento da receita em seu cotidiano. Ambos os bolos obtiveram boa aceitação, porém com alguns pontos a melhorar.

Referências

-Branco, J. Nós temos banana. Jornal Giro. p. 6. 2007.

-Cardoso, F.T.; e colaboradores. Aproveitamento Integral de Alimentos e o seu Impacto na Saúde. Sustentabilidade em Debate. Vol. 6. Num. 3. p. 131-143. 2015.

-Dias, M. C. Comida jogada fora. Correio Braziliense, 31 ago. 2003. Disponível em:<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/roteiropedagogico/publicacao/4904_Comida_jogada_> Acesso em: 01/06/2017.

-Dutcosky, S. D. Análise sensorial de alimentos. PUCPRESS. Curitiba. 2013.

-Fernandes, A. F. Utilização da farinha da casca de batata inglesa na elaboração de pão integral. Dissertação de Mestrado em Ciências dos Alimentos. Universidade Federal de Lavras. Lavras. 2006.

-Gondim, J.A. M.; e colaboradores. Composição centesimal e de minerais em cascas de frutas. Ciência e Tecnologia de Alimentos. Vol. 25. Num. 4. 2005.

-Martins, J. G. P. Avaliação sensorial de bolo com resíduo de casca de abacaxi para suplementação do teor de fibras -Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais. Vol. 14. Num. 3. p. 282. 2012.

-Passos, B. Nutrição e Qualidade de Vida, Aproveitamento Integral dos Alimentos, Disponível em: <https://nutricionistasjc.wordpress.com/2012/04/16/aproveitamento-integral-dos-alimentos-2/> Acesso em: 07/05/2017.

-Pereira, G.I.S.; Pereira, R.G.F.A; Barcelos, M. F.P; Morais, A.R. Avaliação química da folha da cenoura visando ao seu aproveitamento na alimentação humana. Ciências agrotécnicas. Vol. 27. Num. 4. p. 852-857. 2003.

-Rogério, M.C.P.; Borges, I.; Neiva, J.N.M.; Pimentel, J.C.M.; Carvalho, F.C.; Ponte, T.R.; Costa, J.B.; Catunda, A.G.V. Valor nutritivo do subproduto da indústria processadora de Abacaxi em dietas para ovinos. Consumo de Nutrientes. 141ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 2004.

-Santana, A. F.; Oliveira, L. F. Aproveitamento da casca de melancia na produção artesanal de doces alternativos. Alimentos e Nutrição. Vol. 16. Num. 4. p. 363-368. 2005.

Publicado
2018-02-06
Como Citar
Franzosi, D., Daneluz, H. da C., & Baratto, I. (2018). Ní­veis de desperdí­cio de partes não convencionais de produtos utilizados diariamente em um restaurante no sudoeste do Paraná. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 12(69), 66-75. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/653
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original