Estado nutricional e adequação alimentar de crianças em uma escola no município de São Jorge d'Oeste-PR

  • Claudia Schissler Faculdade de Pato Branco (FADEP), Pato Branco-PR, Brasil.
  • Greicy Peretti Universidade Paranaense (UNIPAR), Francisco Beltrão-PR, Brasil
  • Indiomara Baratto Faculdade de Pato Branco (FADEP), Pato Branco-PR, Brasil. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo-SP, Brasil
Palavras-chave: Adequação nutricional, Alimentação, Escolares

Resumo

A alimentação é o princí­pio básico da saúde, por isso é importante que desde a infância seja enfatizado o consumo de uma dieta balanceada, para que a criança tenha um correto crescimento e desenvolvimento. Julga-se importante analisar os lanches da merenda escolar, para avaliar a quantidade e qualidade dos alimentos oferecidos, a fim de prevenir desvios nutricionais. Por isso essa pesquisa teve como objetivo traçar o perfil nutricional de escolares e verificar a adequação de energia, proteí­nas, cálcio e ferro do lanche escolar do perí­odo da manhã e tarde, averiguando se atingem as recomendações do FNDE. Foi um estudo do tipo transversal, com crianças de 5 a 10 anos, sendo 36 do sexo feminino e 41 do sexo masculino. Para traçar o perfil nutricional, foi utilizada a antropometria por meio da avaliação de peso e estatura. Foram calculados os indicadores Estatura/Idade e IMC/Idade, classificados através do Z score. Posteriormente realizou-se o cálculo de uma semana das preparações servidas no lanche escolar, para verificar a adequação dos nutrientes, os valores obtidos foram comparados às necessidades nutricionais diárias para crianças, que permanecem em perí­odo parcial na escola (20%). Contudo, os resultados evidenciaram uma maioria de escolares em estado nutricional adequado, entretanto os alimentos ofertados não atingem as recomendações de nutrientes.

Referências

-Alvarenga, G.A. Importância dos nutrientes para uma vida saudável. Rio de Janeiro(RJ). 2007.

-Bertin, R.L.; Malkowski, J.; Zutter, L.C.; Ulbrich, A.Z. Estado nutricional, hábitos alimentares e conhecimentos de nutrição em escolares. Rev Paul Pediatr. Vol. 28. Num. 3. p. 303-308. 2010.

-Brasil. Resolução nº 26 de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar -PNAE. Brasília; 2013.

-Brasil. Resolução/FNDE/CD/No 32 de 10 de agosto de2006. FNDE-Fundo nacional de desenvolvimento da educação. Brasília, 25 ago. 2006. Seção 1, p. 23.

-Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar-CECANE na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (BR). Ferramentas para as boas práticas na alimentação escolar. Brasília (DF).2013.

-Costa, A.S.; Santos, A.T.S.; Lima, M.S.; Albuquerque, L.P.; Uchôa, F.N.M.; Uchôa, N.M.; Foschetti, D.A.; Brito, F.C.R. Avaliação da composição nutricional dos cardápios da alimentação escolar das escolas da rede municipal de tempo integral do Município de Fortaleza, CE. Rev Dig Buenos Aires. Num. 212. 2016.

-Crisóstomo, N.L.; Monte, R.; Navarro, F.; Neto, J.S. Relação da obesidade e cálcio: uma abordagem de estudos realizados. Revista Brasileira de Obesidade Nutrição e Emagrecimento. Vol. 4. Num. 1. p. 16-24. 2007. Disponível em: <http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/34/32>

-Delwing, K.B.B.; Rempel, C.; Dal Bosco, S.M. Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares entre 6 e 11 anos de um município do interior do RS. ConScientiae Saúde 2010; 9(2):173-178.

-Domene, S.M.A.; Pereira, T.C.; Arrivillaga, R.K. Estimativa da disponibilidade de zinco em refeições com preparações padronizadas da alimentação escolar do município de Campinas. Rev Nutr 2008; 21(2):161-167.

-Domingues, G.; Magro, S.C.M. Avaliação nutricional de crianças de três a nove anos de idade de instituições filantrópicas de Campo Grande / Mato Grande do Sul. Campo Grande (MS). 2014.

-Flavio, E.F. Alimentação escolar e avaliação nutricional dos alunos do ensino fundamental das escolas municipais de lavras, MG. [tese] Lavras (MG): Universidade Federal de Lavras. 2006.

-Frizon, D.J. Hábitos alimentares e qualidade de vida: uma discussão sobre a alimentação escolar. In: 1° simpósio nacional de educação; 2008 nov. Cascavel (PR); 2008.

-Garcia, G.C.B.; Gambardella, A.M.D.; Frutuoso, M.F.P. Estado nutricional e consumo alimentar de adolescentes de um centro de juventude da cidade de São Paulo. Rev Nutr. Vol. 16. Num. 1. p. 41-50. 2003.

-Guedes, D.P.; Almeida, F.N.; Neto, J.T.M.; Maia, M.F.M.; Tolentino, T.M. Baixo peso corporal/magreza, sobrepeso e obesidade de crianças e adolescentes de uma região brasileira de baixo desenvolvimento econômico. Rev Paul Pediatr. Vol. 31. Num. 4. p. 437-443. 2013.

-Guedes, D.P.; Paula, I.G.; Guedes, J.E.R.P.; Stanganelli, L.C.R. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes: estimativas relacionadas ao sexo, à idade e à classe socioeconômica. Rev Bras Educ Fís Esp. Vol. 20. p. 151-163. 2006.

-Maia, M.M.M. Estado nutricional, consumo alimentar, deficiência de micronutrientes e doenças parasitárias em crianças de 0 a 10 anos de idade atendidas em serviços de saúde da cidade de Manaus, Amazonas. [dissertação] Belo Horizonte (MG): instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais; 2006.

-Maria, J.B.L.; Rezende, M.T.N.P. O programa de alimentação escolar e a qualidade da merenda escolar em Uberlândia (MG). Rev Hori Cient. Vol. 1. Num. 8. 2014.

-Mascarenhas, J.M.O.; Santos, J.C. Avaliação da composição nutricional dos cardápios e custos da alimentação escolar da rede municipal de Conceição do Jacuípe/ BA. Sitientibus. Vol. 35. p. 75-90. 2006.

-Medeiros, C.C.M.; Cardoso, M.A.A.; Pereira, R.A.R.; Alves, G.T.A.; França, I.S.X.; Coura, A.S.; Carvalho, D.F. Estado nutricional e hábitos de vida em escolares. Rev Bras Cres Desen Hum. Vol. 21. Num. 3. p. 789-797. 2011.

-Mello, A.D.M.; Marcon, S.S.; Hulsmeyer, A.P.C.R.; Cattai, G.B.P.; Ayres, R.G.S. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças de seis a dez anos de escolas municipais de área urbana. Rev Paul Pediatr. Vol. 28. Num. 1. p. 48-54. 2010.

-Ministério da Saúde (BR). SISVAN –Norma técnica do sistema de vigilância alimentar e nutricional. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde. Brasília (DF). 2011.

-Orué, A.L. Avaliação da merenda escolar e do consumo alimentar de crianças do ensino fundamental em uma escola municipal em Ponta Porã-MS. Guarapuava-PR. 2011.

-Ribeiro, G.N.M.; Silva, J.B.L. A alimentação no processo de aprendizagem. Rev Even Pedag. Vol. 4. p. 277-285. 2013.

-Ruviaro, L.; Novello, D.; Quintiliano, D.A. Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de adolescentes matriculados em um colégio público de Guarapuava-PR. Rev Salus. Vol. 2. Num. 1. p. 47-56. 2008.

-Salomons, E.; Rech, C.R.; Loch, M.R. Estado nutricional de escolares de seis adez anos de idade da rede municipal de ensino de Arapoti, Paraná. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. Vol. 9. Num. 3. p. 244-249. 2007.

-Santos, I.V.S.; Ximenes, R. M.; Prado, D.F. Avaliação do cardápio e da aceitabilidade da merenda oferecida em uma escola estadual de ensino fundamental de porto velho, Rondônia. Saber Cient. Vol. 1. Num. 2. p. 100-111. 2008.

-Valle, J.M.N.; Euclydes, M.P. A formação dos hábitos alimentares na infância: uma revisão de alguns aspectos abordados na literatura nos últimos dez anos. Rev APS. Vol. 10. p. 56-65. 2007.

Publicado
2018-10-21
Como Citar
Schissler, C., Peretti, G., & Baratto, I. (2018). Estado nutricional e adequação alimentar de crianças em uma escola no município de São Jorge d’Oeste-PR. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 12(73), 680-689. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/767
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original